Venho batendo na tecla sobre a importância de um curso de Whatsapp marketing para dentistas. Afinal, esta ferramenta traz diversos benefícios para o seu consultório, tais como:
- comunicação em tempo real;
- envio de materiais valiosos;
- relação mais próxima com o paciente.
- confirmação de consultas.
Apesar dessas vantagens, o recurso ainda é negligenciado por muitos profissionais.
Por isso, criei este guia prático e didático para que você aprenda a importância desta ferramenta e descubra como otimizar seus resultados.
Ficou curioso?
Então, continue comigo e aprenda, de uma vez por todas, como fazer propaganda de dentista no Whatsapp.
Por que fazer uma estratégia de WhatsApp marketing?
O uso da estratégia de WhatsApp marketing como ferramenta de comunicação traz diversos benefícios para o dentista, tais como: transmite uma imagem mais profissional, é útil como ferramenta de pesquisa de satisfação e facilita a confirmação de consultas e retornos.
Além disso, 80% das pessoas afirmaram que se comunicam com empresas por meio da ferramenta, segundo esta pesquisa do Opinion Box.
Entretanto, tais benefícios são conquistados apenas por profissionais que usam o WhatsApp Business na clínica odontológica.
Afinal, o perfil comercial foi pensado justamente para atender a demanda de empresários, pois oferece até relatórios que ajudam a otimizar as suas estratégias.
Curso de whatsapp marketing para dentistas: 8 dicas úteis!
Um bom curso de Whatsapp marketing para dentistas passa por orientações, como: agilidade no atendimento ao paciente, tipos de assuntos permitidos na comunicação on-line, regras para propaganda odontológica e erros que devem ser evitados.
A seguir, compartilho essas e outras dicas que considero importantes ao fazer captação de pacientes por WhatsApp.
Venha comigo e acompanhe!
1- Defina um número específico para a clínica
Sempre falo sobre a importância de um dentista ter um número exclusivo para a clínica. Afinal, isso transmite mais profissionalismo ao atendimento e impede, por exemplo, mensagens por engano ou em momentos inapropriados.
Outro ponto vital é contatar somente com pacientes que pertencem a carteira de clientes da clínica.
Caso contrário, o procedimento configura infração ética sob pena de aliciamento de pacientes e concorrência desleal.
2- Responda seu paciente com agilidade
Com um mundo cada vez mais conectado, é vital que seus pacientes não fiquem sem respostas ou demorem para obter retorno.
Tendo isso em mente, recomendo que você redobre a atenção com as mensagens e, se necessário, escolha alguém da sua equipe como responsável pelo atendimento.
Sem dúvidas, esse é um dos pilares para garantir a retenção de clientes para dentista no WhatsApp.
3- Evite determinados assuntos no aplicativo
Outro ponto que gosto de frisar é que o Whatsapp não é a ferramenta adequada para conversar ou comunicar diagnósticos, planos de tratamento e prescrições médicas.
Tais comunicações confundem o paciente e costumam gerar mal-estar, além de serem consideradas ilícitas .
Portanto, se você é a secretária ou o próprio dentista, fique ligado: fale sobre esses assuntos apenas no consultório, ok?
4- Mantenha o equilíbrio
O excesso nem sempre é bem-vindo em comunicações on-line. Por isso, caso queira enviar conteúdos pelo Whatsapp, planeje-se .
Para fortalecer a conexão com o paciente, priorize mensagens de aniversário, dicas de higiene bucal ou conteúdos informativos, pois eles estão ligados às necessidades do seu público.
Ademais, lembre-se de que os conteúdos representam o consultório. Logo, é indispensável transmitir profissionalismo, seriedade, comprometimento e conhecimento ao falar com os pacientes.
Nesse contexto, evite o excesso quando for abordar emojis, pontuações e figurinhas.
Ah, e se for preciso, treine sua secretária ou a pessoa responsável pelo atendimento.
Dessa forma, você garante que todos estejam alinhados com as propostas do consultório.
🎥Adicionalmente, confira o vídeo abaixo, que compartilhei em meu canal no Youtube. Nele, conto o segredo que faz o paciente fechar com você. É só dar o play:
5- Seja discreto em relação a valores
Ao longo da minha carreira, percebi que falar sobre valores no ambiente on-line nunca foi um procedimento adequado. Afinal, trata-se de um tema delicado e o paciente pode não ter capital disponível para iniciar o tratamento naquele momento.
Portanto, ao abordar os motivos do custo e as vantagens do tratamento de forma presencial, ou mesmo por telefone, priorize um tom amigável e explicativo.
Vai por mim, as chances de ter o orçamento aprovado são mais altas.
6- Fique de olho nas regras para propaganda odontológica
De todas as questões abordadas neste artigo sobre curso de Whatsapp marketing para dentistas, sem dúvidas, esta é uma das mais importantes.
Para evitar problemas, recomendo que você tenha na ponta da língua ou guardado na gaveta, o Código de Ética Odontológico, aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia por meio da resolução CFO-118/2012.
Trata-se do principal documento que rege a profissão e, por meio do Capítulo 16, você tem acesso a todas as regras de comunicação e divulgação, incluindo as campanhas feitas via WhatsApp.
7- Pense duas vezes antes de compartilhar informações
O Código de Ética Odontológica e a Lei Geral de Proteção de Dados são claros quanto às informações dos pacientes: “Os dentistas são obrigados a resguardar o sigilo e a privacidade do paciente.”
Atenção: configure o aplicativo para que a confirmação do acesso seja feita em duas fases. Assim, você evita invasões, mesmo quando a senha fica comprometida.
Contudo, a mensagem compartilhada não pode ser criada de qualquer forma. Como assim?
A seguir, você aprende como criar uma copy perfeita para atrair clientes.
Vamos lá?
Como fazer propaganda de dentista no Whatsapp?
Aprender como fazer propaganda de dentista no WhatsApp envolve, sobretudo, conhecimento sobre copywriting. Isto é: a construção de textos persuasivos, claros, interessantes e objetivos.
Tendo isso em mente, use os seguintes termos em sua campanha para gerar imediatismo e urgência:
- descubra;
- o segredo/a verdade;
- a partir de agora;
- você vai descobrir;
- nunca te contaram como;
- agora/nesse momento.
Já a sensação de conexão, pode ser feita por meio das seguintes palavras:
- Você;
- Passo a passo;
- Aprenda os tratamentos indicados.
Ademais, use a técnica da especificidade para mostrar qual é o próximo passo que o paciente precisa seguir para alcançar o seu objetivo. Alguns exemplos:
- em x procedimentos;
- em x consultas;
- x dicas infalíveis;
- x fatores de risco;
- x em cada x.
Mesmo com essas dicas, use e abuse da criatividade para surpreender os pacientes, ok?
Entretanto, aprender como fazer propaganda de dentista no Whatsapp não é o suficiente.
Antes de mais nada, você precisa descobrir como captar pacientes para esta ferramenta. Veja, a seguir, algumas dicas!
💡 Aproveite para ler: Treinamento de marketing digital para dentistas: benefícios para a clínica
Como fazer captação de pacientes por Whatsapp?
Aprender como fazer captação de pacientes por Whatsapp é fácil, especialmente, quando as estratégias dependem de ações práticas e rápidas, tais como: uso de imagem atrativa, implementação de descontos e promoções.
Entenda, a seguir, como tirar cada uma do papel.
- imagens: os usuários são visualmente atraídos por conteúdos audiovisuais, portanto, use fotos que geram curiosidade das pessoas;
- descontos e promoções: essas ações estimulam novos pacientes a escolherem a sua clínica e fideliza os pacientes existentes;
- agendamento facilitado: evidencie as informações de contato e facilite o agendamento de consultas por aplicativos de mensagens, seja por meio de um número de telefone ou um link direto para o usuário.
Comece hoje mesmo seu curso de WhatsApp marketing para dentistas [Bônus]
Espero que, até aqui, você tenha aprendido como fazer propaganda de dentista no WhatsApp.
E, caso queira expandir seu conhecimento, recomendo que faça um curso de WhatsApp marketing para dentistas.
Aliás, o meu método Gorro Branco traz dicas valiosas para que você aprenda a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet.
Nele, você tem acesso a início imediato, suporte via zoom e orientações que fogem do tradicional. Sem mimimi. Direto ao ponto!
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