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Guia para dentistas: como fazer sucesso no Instagram

Você é um profissional de odontologia  e quer aprender como fazer sucesso no Instagram como dentista

Então, prepare-se para navegar por este artigo, pois explico como deixar o perfil do Instagram mais atrativo com uma boa estratégia de conteúdo e aproveitar esse posicionamento digital para transformar seguidores em pacientes.

Boa leitura!

Instagram para odontologia: 7 estratégias de criação de conteúdo

O Instagram já alcançou a marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, segundo dados do Statista. Bastante gente, né? A rede ainda é a preferida dos consumidores por oferecer a melhor experiência de compra.

Para os profissionais de marketing, a rede é a que oferece o maior ROI (retorno sobre investimento) na venda de produtos (33%), segundo relatório da HubSpot, desbancando Facebook, YouTube, TikTok e Twitter.

Esse potencial é uma mina de ouro para a Odontologia, afinal, o que não falta é conteúdo para alimentar um perfil. Porém, sem uma estratégia de marketing e conteúdo bem definidos, alcançar seu público-alvo nessa multidão é mais difícil.

Sorte sua que estou aqui para guiá-lo nesse caminho! Então, se você é um dentista em busca de como fazer sucesso no Instagram, saiba quais são os passos para criar seu planejamento de conteúdo.

1. Defina a identidade visual do seu conteúdo

O Instagram é uma plataforma visual. Por isso, o seu conteúdo precisa refletir a identidade visual da sua marca para que a comunicação on-line e off-line sejam coerentes.

Você tem uma identidade visual com nome, logotipo, slogan, cores e tipografia que personalizam a imagem do seu consultório ou clínica, certo? Esses detalhes serão a referência para criar a identidade do seu feed no Instagram.

Assim, todos os formatos de post disponíveis — imagem única, postagem em carrossel, vídeo, IGTV, stories e live — usarão a mesma fonte e cores para destacar informações. 

O objetivo é que seus seguidores vejam a postagem e reconheçam que é sua. Uma parceria com um bom designer pode ajudá-lo a criar o conceito e aplicá-lo com qualidade. 

Leia também >>> Marketing odontológico no Instagram: 5 passos de uma estratégia.

2. Escolha os temas com base nos pilares do marketing de conteúdo

A decisão sobre os temas de odontologia para Instagram são uma dúvida comum. Em meio a tantas possibilidades, fica difícil decidir o que publicar. 

Minha dica para facilitar a definição é se basear nos quatro pilares do marketing de conteúdo: entreter, educar, inspirar e convencer. Os leads passam por essas etapas conforme sua posição no funil de vendas.

Dando informações sobre o serviço, você conduz o lead para a compra. Isso porque ao despertar o seu lado emocional, você o encaminha para uma decisão racional. E, assim, dentro de cada pilar, você trabalha um formato de conteúdo diferente. 

Dessa forma, ao planejar seu conteúdo, pense nos problemas que seus potenciais pacientes enfrentam no seu nicho odontológico. Anote as sugestões e, assim, decida o melhor formato para criá-lo.

dentista como fazer sucesso no Instagram

3. Saiba o que seu público-alvo deseja

O dentista que deseja fazer sucesso no Instagram com seu conteúdo precisa falar de temas que seu público-alvo deseja ler/ouvir. Uma forma simples de descobrir isso é analisando as curtidas, comentários e tipos de post com os quais os seguidores mais se engajam. 

Para fazer uma análise precisa, confira os dados do painel de desempenho das postagens. A partir dessas informações, responda às seguintes perguntas:

  • Quais formatos de conteúdo geram mais engajamento? 
  • Que tipo de linguagem funciona melhor para estimular comentários? 
  • Incluir perguntas nas legendas ajuda a criar interação?

Essas respostas auxiliam não só a criar conteúdos mais interessantes, mas também a se conectar com seu potencial cliente. Não perca essa ideia de vista!

Tenho um vídeo no canal do YouTube, no qual explico mais estratégias para se conectar com pacientes odontológicos pela internet. Vale o play!

4. Invista no storytelling 

O storytelling é uma característica essencial do marketing de conteúdo para dentistas que consiste em contar histórias, unindo palavras e recursos audiovisuais.

Imagine que você queira falar de um paciente que fez um implante e mudou sua vida ao recuperar a funcionalidade perdida e a autoestima.

Na hora de montar esse conteúdo, contextualize a história de vida dele, explique a solução escolhida, o motivo que o levou a ela, os resultados e pegue um depoimento do paciente.

Esse conteúdo possibilita criar diversos formatos de postagens, como uma sequência de stories entre fotos e vídeos ou um vídeo maior com a sua narração, inserindo também o vídeo do paciente. 

💡 Lembre-se sempre do poder das histórias e invista nelas no seu planejamento de conteúdo. 

5. Inclua conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo precisa estar na estratégia dos dentistas que querem fazer sucesso no Instagram. Sabia que os Reels ocupam 30% do tempo que as pessoas passam na rede social, segundo uma pesquisa da Forrester?

O tema do conteúdo ajuda a direcionar o formato. Por exemplo, o depoimento de um paciente sobre sua experiência com o tratamento é ótimo para virar um vídeo. Uma rodada de perguntas e respostas pode ser feita em live para gerar interações em tempo real.

Conversou sobre um tema interessante durante um atendimento? Faça stories comentando sobre o assunto. Assim, você fica cada vez mais atento às oportunidades de conteúdo no dia a dia.

Leia também: 7 melhores frases para atrair pacientes odontológicos.

6. Crie desafios para seus seguidores

Promover interações com os seguidores é um detalhe fundamental para estreitar o relacionamento, dando espaço a eles no perfil e aumentando a proximidade.

No Instagram, existem diversas ferramentas, como caixinhas para envio de perguntas, enquetes e testes. Com elas, você pode montar desafios on-line para ensinar sobre dúvidas e estimular os seguidores a conhecer mais sobre um procedimento, entre outras ideias.

Esse tipo de conteúdo ainda pode auxiliar na divulgação de tratamentos, derrubando mitos ou chamando a atenção para aspectos pouco conhecidos. 

7. Monte um calendário para visualizar o plano

Como lembrar de tudo isso no dia a dia e colocar em prática? Montando um calendário para visualizar o conteúdo da semana e saber o tema e o formato da postagem que você precisa produzir.

Além disso, defina a frequência de posts semanalmente, ou seja, vai postar todos os dias, três vezes por semana? Em conjunto, escolha uma ferramenta de gestão de redes sociais para programar os conteúdos e não esquecer de publicá-los.

Esse tipo de ferramenta ajuda bastante na gestão das interações e a responder diferentes redes sociais de um lugar só.

Conheça algumas sugestões no artigo >>> Ferramentas de mídias sociais para dentista: 6 essenciais!

Como captar pacientes de Odontologia pelo Instagram?

Agora que você já sabe a estratégia para criar conteúdo, o próximo passo são as estratégias que ajudam a atrair, reter e converter seguidores em pacientes na rede social. Confira!

8. Estude o melhor horário para postar

O algoritmo do Instagram muda, porém o engajamento continua uma prioridade. Por isso,  postar nos momentos em que seu público está mais ativo pode favorecer o aumento da visibilidade e do envolvimento.

De acordo com um estudo da Sprout, terças e quartas-feiras costumam ser os melhores dias, no horário entre 10h e 14h.

9. Use hashtags para as pessoas descobrirem seu conteúdo

A função das hashtags é reunir conteúdo sobre assuntos específicos. Então, colocar as marcações certas ajuda a atrair seguidores e pessoas interessadas nas soluções e temas abordados. 

Além disso, se uma pessoa visualiza e interage com conteúdos relacionados aos seus, suas postagens podem aparecer na seção ‘Explorar’ desse usuário. Usar hashtags de nicho e as relacionadas a sua área são as chaves para atingir o público certo.

10. Faça parceria para alcançar novos públicos 

Outra estratégia interessante é fazer parcerias com outros dentistas de nichos complementares ao seu para alcançar novos públicos.

Proponha essa estratégia a amigos e planejem junto uma live, por exemplo, para tirarem dúvidas sobre como as áreas interagem e podem ampliar os benefícios, ou comentar um caso em que trabalharam juntos.

11. Invista em anúncios para expandir seu alcance

Os anúncios também estão entre as estratégias para dentistas fazerem sucesso no Instagram. Para utilizar o seu orçamento da melhor forma, avalie com atenção as postagens que promoverá conforme o objetivo do momento.

Você pode patrocinar posts de um novo tratamento visando à venda ou posts informativos para atrair a atenção de quem deseja apenas conhecer o serviço.

Monitore os dados do analytics para acompanhar o desempenho e avaliar os resultados alcançados. No vídeo abaixo, mostro quais são as campanhas cruciais para ter sucesso: 

Leia também >>> Anúncio criativo para dentista: inspire-se com 10 copys.

O que colocar na bio do Instagram do dentista?

Quando alguém abre o seu perfil do Instagram, ele deve encontrar todas as informações básicas para conhecê-lo, saber o que você faz e entrar em contato, se desejar. Então inclua:

  • uma foto de rosto em boa qualidade;
  • seu nome completo;
  • uma breve descrição do que faz, por exemplo, sua área, especialidade e alguns serviços;
  • link para seu site ou para o WhatsApp do consultório.

Vou usar o meu perfil de exemplo — @matheusmarcondes. Fique à vontade para seguir! 😉 — para mostrar como fica:

Após atualizar sua bio, analise se as informações ajudam a atrair o público-alvo ideal e convencem as pessoas a seguirem seu perfil.

O que postar no Instagram de dentista?

Saber o que postar no seu Instagram de dentista está diretamente ligado ao seu objetivo

Então, analise os motivos pelos quais você investe na rede: aumentar o reconhecimento da marca, gerar vendas e leads, ampliar o envolvimento com a comunidade, subir o número de seguidores/público, crescer o tráfego para o seu site? 

Para complementar as dicas anteriores, reuni algumas características que o conteúdo postado deve ter e dicas de stories para dentista que vão inspirá-lo a produzir postagens espontâneas:

Características do conteúdo

Ao planejar o seu conteúdo, priorize esses três pontos:

  1. Qualidade e relevância: uma postagem bem produzida deve ter imagens em boa resolução, alinhamento com a identidade visual, linguagem convidativa e um tema interessante que estimule a interação e a vontade do público de saber mais. 
  2. Coerência do mix de temas e formatos: a variedade de temas e formatos tornam o conteúdo mais dinâmico, além de ajudar a priorizar aqueles preferidos pelos seguidores, contribuindo para o engajamento.
  3. Legendas claras e bem escritas: um texto bem escrito ajuda a manter uma comunicação clara e direta com os seguidores, explicando detalhadamente tudo que eles precisam saber sobre os temas abordados.

Tem dificuldade na hora de criar suas legendas? Você pode otimizar essa parte da criação de conteúdo com a ajuda da Inteligência Artificial. O Gerador de Copy é uma ferramenta pioneira da Smile University para criar postagens que engajam e convertem. Conheça! 

Ideias de stories para dentista

Os stories são uma ferramenta-chave no Instagram com a qual você pode criar conteúdos planejados, mas também aproveitar para fazer postagens espontâneas. Veja algumas ideias para se inspirar:

  • bastidores do dia a dia (falando direto com a câmera);
  • novidades da clínica (novos equipamentos, serviço, melhorias estruturais);
  • eventos e congressos que você participa (ex: resumo de algo interessante que ouviu);
  • comentários de notícias relevantes da área;
  • curiosidades sobre os tratamentos (ex: como o paciente recebe os moldes do alinhador invisível e como segue o processo em casa).

Como criar conteúdo no Instagram para odontologia?

Achou que criar um post de dentista para Instagram era só abrir o aplicativo e postar? Se o seu objetivo como dentista é realmente fazer sucesso no Instagram, sua presença na rede precisa ser pensada estrategicamente.

Isso só é possível fazendo um estudo detalhado dos dados sociodemográficos, interesses, necessidades e dores do seu público. Afinal, é ele que você deseja aproximar do seu consultório.

Outro ponto importante para fazer sucesso é saber quais são os seus objetivos profissionais e o que quer oferecer às pessoas para construir um posicionamento digital autêntico e sólido.

Para fechar, fique atento aos concorrentes, suas ações e avalie em que aspectos você se diferencia e invista neles na divulgação. Assim, o conteúdo será mais personalizado e exclusivo, fixando sua marca na mente dos seguidores.

Aprenda como criar um posicionamento digital consistente

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