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Dentista nas mídias: um guia para você captar mais pacientes

A atuação do dentista nas mídias precisa seguir as regras do código de ética odontológica, definida pelo CRO.

Contudo, isso não significa que você não possa se posicionar dentro desses canais em busca de bons pacientes particulares. 

Afinal, segundo o próprio Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em seu Código de Ética Odontológica, diz:

“Os anúncios, a propaganda e a publicidade poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação, desde que obedecidos os preceitos deste Código.”

O que, na prática representa:

  • estão liberados anúncios, propaganda e publicidade com ressalva ao código de ética;
  • divulgação de endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios;
  • criação e divulgação de logomarca e/ou logotipo;
  • divulgação de sua especialidade, área de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral;
  • divulgação de títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério relativos à profissão.

Portanto, a atuação do dentista nas mídias, como nas redes sociais, não fere nenhuma das regras estabelecidas pelo conselho. 

Como visto acima, ele permite que você utilize estratégias de marketing que vão te ajudar a  captar  pacientes na odontologia.

Entendido isso, a pergunta que fica é: como investir na captação de pacientes? 

É o que você descobrirá ao longo deste texto. Boa leitura!

Dentista nas mídias: como captar pacientes? 

A presença dos dentistas nas mídias é um importante aliado na captação de pacientes na odontologia.

Principalmente, a presença do dentista nas mídias sociais, pois é lá que você pode escalar suas estratégias com mais facilidade, consistência e um bom custo-benefício.

Portanto, é preciso aprender como lidar com essas “novas” estratégias e começar a usar essas mídias para atrair novos pacientes.

A princípio, pode até parecer muita informação e algo muito distante do que você aprendeu na faculdade.

Mas, a verdade, é que existem caminhos para ampliar o seu conhecimento em relação a áreas como gestão e marketing, que não fazem parte da sua formação original como dentista. 

E isso, será tão importante quanto a sua especialidade, porque é o que faz você alcançar os seus sonhos e ter uma agenda cheia de bons pacientes, que buscam e valorizam o seu trabalho.

Agora, isso pode parecer muito distante, mas acredite, não é. Basta tomar boas decisões. 

Leia mais em: Curso de captação de pacientes na odontologia: onde fazer?

Como deve ser a imagem do dentista nas mídias?

Muito se fala sobre a imagem do dentista nas mídias. Alguns acham que não precisam aparecer, outros se desesperam só de pensar em colocar o seu rosto em suas postagens ou falar para uma câmera.

Enquanto isso, há aqueles que se soltam e aparecem até quando não precisam. 

Relaxe. Você não precisa ficar fazendo dancinha ou mostrando o tipo de comida que você gosta de comer.

O que você precisa é compartilhar conteúdo relevante, que responda às objeções de seus pacientes em relação ao tratamento, criando uma presença constante dentro do Facebook, Instagram ou em outra rede de seu interesse (e na qual seus pacientes estejam). 

Dito isso, se você quer criar laços com seus clientes, recomendo que apareça nas publicações. 

Isso cria uma identificação mais forte entre você e as pessoas que te acompanham. 

Além de tudo, gera empatia com quem te assiste e te acompanha. Afinal, você deixa de ser apenas um nome ou uma logo, para ser um rosto conhecido. 

Se você tem medo dessa exposição por não saber que tipo de conteúdo publicar, assista ao vídeo abaixo em que construí uma semana de publicações, compartilhando dicas importantes sobre o que funciona e o que não funciona. 

Quais mídias o dentista deve escolher?

A presença de dentistas nas mídias sociais precisa considerar o público que se deseja atingir. 

Para cada um existe um lugar e uma forma de se comunicar, de maneira mais eficiente.

Cada uma das mídias sociais como, Facebook, Instagram, Tiktok, entre outras possuem seus próprios públicos específicos.

Você pode começar com aquela que já possui mais facilidade, e vá ganhando experiência para experimentar também outras.

O que é preciso para captação de pacientes na odontologia?

Para fazer a captação de pacientes na odontologia você precisa de constância e também seguir algumas estratégias básicas, como:

  • criação de conteúdo de alto engajamento;
  • impulsionamento de postagens de sucesso;
  • segmentação de anúncios;
  • captação de leads;
  • planejamento para que tudo isso funcione de forma integrada.

No artigo, Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos simples”, eu falo mais detalhadamente sobre cada uma dessas ações e como aplicá-las. Então, vale a pena a leitura!

Quais os cuidados que os dentistas devem ter com a propaganda nas mídias sociais?

As regras principais que os dentistas precisam se preocupar são com conceitos básicos proibidos na publicidade tradicional, como propaganda enganosa, abusiva e regras gerais de publicidade.

Além disso, vale lembrar também de:

  • não mentir sobre seus títulos e qualificações;
  • não divulgar técnicas e terapias que não estejam devidamente comprovadas cientificamente;
  • criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como inadequadas ou ultrapassadas;
  • dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento ou divulgar resultados por meio de comunicação de massa;
  • divulgar dados ou elementos que identifiquem o paciente, a não ser com seu consentimento registrado.

Essas e outras regras específicas da odontologia, você pode conferir em nosso artigo: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO

É claro que, para tirar tudo isso do papel ou da sua cabeça e colocar as ações para funcionar, você precisa de conhecimento. E isso pode vir por meio de um método testado e aprovado por mais de 2 mil alunos dentistas, que alcançaram resultados de faturamento impressionantes.

O Gorro Branco é um treinamento para dentistas que ajuda a criar centenas de histórias de sucesso, entre elas a do Dr. Daniel Gaspar, proprietário da DG Oral Implantes. 

Com apenas uma sala, em uma cidade de 10 mil habitantes, ele conseguiu, no primeiro mês de aplicação da metodologia da Smile University, sair de uma receita de R$30 mil e alcançar os sonhados R$100 mil de faturamento. 

Para conhecer mais sobre a história dele, assista ao vídeo abaixo. E se quiser mais depoimentos, é só acessar o nosso site. 

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