Marketing

Estratégias de marketing para dentistas que trazem resultados!

O bom uso das estratégias de marketing para dentistas atrai pacientes  para o seu consultório e permite que você pare de brigar por preço. 

Não acredita? Talvez você esteja desiludido com os resultados das ações realizadas até agora, ou ainda não tenha compreendido o impacto que um bom plano de marketing pode trazer para a sua clínica. 

Mas, a verdade é que é possível sim ter excelentes resultados com o marketing digital, desde que você monte  um plano de ação eficiente

O que são estratégias de marketing para dentistas?

Uma estratégia de marketing para dentistas é um conjunto de táticas para divulgação do consultório, seus tratamentos e a construção de relacionamento com clientes em potencial. O foco dessas ações é levar as pessoas até a clínica, em busca de mais informações e do agendamento de uma avaliação. 

Na lista de objetivos das estratégias de marketing para dentistas estão:

  • atrair o comprador de valor (aquele que não briga por preço, entende que você é a melhor opção e está em busca do serviço que você deseja prestar);
  • superar a concorrência;
  • se diferenciar no mercado;
  • gerar valor;
  • convencer um potencial cliente de que você é a melhor opção para ele. 

Ao criar um planejamento que te ajude a colocar tudo isso em prática, você escapa da armadilha da briga por preço e se destaca no mercado como uma opção de valor para o paciente.

Como? Continue lendo e descubra!

Como criar o planejamento de marketing para dentistas: 7 passos

A forma como você constrói a sua presença online é o que  diferencia resultados ruins ou medianos de um grande sucesso de vendas.

Parte fundamental disso é a criação de um plano de ação que pense nos pacientes muito antes de eles chegarem até a clínica

modelo de funil de vendas para dentista

Nesse sentido, o conceito de funil de vendas é imprescindível, pois  te ajuda a organizar o processo e as atribuições do marketing.

Na prática, e segundo a organização do próprio funil, o compromisso do setor é levar usuários qualificados para a sua clínica

Colocando em palavras o que esse funil representa, devemos considerar que em uma estratégia de marketing para dentistas atual, é fundamental que você defina:

  • quais ações serão criadas para tornar usuários da internet conscientes de que eles enfrentam um problema odontológico que possui uma solução?;
  • quais estratégias serão usadas para adquirir leads qualificados, que podem se tornar pacientes de valor?;
  • quais estratégias serão executadas na etapa de avaliação para convencer esse lead a se tornar um paciente?.

É esse caminho que leva uma pessoa comum a se tornar um paciente. E é ele que deve direcionar o objetivo das estratégias de marketing para os dentistas. 

Passo a passo para criar o planejamento de marketing 

Perceba, então, que antes de sair criando perfis no Instagram, é preciso compreender a jornada do paciente, e estar presente ao longo dela, ampliando o valor que ele vê em você. 

Para isso é essencial aprender como criar o planejamento de marketing para dentistas cumprindo as etapas seguintes:

  1. defina o tipo de serviço que deseja atender (caso tenha uma especialidade concentre-se nela);
  2. compreenda quem é o seu cliente ideal;
  3. tenha domínio das dores, desejos e necessidades desse paciente;
  4. produza conteúdo humanizado e autoral (fuja de materiais padronizados);
  5. aumente a sua autoridade como profissional, mostrando o impacto que o seu trabalho oferece;
  6. desmistifique as objeções dos pacientes em todas as oportunidades que tiver, incluindo em publicações nas suas redes sociais;
  7. meça seus resultados, faça testes e otimize as ações. 

Quais são as melhores estratégias de marketing para dentistas

Com as primeiras etapas do planejamento criado, falta a definição das estratégias de marketing para dentistas. Organizadas, essas táticas formam um plano de ação para o trabalho. Então fique de olho.

1. Produza conteúdo de valor nas redes sociais

As redes sociais para dentistas são essenciais para a atração, relacionamento e até conversão

Contudo, para que os resultados venham é preciso ser original, produzir conteúdo próprio e humanizado.

Fuja de publicações frias, geralmente, artes criadas por uma agência ou designer, e que pouco mostram o que você pode fazer pelo cliente.

Evite postagens semelhantes ao que todos os dentistas fazem, por exemplo, um antes e depois com duas arcadas dentárias sendo expostas. Esse tipo de conteúdo pode ser interessante para outro dentista, mas dificilmente vai se conectar com um paciente.

Mas, então, o que fazer? 

Gere valor para os seus futuros pacientes. Ou seja, mostre o quanto o que você oferece vai impactar a vida dele.

Isso contribui para que você pare de brigar por preço, e passe a atrair também um paciente de alto valor, aquele que te escolhe mesmo sabendo que o investimento será mais alto. 

Por que ele faria isso? Porque ele confia no seu trabalho, na sua marca e na qualidade do que será entregue.

Dicas de conteúdo para as publicações 

Para gerar interesse e autoridade dentro das redes sociais, algumas dicas de publicação precisam ser seguidas: 

  • poste mais sobre o seu dia a dia no consultório com seus pacientes e suas decisões sobre tratamentos;
  • compartilhe histórias de pacientes;
  • humanize sua página com fotos e vídeos com seus pacientes para se conectar com os seguidores;
  • mescle com conteúdos que expliquem mais sobre os benefícios de um determinado serviço ou produto;
  • crie conteúdos respondendo a objeções comuns, por exemplo, “para quem é esse tratamento?”;
  •  capriche no texto e na imagem, afinal, atualmente é possível alcançar uma boa qualidade de foto e vídeo usando o celular.

Atenção! Antes de usar fotos e vídeos de seus pacientes é obrigatório solicitar a autorização do uso e veiculação da imagem deles. Também é proibido fazer autopromoção e usar linguagem sensacionalista nos conteúdos. Fique atento ao regulamento do Conselho Regional de Odontologia.

Nas redes sociais seja constante, ou seja, faça publicações diárias, relevantes e que se conectem com uma dor ou necessidade do paciente . Isso mostra que você compreende o problema e sabe como solucionar. 

Perceba que o foco é muito mais no cliente e no benefício que ele terá com um serviço, do que na apresentação técnica de um novo tratamento. 

Ninguém quer comprar um aparelho transparente, as pessoas querem comprar um sorriso bonito, novo e alinhado.

2. Monte uma boa estratégia de anúncio

Publicações de conteúdo no Instagram ou Facebook oferecem o que chamamos de alcance orgânico. Ou seja, o conteúdo é apresentado aos usuários que te seguem nesses canais, sem que você precise pagar por isso.

Contudo, sua postagem é apresentada apenas para uma porcentagem muito baixa dos seus seguidores. Não há dados oficiais claros, mas geralmente entre 2% e 5% dos usuários recebem o material.

Em outras palavras, nem todo mundo que segue a sua página é impactado pelo seu conteúdo. 

Todavia, para aumentar o alcance da sua clínica dentro das redes sociais, é possível fazer anúncios pagos

Existem duas opções principais de links patrocinados:

  • botão promover: aparece abaixo de uma publicação feita por você. Ao clicar nesse botão a publicação escolhida será apresentada para mais pessoas. Contudo, esse modelo oferece pouca personalização, fazendo com que ele não seja o mais indicado para quem deseja fazer anúncios no Instagram ou no Facebook;
  • gerenciador de anúncios (melhor opção): é uma área de anúncios mais completa e profissional. Dentro desse espaço você tem acesso a mais opções para melhorar os resultados das suas campanhas, especialmente, no que diz respeito ao refinamento da segmentação do público. Por isso, opte por esse modelo ao fazer o investimento em anúncios.

Também existem outras opções de anúncios online em ferramentas como Google Ads e Youtube Ads.

3. Crie ações de captação de leads qualificados

Leads são usuários que compartilharam seus dados com a empresa, demonstrando algum nível de interesse no que ela tem a dizer, em seus produtos ou serviços. 

Geralmente, chegam aos consultórios por meio do preenchimento de formulários que solicitam nome e e-mail. 

Aproveitar esses contatos é importante para gerar mais negócios, afinal, eles já tiveram alguma relação com a sua marca. 

Mas, como conquistá-los? As estratégias de atração, como redes sociais e anúncios, contribuem para a conversão de leads de qualidade. Além disso, outras ações e ferramentas digitais para dentistas funcionam muito bem nessa captação, entre elas:  

  • Facebook Leads Ads;
  • formulários de contato em que o usuário solicita receber uma ligação da sua equipe;
  • uso de um link para o Whatsapp no site e redes sociais;
  • divulgação de páginas com formulário e materiais ricos, por exemplo, um infográfico que explique se “é hora de fazer implante?”, e mais.

Lembre-se de acompanhar os resultados de cada uma dessas ações de marketing. Isso facilita a gestão e a tomada de decisões assertivas e permite que você otimize seu investimento e o uso dos recursos. 

Em suma, para responder quais são as melhores estratégias de marketing para dentistas, selecionamos:

  • redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • captação de leads.

Como acelerar e dobrar seus resultados com marketing para dentista?

É comum ter muitas dúvidas sobre como colocar tudo isso que apresentamos até aqui em prática, afinal, você formou em Odontologia, não é mesmo? Além disso, em muitos casos, profissionais de marketing possuem dificuldades de compreender o funcionamento de uma clínica. 

Contudo, o caminho pode ser mais fácil com o método testado e comprovado por mais de 1.500 alunos dentistas da Smile University. 

Com nossa metodologia Gorro Branco você precisa de apenas oito semanas para alavancar a conquista de clientes particulares

Aqui você vai receber um mapa da mina que vai agilizar seu conhecimento sobre como alavancar os resultados da sua clínica usando o marketing, fazendo previsão de faturamento, e muito mais. 

Quer saber como nossos dentistas atingem os R$100k de faturamento? Então acesse o site da Smile University, conheça nossas histórias de sucesso e inscreva-se em nossos cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *