Você já parou para pensar sobre a importância da sua clínica no Google Maps? Se ainda não, deveria! Isso porque ter um consultório de dentista no Google Maps pode ser a peça que faltava para aumentar o número de pacientes da sua clínica.
Estar nessa plataforma é fundamental e estratégico, significando maior visibilidade para o seu negócio, mais tráfego para a sua página o que, consequentemente, aumenta as chances de converter visitantes em pacientes.
Neste guia, vou explorar o passo a passo para cadastrar o seu consultório de dentista no Google Maps e mais algumas dicas extras para potencializar a sua presença on-line.
Por que sua clínica deve estar no Google Maps?
O Google Maps é uma ferramenta de marketing digital que visa aumentar a visibilidade do seu negócio com base na geolocalização. Você já se pegou procurando serviços próximos e recorreu ao Google ou ao seu mapa?
Pois é exatamente isso que a maioria dos usuários faz ao buscar um serviço on-line: verifica as opções mais convenientes geograficamente, os horários de funcionamento e consulta as avaliações antes de fazer uma escolha.
E adivinha onde elas fazem tudo isso? Isso mesmo, no Google Maps. Isso significa que, se sua clínica não estiver presente nessa busca, perderá potenciais clientes para concorrentes nas proximidades.
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Por isso, aprenda agora mesmo como fazer este processo, que é completamente gratuito e certamente vai fazer muita diferença na visibilidade da sua clínica. Confira.
Como cadastrar meu consultório de dentista no Google Maps?
A primeira coisa que você precisa fazer para cadastrar um consultório odontológico no Google é criar uma conta no Google e cadastrá-la no portal do Google Meu Negócio. Veja o passo a passo completo:
1 – Se você ainda não possui uma conta no Google, registre-se e crie uma conta.
2 – Acesse o Google Meu Negócio e faça login com a sua conta do Google.
3 – Clique em “Iniciar agora” e preencha as informações solicitadas.
- Insira o nome da sua clínica;
- Selecione a categoria que melhor a descreve.
- Indique agora se deseja adicionar seu negócio ao Google Maps. E é claro que a resposta aqui deve ser positiva;
- Insira o endereço do seu consultório com precisão, incluindo país, cidade, código postal e estado;
- O Google perguntará se algum dos endereços sugeridos coincide com o da sua clínica. Certifique-se de selecionar a opção correta correta;
- Indique se faz algum tipo de entrega em domicílio e, nesse caso, forneça informações adicionais sobre as áreas de serviço.
4 – Neste passo, o Google pedirá que você verifique a localização da sua clínica dentária. Certifique-se de colocar o pin no mapa de forma mais precisa possível. Isso é fundamental para que os clientes encontrem seu negócio de maneira eficaz.
5 – Forneça suas informações de contato, como número de telefone. Garanta que esse número seja válido, pois o Google o usará para validar seu negócio. Além disso, se tiver um site, adicione-o aqui.
Isso facilitará que os clientes encontrem mais informações sobre seu negócio.
6 – Para garantir que você é o proprietário ou representante do seu negócio, o Google pode exigir uma verificação adicional. Isso envolve gravar um vídeo da sua clínica para averiguar se coincide com as informações fornecidas. Se isso acontecer, siga os próximos passos.
- Comece gravando pela área externa do consultório, e, se tiver uma placa com o nome visível,faça com que ela apareça no vídeo;
- Grave também ao redor para mostrar a localização e os negócios próximos. Isso também ajudará a verificar a localização;
- Em seguida, grave o interior da clínica, mostrando ferramentas, equipamentos ou qualquer elemento que comprove que você não é um cliente comum, mas um representante autorizado;
- Depois de gravar o vídeo de verificação, abra a câmera do seu telefone e escaneie o código QR fornecido pelo Google;
- Faça login com sua conta e, em seguida, o aplicativo será aberto automaticamente para enviar o vídeo. Lembre-se de que o vídeo deve ser claro e não durar mais de 5 minutos.
Saiba mais sobre estratégias de marketing para dentistas que trazem resultados!
Personalizando o perfil da sua clínica de dentista no Google Maps
Agora que você já concluiu seu processo de cadastro, seu consultório estará em processo de revisão e aprovação pelo Google. Enquanto isso, você pode personalizar seu perfil no Google Meu Negócio para atrair mais pacientes.
Confira alguns elementos que podem ser editados.
- Horário de funcionamento: indique os dias e horários em que a clínica está aberta. Não esqueça de sempre manter essas informações atualizadas para os clientes;
- Descrição do seu negócio: destaque os serviços ou produtos que você oferece e por que seu negócio é a melhor opção. Concentre-se em como pode melhor atender às necessidades dos clientes;
- Fotos: adicione fotos do consultório, tanto da parte externa quanto da interna, para que os clientes possam ter uma ideia clara do que você oferece;
- Produtos e serviços: se sua clínica oferece produtos ou serviços específicos, você também pode (e deve!) listá-los neste perfil do Google Meu Negócio. Desta forma os clientes podem saber o que realmente encontrar no seu estabelecimento;
- Perguntas e respostas: os clientes podem fazer perguntas no seu perfil do Google Meu Negócio. Certifique-se de respondê-las prontamente e de fornecer informações úteis a estas dúvidas.
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- Atualizações: você pode publicar atualizações no seu perfil, como anúncios, eventos especiais ou notícias sobre seu negócio. Isso garante que você mantenha os clientes informados e engajados.
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Bônus: Google Ads para se destacar nos resultados
Para ir além na visibilidade, outra boa alternativa é investir no Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.
Isso porque essa ferramenta permite que seu consultório se destaque nos resultados de pesquisa por meio de palavras-chave relevantes. Defina um orçamento, escolha palavras-chave específicas para a odontologia e cative potenciais pacientes!
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Agora que você já sabe como cadastrar seu consultório de dentista no Google Maps, que tal ter orientações precisas de marketing para sua carreira?
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