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Como divulgar consultório odontológico no Instagram? 5 recursos para 2024

Se você ainda acha que para divulgar o consultório no Instagram é necessário entrar nas trends do momento, está na hora de atualizar suas estratégias de marketing digital para dentistas.

Afinal, as redes sociais já se consolidaram como canais de comunicação e vendas essenciais para o profissional que deseja atrair mais pacientes qualificados e impulsionar o faturamento do consultório.

Porém, apesar de as “dancinhas” serem completamente desnecessárias, as possibilidades de usar o Instagram vão muito além de compartilhar sorrisos bonitos. 

A ideia é utilizar as redes sociais do dentista para criar autoridade na sua especialidade e mostrar a qualidade dos serviços. 

Existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo e muitas delas você já conhece. Porém, hoje, eu vou te apresentar algumas ferramentas ainda pouco utilizadas e as novidades que o Instagram vem preparando para potencializar as estratégias de marketing digital.

Vem comigo, dentista.

Por que usar o Instagram para divulgar consultório odontológico?

Dos mais de 2 bilhões de usuários ativos do Instagram, 99 milhões são brasileiros que acessam o aplicativo todos os dias. Muito mais do que entretenimento, a rede social se transformou em uma forma de aproximar consumidores e empresas.

Uma pesquisa do Opinion Box confirma a informação: 44% dos entrevistados já utilizaram o Instagram para se conectar e conversar com empresas, lojistas e prestadores de serviços.

E mais: 46% deles realizam compras pela plataforma, a partir de anúncios que aparecem no feed e nos stories.

Em outras palavras, esses números querem dizer que, ao divulgar o consultório no Instagram, você pode:

  • ampliar o alcance do seu perfil;
  • criar um relacionamento com o público;
  • impulsionar suas vendas.

No contexto da odontologia, o assunto ganhou destaque. Tanto que o CFO reconheceu, já em 2019, a importância da divulgação de consultório odontológico no Instagram no marketing digital para dentistas.

Ou seja, não existe motivo legal que impeça o marketing odontológico no Instagram. Então, por que não aproveitar o melhor da ferramenta para alavancar suas vendas e faturar muito mais?

Você só precisa saber como divulgar seu consultório no Instagram. E isso eu te ensino. 

Como divulgar consultório odontológico pelas redes sociais? 

Nada de postagens aleatórias. Para divulgar o consultório no Instagram e conseguir os resultados que espera, você precisa ser estratégico. Conhecendo seu público-alvo, você pode produzir anúncios e posts que atraem clientes. Crie um cronograma de publicações e varie os formatos dos conteúdos. Assim, as chances de conversão aumentam.

Todos os formatos de conteúdo — post no feed, carrosséis, stories, reels — podem e devem ser aproveitados e cada um promove a interação com o público de maneiras diferentes.

Portanto, para transformar um seguidor em paciente, eu recomendo que você utilize as vantagens de cada tipo de publicação para aumentar o engajamento e fechar mais vendas.

Aliás, os recursos mais recentes lançados pela rede social trouxeram novas formas de explorar as ferramentas já existentes e oferecem mais possibilidades para o dentista divulgar no Instagram os seus serviços. 

Leia também: Instagram para consultório odontológico: primeiros passos!

Marketing odontológico no Instagram: 5 recursos e tendências para 2024

Além dos anúncios e publicações já conhecidos, o Instagram oferece outros recursos e meios de se divulgar um consultório odontológico. Alguns deles são novidades recentes, outros são melhorias para os formatos já disponíveis e outros ainda estão por vir. Confira.

1. Threads

O Threads é um rede social criada pelo Instagram para compartilhamento de mensagens mais curtas, além de fotos e vídeos. 

Funciona de forma semelhante ao X — o antigo Twitter —, permitindo que o público responda às suas publicações e crie discussões sobre os temas levantados.

O Threads é conectado ao Instagram, aliás, você precisa ter um perfil na rede social para criar uma conta na nova plataforma.

O interessante é que as threads publicadas podem ser compartilhadas também no seu feed ou nos stories do Instagram, o que pode ser uma estratégia interessante para atrair potenciais clientes. 

Afinal, é mais um formato de conteúdo para explorar. E, como tudo o que é novidade, desperta curiosidade e chama atenção.

2. Reels e stories mais longos

Até pouco tempo atrás, os reels só podiam ter 1 minuto de duração e os stories apenas 15 segundos cada um.

A partir do começo de 2023, a duração das mídias mudou — para melhor. Agora, você pode fazer reels de 15 a 90 segundos e stories de até 1 minuto.

Já imaginou o quanto o acréscimo de tempo nesses formatos expande as possibilidades de comunicação com o seu público? 

As narrativas para explicar procedimentos odontológicos e compartilhar cases de sucesso, por exemplo, tornam-se muito mais ricas e interativas.

3. Captura dupla 

Esse recurso já existe desde 2022, mas muitas pessoas ainda ignoram a ferramenta na hora de criar conteúdo para a rede social.

A capacidade de usar as câmeras frontal e traseira do dispositivo permite que os dentistas demonstrem técnicas, equipamentos e serviços em tempo real. 

O que antes era feito com edição de vídeos — processos que podem ser complexos e demorados para quem não trabalha nessa área —, agora ficou muito simples.

O único cuidado é seguir as regras sobre divulgação de imagens do CFO. Apesar de ter liberado o uso de imagens, vídeos de procedimentos não são permitidos.

4. Inteligência artificial

A Meta — dona do Instagram — vem investindo no desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial em seus recursos de publicação.

A Meta IA vai permitir a edição de fotos automatizada, a partir de comandos e prompts que acessam a gigantesca base de dados da web para criar exatamente a imagem que você pede.

Essa funcionalidade vai ajudar os dentistas a produzir imagens realistas para anúncios e posts. Quem sabe até para simulação de resultados?

A inteligência artificial generativa também chega ao direct do Instagram. Contudo, inicialmente, ela vai funcionar como um ChatGPT que responde perguntas e dá informações sobre as conversas com seus contatos.

Mesmo que a aplicação ainda seja limitada no momento, eu já consigo imaginar o que vem por aí. E o que nós, dentistas, poderemos fazer com esse recurso quando aplicado ao marketing.

Leia também: ChatGPT para dentista: o que é, como funciona e como usar?

5. Novas modalidades de anúncios

Recentemente, a plataforma introduziu novas ferramentas para anúncios de contas comerciais, como:

  • anúncios de lembrete: a modalidade permite que você utilize um botão com CTA de lembrete no seu anúncio. Assim, os usuários que se inscrevem passam a receber notificações sobre eventos, ofertas ou lançamentos que lhes interessam. É uma forma inteligente de gerar leads e manter seu público informado e engajado;
  • anúncios na aba Explorar e no feed do perfil: você já deve ter notado essa modalidade ao rolar as telas no Instagram. Os anúncios agora podem ser exibidos na tela principal do Explorar e também nos perfis pessoais de cada usuário, quando ele entre em um perfil público e clica em qualquer publicação;
  • anúncios de realidade aumentada: estão em fase de testes e algumas contas já podem experimentar a versão beta da ferramenta, que poderá ser utilizada em anúncios no feed e nos stories para possibilitar uma interação realista com que está sendo anunciado;
  • anúncios de vários anunciantes: mais uma aplicação da inteligência artificial dentro da plataforma das contas comerciais. A tecnologia será usada para exibir anúncios de empresas similares àquelas com as quais o usuário já interagiu, permitindo que ele conheça outras empresas ou serviços relevantes. 

De todos esses recursos, alguns já podem ser utilizados por todos os perfis comerciais, enquanto outros ainda não estão disponíveis para todo mundo, pois vêm sendo implementados aos poucos.

De qualquer forma, ajudam a enriquecer as estratégias de marketing para divulgar o consultório no Instagram para atrair mais pacientes e aumentar suas vendas.

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