Marketing

6 dicas para usar a criatividade na odontologia

O mercado odontológico foi impactado pela inovação e avanço da tecnologia, que atualizaram diversas técnicas e procedimentos, antes invasivos, em processos ágeis e com melhores resultados. Você também percebe o fluxo de criatividade na odontologia?

Com mais acesso à internet e a chegada das redes sociais, a comunicação se tornou totalmente visual e dinâmica, permitindo explorar novas estratégias de marketing e de atendimento ao cliente.

Hoje, o marketing digital na odontologia é tão importante quanto em qualquer outra área do mercado. Afinal, o boca a boca não é suficiente para captar mais pacientes que o concorrente, concorda?

Por isso, é fundamental pensar em formas de surpreender, inovando tanto nos processos do consultório quanto na comunicação dos seus valores profissionais e das soluções oferecidas.

Neste artigo, reuni dicas para você adotar a odontologia criativa como princípio, a importância de investir em inovação e como se capacitar para planejar estrategicamente campanhas criativas de dentista.

Boa leitura!

Como usar a criatividade na odontologia?

A inspiração para ser criativo na odontologia depende das fontes das quais você “bebe”. Por isso, é fundamental pesquisar, ler publicações ou acompanhar perfis que inspirem boas ideias.

A seguir, listei dicas que considero importantes e que você pode colocar em prática de forma personalizada, pensando nos seus objetivos e no perfil de público do seu consultório. Confira!

1. Personalize o consultório

O processo de personalização do seu consultório ou clínica é uma excelente oportunidade para aplicar a criatividade na odontologia. 

A identidade visual que você criou para os materiais institucionais e já utiliza nas suas mídias digitais pode ser aplicada na decoração da sala de espera e de atendimento. 

Por exemplo, se a identidade segue tons neutros e pastel, escolha uma cor da cartela para o estofado dos sofás da sala de espera, pinte uma parede com uns dos tons, harmonize a cor das mesas e armários do escritório. 

O objetivo é que o paciente se sinta confortável, claro, e perceba a conexão visual entre o on-line e o off-line.

2. Inclua tecnologia

O setor da tecnologia é outra fonte que rende inspirações para aplicar a criatividade na odontologia. E ideias não faltam!

Uma ideia que vai otimizar todas as etapas da gestão odontológica do consultório é a digitalização dos processos. As principais ferramentas que podem ser incluídas são:

  • software de gestão odontológica: elimina os documentos em papel, integrando os dados em um único sistema online e acessível aos membros da equipe;
  • prontuário eletrônico: é a versão digital das antigas fichas de paciente na qual você e sua secretária fazem o cadastro e repassam informações e lembretes sobre os pacientes;
  • formulários on-line: cadastro de novos pacientes, pesquisas de satisfação podem ser feitas em ferramentas on-line e enviados aos pacientes que respondem em poucos segundos.

Um levantamento feito pelo Sebrae com as empresas que participaram do Sebraetec, em 2023, apontou que 97% dos negócios implementaram pelo menos uma inovação em áreas como atendimento, qualidade dos serviços, site e redes sociais, entre outras. 

3. Digitalize o atendimento

Outra ideia para inovar na odontologia é digitalizar o atendimento para facilitar o contato dos pacientes. Na era dos aplicativos de mensagem, ter um número de WhatsApp para o consultório é essencial.

Porém, não basta apenas ter o canal ativos, é fundamental criar um fluxo de atendimento, definindo quem responde, a organização das mensagens, tempo máximo de espera etc. A agilidade no atendimento on-line é crucial para não perder clientes.

Além disso, existem softwares que permitem integrar o WhatsApp Business e ter acesso a recursos, como agendamento de lembretes de consultas, envio de documentos (cópias de recibos, receitas) e outros.

4. Invista em equipamentos modernos

A modernização das técnicas e equipamentos utilizados nos procedimentos são outra forma de chamar a atenção dos pacientes, pois são inovações criativas e pensadas para melhorar o conforto, a qualidade e os resultados. 

Entre os novos equipamentos, destaco: scanner intraoral, anestesia eletrônica, sistema CAD/CAM, impressão 3D e laser para diagnóstico precoce de cárie.

Se você trabalha com implantes, aparelhos ortodônticos e odontologia estética, esses equipamentos vão garantir a excelência do seu atendimento.

5. Produza conteúdo criativo e autoral

O visual, o tipo de atendimento e as tecnologias do seu consultório podem inspirar os conteúdos criativos que você divulga nas redes sociais. 

Afinal, fotos da estrutura, vídeos dos equipamentos em ação e a facilidade de entrar em contato sem sair do celular podem ser usados para atrair seu público-alvo.

Use o cotidiano do consultório como base para escolher temas de postagens, desde a estética do ambiente até as tecnologias de tratamento com as quais você trabalha.

Leia também >>> Marketing de conteúdo para dentistas: como fazer? 6 etapas

6. Invista em anúncios patrocinados

Os anúncios criativos e conectados ao fluxo digital do consultório conduzem o paciente naturalmente até o canal de contato, permitindo que a secretaria crie conversas ricas e o convença a marcar uma avaliação.

Use frases que você ouve dos pacientes, sejam dúvidas ou ideias erradas e mitos que eles expressem durante as avaliações. Assim, seus anúncios podem gerar mais conexão abordando as dores dos pacientes e engajamento atirando a curiosidade.

Analisando os resultados dos seus anúncios publicitários de dentistas, você identifica os tipos de conteúdos mais estratégicos e quais canais atraem o público desejado.

Qual a importância das campanhas criativas de dentista?

As campanhas criativas de dentista são importantes porque permitem explorar os aspectos com os quais o público-alvo se identifica e valoriza de forma inovadora. 

Pensando nisso, promova textos persuasivos, expressões mais conhecidas, fotos de antes e depois e outros elementos que convencem e demonstram que é possível alcançar o resultado sonhado com o procedimento ou tratamento que você realiza.

É difícil criar propagandas criativas na odontologia?

No início do artigo, mencionei que a criatividade na odontologia depende de suas fontes, referências e pesquisas. A busca ativa por tendências, opiniões e discussões em alta ajuda na hora de escolher o tema de uma postagem ou planejar anúncios criativos na odontologia.

Assim, você identifica os gatilhos que mais atraem os pacientes interessados na sua solução e pode planejar como atraí-los, usando a criatividade.

Por exemplo, conteúdo em vídeos estão em alta. Que tal mostrar a evolução da confecção de moldes dentários, do gesso até o escaneamento intraoral e a impressão 3D? Peça materiais de divulgação do fornecedor e edite para criar sua versão.

Leia mais >>> Anúncio criativo para dentista: inspire-se com 10 copys.

Pratique a odontologia criativa estrategicamente

Gostou das dicas para usar a criatividade na odontologia e quer aprender a planejar uma comunicação mais estratégica para atrair e captar clientes na internet? 

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