Marketing

Estilo de mídia para odontologia: descubra como atrair pacientes

Conhecer a opção mais viável de estilo de mídia para odontologia ajuda a desenhar estratégias mais assertivas e que engajem, de fato, a sua audiência. 

E, para facilitar seu aprendizado, trouxe este guia com diversas opções de mídias sociais para Instagram e Facebook de odontologia. 

Aqui, você descobrirá de maneira prática e didática como atrair mais pacientes investindo em mídias sociais. 

Em paralelo, reuni algumas dicas que te ajudam a escolher a melhor rede social para a sua estratégia.

Parece interessante?

Então, venha comigo e aprenda como o dentista pode usar mídias sociais!

Por que investir em veículos de mídia para dentista

Investir em veículos de mídia para dentista traz diversos benefícios para o seu consultório, tais como: alcance de público, engajamento com pacientes, construção de marca e possibilidade de trabalhar com publicidade segmentada. 

As redes sociais permitem, por exemplo, que você envie para uma grande quantidade de pessoas conteúdos úteis para pacientes que estão buscando um dentista ou serviços odontológicos específicos. 

Outro benefício é o engajamento dos pacientes, pois você pode responder a perguntas, oferecer conselhos e informações sobre tratamentos e cuidados odontológicos. 

A construção de marca também é impactada com veículos de mídia para dentista, visto que elas facilitam a construção de um perfil profissional, atraente e atualizado. 

Também destaco a publicidade segmentada dessas ferramentas, pois você pode trabalhar com grupos de pacientes de acordo com várias características, tais como: idade, localização e interesse. 

Isso direciona o conteúdo para o público certo e aumenta o retorno sobre o investimento em publicidade. 

Por fim, você pode divulgar serviços, promoções, depoimentos e fotos de antes e depois de tratamentos realizados. 

E, por falar nisso, confira este vídeo e entenda como publicar conteúdos de antes e depois! em sua rede social.

Estilo de mídia para odontologia: qual usar? 

A escolha do melhor estilo de mídia para odontologia envolve a aplicação de várias etapas, como: diálogo com seus clientes, pesquisa de captação e análise da concorrência. 

Dessa maneira, você tem em mente as ferramentas que proporcionam resultados positivos e quais são aquelas que devem ser evitadas pelos dentistas. 

Porém, de maneira geral, costumo recomendar o uso do Facebook e Instagram. Afinal, diversos estudos mostram a força dessas redes. Veja só estes números: 

  • 99 milhões de pessoas usam o Instagram no Brasil (Opinion Box, 2023);
  • 131,5 milhões de brasileiros usam o Facebook (Forbes, 2023). 

Entretanto, você deve estar se perguntando: “como ter sucesso com o marketing digital para consultório odontológico?”. 

Para responder a essa pergunta, trago alguns tipos de publicações que geral alto engajamento no Facebook e Instagram. Confira no próximo tópico. 

Marketing para odontologia: o que pode e o que não pode? 

O Código de Ética Odontológico reúne diversos tipos de conteúdos que são permitidos e proibidos nas redes sociais. Por exemplo, o profissional pode desenvolver materiais sobre educação em saúde. Em contrapartida, é proibido induzir o público a acreditar em técnicas sem comprovação científica. 

Para evitar problemas, anote aí o que é autorizado ou reprovado pelo código de ética. 

O que não é permitido? 

  • postar fotos de antes e depois em redes sociais sem consentimento adequado do paciente
  • consultas e diagnósticos online
  • expor pacientes a condições vexatórias
  • divulgar dados pessoais de pacientes sem a sua autorização
  • exibir condições bucais de pacientes com a finalidade se obter diagnóstico de outros colegas
  • divulgar gratuidade seus serviços
  • divulgar promoções, descontos e brindes
  • fazer propagandas enganosas ou abusivas
  • fazer sorteios 
  • promover combos de tratamentos 
  • fazer propaganda com preço de procedimentos 
  • prometer resultado de tratamento
  • dizer ser especialista em algo sem devida certificação 
  • utilizar expressões que categorizam autopromoção ou concorrência desleal

O que é permitido?

  • divulgar área de atuação profissional e especialidade na qual está inscrito no CRO
  • usar seu logotipo em suas publicações 
  • criar animações gráficas de procedimentos ou técnicas com comprovação científica
  • divulgar seu endereço e horário de atendimento
  • fazer publicações com antes e depois, desde que segundo regulamento do CFO

O que é obrigatório postar? 

O código de ética exige que o profissional compartilhe conteúdos com as seguintes informações: 

  • Nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica
  • Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também as demais profissões auxiliares regulamentadas
  • Pessoas jurídicas devem ter o nome e o número do responsável técnico

Mídia digital para consultório odontológico: inspire-se com 20 ideias 

  1. Antes e depois dos tratamentos de clareamento dental.
  2. Fotos dos equipamentos e tecnologias usados nos tratamentos odontológicos.
  3. Dicas para cuidados com a saúde bucal.
  4. Depoimentos de pacientes satisfeitos com os resultados dos tratamentos.
  5. Fotos de sorrisos transformados através de tratamentos ortodônticos.
  6. Vídeos curtos explicando diferentes procedimentos odontológicos.
  7. Dicas para prevenir cáries e doenças bucais.
  8. Fotos e vídeos dos bastidores do consultório odontológico.
  9. Dicas de higiene oral para crianças.
  10. Informações sobre implantes dentários e próteses dentárias.
  11. Promoções e descontos para tratamentos odontológicos.
  12. Fotos de sorrisos saudáveis e bem cuidados.
  13. Dicas de alimentação saudável para manter uma boa saúde bucal.
  14. Curiosidades sobre a anatomia dos dentes.
  15. Fotos de sorrisos de celebridades antes e depois dos tratamentos odontológicos.
  16. Informações sobre os diferentes tipos de escova dental e como escolher a melhor para cada pessoa.
  17. Vídeos de procedimentos de limpeza e manutenção dos dentes.
  18. Dicas para aliviar a dor de dente e outros desconfortos bucais.
  19. Fotos e vídeos de eventos e palestras relacionadas à odontologia.
  20. Dicas para cuidados bucais em diferentes fases da vida, como na gravidez ou na terceira idade.

Marketing para odontologia: + 20 ideias de conteúdos! 

  1. Antes e depois de tratamentos ortodônticos com aparelho invisível.
  2. Fotos e vídeos mostrando o processo de confecção de próteses dentárias.
  3. Dicas para manter os dentes brancos após o clareamento dental.
  4. Informações sobre os riscos do uso excessivo de açúcar para a saúde bucal.
  5. Fotos e vídeos dos melhores sorrisos dos pacientes do consultório.
  6. Dicas para aliviar a sensibilidade nos dentes.
  7. Curiosidades sobre a história da odontologia.
  8. Vídeos com exercícios de alongamento para os músculos faciais.
  9. Fotos e vídeos mostrando a evolução dos tratamentos odontológicos ao longo do tempo.
  10. Dicas para manter uma boa saúde bucal durante a quarentena.
  11. Informações sobre as causas e tratamentos para o mau hálito.
  12. Fotos e vídeos mostrando a importância da limpeza da língua.
  13. Dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico.
  14. Fotos de celebridades com sorrisos perfeitos.
  15. Informações sobre os benefícios da ortodontia estética.
  16. Vídeos de cirurgias dentárias, como extrações de dentes do siso.
  17. Fotos e vídeos mostrando a importância dos exames de rotina para a saúde bucal.
  18. Dicas de como escolher a melhor pasta de dente para cada pessoa.
  19. Fotos de sorrisos com facetas de porcelana ou lentes de contato dental.
  20. Informações sobre a relação entre a saúde bucal e a saúde geral do corpo.

Próximos passos!

Agora é com você! 

Não perca mais tempo tentando atrair pacientes na internet sem sucesso! 

Conheça agora mesmo o Método Gorro Branco e descubra como chegar ao coração dos pacientes de maneira eficaz. 

Com o nosso programa, você expande seu conhecimento em estilo de mídia para odontologia e aprende o que é necessário para se destacar em sua especialidade. 

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