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Estratégias de venda para dentista: 5 ações obrigatórias 🎯

Quais são os resultados que você está obtendo com a sua estratégia de vendas como dentista? Nenhum?

Mudar essa realidade é essencial para que seu faturamento volte a crescer e você se sinta satisfeito com seu trabalho. 

Contudo, ainda é muito comum encontrar dentistas que não realizam nenhum tipo de ação de marketing ou vendas em busca de novos pacientes, esperando apenas por pessoas que chegam até a clínica a partir de indicações. 

Sem dúvida, as indicações são parte essencial da receita de um consultório, mas não podem ser a única fonte de renda. 

Para superar a concorrência e ter sucesso em um mercado com planos de saúde e franquias, é preciso agir ativamente em busca da captação de pacientes odontológicos. 

Não sabe por onde começar? Não tem problema! Basta seguir com sua leitura para conhecer o caminho das pedras 😉 

5 estratégias de venda para dentista que quer atrair pacientes pela internet

Afinal, qual é a melhor estratégia de vendas para dentista? 

Infelizmente, essa é uma resposta que eu não posso te dar, porque você precisa de um conjunto de ações para atrair pacientes, e não de uma fórmula milagrosa. 

Será necessário produzir conteúdo relevante, fazer anúncios, gravar vídeos, montar parcerias com influenciadores e mais!

Tudo isso fará o seu telefone e WhatsApp tocarem com pessoas interessadas no seu trabalho! Contudo, criar a melhor estratégia de vendas vai ainda além! Confira  a seguir. 

#1 Entenda como funciona o funil de vendas

Nem só de táticas de marketing para dentista vive um setor comercial! É isso aí mesmo que você leu!

É preciso envolver outros dois agentes em uma estratégia de vendas de sucesso: a secretária e o dentista. 

Como? A resposta é simples:

  • o marketing é responsável por levar mais leads para a clínica, fazendo as pessoas ligarem ou enviarem mensagem para você;
  • a secretária é a responsável por convencer o lead a agendar e comparecer a uma avaliação;
  • o dentista fica com o objetivo de transformar essa avaliação em uma contratação. 

Essa é uma representação simples, introdutória e personalizada, que explica como o funil de vendas de uma clínica funciona. 

Afinal, os leads vão entrando no consultório, e em cada etapa eles devem receber estímulos o suficiente para avançarem para a próxima etapa. 

Ou seja, quando um lead conversa com a sua secretária por WhatsApp, por exemplo, ela deve gerar interesse nele em continuar esse relacionamento indo até a clínica. Para isso,  um bom script de vendas para tratamento odontológico é essencial.

E, como criar esse tipo de material? Esse é assunto para o artigo, Treinamento para secretárias para ampliar avaliações e vendas”. 

Voltando ao conceito do funil como técnica de vendas dentista, para saber se ele está funcionando e trazendo bons resultados, é essencial definir metas comerciais, como:

  • faturamento desejado;
  • ticket médio;
  • número de pacientes que podem ser atendidos no período. 

Como essa parte da estratégia de vendas para dentista é mais técnica e exige que você domine alguns cálculos, deixo abaixo um vídeo em que abordo esses temas: funil de vendas, metas e como fazer o lead passar por essas etapas, com uma boa taxa de conversão. Então, vale a pena assistir. 

#2 Entenda quem é o seu público

Apenas com a minha  primeira dica, você já deve ter percebido que uma estratégia de vendas para dentista vai muito além de criar uma página no Instagram, não é mesmo? 

Pois é, implementar uma técnica de vendas para dentista exige que você pense estrategicamente no caminho do cliente e em quem ele é.

Entender quem é o seu público inclui avaliar: 

  • idade;
  • gênero;
  • renda;
  • localização geográfica;
  • necessidades;
  • comportamentos;
  • interesses e mais. 

Cumprir essa etapa vai te ajudar a criar conteúdo e anúncios que vão gerar identificação entre quem navega na internet e o seu material. 

Essa estratégia  é essencial para que essa pessoa siga o seu conteúdo, interaja com um anúncio e decida entrar em contato com você, contribuindo para o objetivo de captação de pacientes odontológicos. 

#3 Produza conteúdo relevante

Redes sociais não são espaços de outdoor em que você coloca uma imagem bonita de uma modelo sorrindo, com o seu logotipo e um número de telefone. 

O comportamento de compra das pessoas mudou, logo as suas ações de vendas também precisam mudar. 

Isso significa a produção de conteúdo relevante, que explique ao seu paciente o que você faz, como faz, para quem é e qual problema resolve. 

Tudo isso deve servir para colocar você como uma autoridade em sua especialidade. 

Nesse sentido, entretanto, é muito comum que dentistas cometam erros graves, que impactam o seu resultado de marketing. 

Contudo,  o problema não está nos canais, mas na forma como você os utiliza. 

Para te provar que sei o que estou falando, indico mais um vídeo. Dessa vez, apresento os principais erros de dentistas nas redes sociais. Assista e veja que, provavelmente, você já cometeu pelo menos um deles. E é justamente isso que está o impedindo de atrair pacientes on-line. 

E , afinal, o que é conteúdo relevante? Veja alguns exemplos no artigo, “16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes”. 

#4 Crie anúncios segmentados

Anúncios são fundamentais para uma estratégia de vendas para dentista. Por meio deles, você consegue alcançar exatamente o perfil de paciente que precisa (e que precisa de você). 

É possível criar campanhas de anúncios em canais como redes sociais e Google Ads, e existem dois fatores essenciais para que eles deem certo:

  • o que você vai falar;
  • para quem você vai falar.

As plataformas de anúncio permitem que você alcance um nível de segmentação muito detalhado, ampliando as suas chances de atingir o paciente certo, no momento ideal.

Entretanto, para isso, você também precisa saber onde anunciar, e clicar no botão “impulsionar publicação” não é o caminho certo. 

As ferramentas de anúncios nas redes sociais oferecem gerenciadores de anúncio para que você faça a sua campanha de forma mais estratégica. 

Para entender como, assista ao vídeo abaixo.

#5 Otimize o trabalho da sua secretária

Como eu disse acima, uma estratégia de vendas para dentista não depende apenas do trabalho do marketing, mas de todos os envolvidos no funil de vendas, isso inclui a sua secretária e você. 

Todavia, eu posso  apostar que você tem pouco conhecimento sobre como captar pacientes em odontologia.

Estou certo? 

Isso é justificável, afinal, você não teve aulas de marketing e vendas durante a faculdade nem nos cursos de especialização. 

A boa notícia é que, hoje, é possível aprender como criar um script de vendas para tratamento odontológico e  implementar uma estratégia de marketing para dentista, por meio de treinamentos especializados. 

O Gorro Branco é um curso de marketing para dentistas, que inclui aulas com treinamentos para secretárias, e que pretende te ajudar a atrair clientes pela internet todos os dias!

 As aulas foram feitas por mim e são 100% focadas na realidade do setor odontológico, considerando suas regras específicas, o perfil do público consumidor, a jornada de decisão de pacientes e mais. 

Ao longo dos anos, o Gorro Branco já ajudou mais de 2 mil profissionais a alcançarem o sucesso com as estratégias de vendas para dentistas. Seja você o próximo a alavancar seus resultados. Tem dúvidas, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

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