Marketing

Estrutura de copy para dentista captar pacientes particulares

Para aumentar a sua quantidade de pacientes, você deve lançar mão de algumas estratégias, como usar elementos persuasivos a seu favor. 

Isso porque, com eles, você tem mais chances para convencer as pessoas a confiar no seu trabalho e contratá-lo . Para facilitar esse processo, uma boa dica é  usar a estrutura de copy para dentista.

Essa organização não é uma receita de bolo, mas vai ajudar você a criar textos mais convincentes. Afinal, você não teve essa matéria durante a faculdade de Odontologia, não é mesmo?

De maneira geral, o marketing não é um assunto abordado nos anos de graduação e, por isso, é preciso que depois você corra atrás para conseguir o conhecimento necessário para ter bons resultados com a atração de pacientes. 

Quer entender melhor o tema? Basta seguir com sua leitura! 

O que é estrutura de copy para dentista?

Copywriting é um conjunto de técnicas usado para escrever textos persuasivos com o objetivo de influenciar e motivar os leitores a realizar uma ação desejada, por exemplo, agendar uma avaliação. É uma prática utilizada em marketing e publicidade para atrair, engajar e converter pacientes.

Para conseguir fazer isso, um bom copy deve ter como foco principal o compartilhamento das vantagens de um serviço e como ele pode afetar diretamente a qualidade de vida de quem o contratar. 

Ao focar nesses benefícios, e não no preço ou nos recursos que um serviço ou produto oferece, o copy ajuda a atingir a dor do paciente, fazendo com que ele se identifique com o que você está apresentando e perceba que o tratamento é para ele.

Por exemplo, considere que você seja  especialista em implantes, e sabe que uma das maiores dores das pessoas que chegam até você usam dentadura e convivem com o receio de comer alguns tipos de alimentos perto de outras pessoas. 

Logo, um dos benefícios que pode ser citado ao longo de um post no Instagram, por exemplo, é, juntamente, a possibilidade de voltar a curtir um bom churrasco em família, sem receios, e livre da dentadura!

Perceba que o foco da mensagem não é “venha fazer um implante”, mas sim “venha resolver um problema que te aflige há anos”.

Ninguém quer fazer um implante ou usar aparelho invisível, as pessoas querem o resultado que esses procedimentos oferecem. E uma boa estrutura de copy para dentista considera tudo isso.

Qual a estrutura de uma boa copy?

Uma boa copy para dentista deve atrair a atenção, despertar interesse, gerar desejo e levar à ação. Para isso, uma boa estrutura envolve as seguintes etapas:

  1. Título impactante
  2. Introdução persuasiva
  3. Apresentação do problema
  4. Indicação da solução
  5. Benefícios na aquisição
  6. Prova social
  7. Chamada para ação

Título impactante

Especialmente em anúncios pagos, você pode criar um tipo de título que funcione como a  chamada principal de sua campanha. 

Entretanto, nem todo conteúdo de marketing para dentista terá um título, não se preocupe. 

Postagens nas redes sociais, por exemplo,não têm  esse elemento. Já posts no blog, sim.

Sempre que ele estiver presente, garanta que seja  atraente e chamativo , despertando curiosidade e motivando a pessoa a continuar lendo.

Introdução persuasiva

A introdução é uma parte presente na estrutura de copy para dentistas de várias ações de marketing, incluindo redes sociais.

Ela tem uma função similar ao título: capturar o interesse. 

Uma boa técnica para isso é iniciar o seu texto contando uma história. Seja sobre um outro paciente, sobre você, sobre uma decisão que precisou tomar ou sobre alguma coisa que aconteceu no seu consultório. 

Histórias, geralmente, envolvem as pessoas, geram engajamento e interesse. Afinal, quem não gosta de uma boa narrativa, não é verdade? 

Apresentação do problema

Em seguida, destaque o problema da sua “história”. Nesse sentido, você pode usar a dor do seu paciente que chegou para a avaliação compartilhando problemas que ele enfrenta no dia a dia com o uso da dentadura ou a falta de vontade de sorrir devido aos  dentes tortos.

Esse é um problema que muitos de seus atuais e futuros pacientes devem compartilhar. Logo, ao usar este material, você gera identificação com quem está lendo. 

Descreva de forma clara e convincente como esse problema afeta a vida do leitor, mas nunca use um tom sensacionalista, como se estivesse se aproveitando da dor do seu paciente para vender mais. 

A ideia é mostrar que existe um caminho para um final feliz e que aquele problema não precisa continuar afetando a sua vida. 

Indicação da solução

É hora de ser o herói do dia e mostrar que existe sim saída, e que todo mundo pode ter acesso a ela. 

Explique como seu serviço pode resolver esse problema, o que ele faz, como faz e para quem é.

Essas são informações valiosas para a produção de conteúdo relevante dentro dos canais de marketing que você utilizar, inclusive nos anúncios. 

Benefícios na aquisição

Destaque os benefícios e vantagens na aquisição da solução. Concentre-se em apresentar os resultados que podem ser alcançados, em quanto tempo e como a solução pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Afinal, quais dores e necessidades podem ser solucionadas? Esse é o ponto mais importante dessa etapa da estrutura de copy para dentista.

Prova social

Você prometeu muita coisa, mas será que realmente entrega? Aqui é hora de falar sobre o seu tempo de trabalho, há quantos anos é especialista e quantos pacientes já voltaram a sorrir com você! 

Apresente evidências e, se possível, use fotos e depoimentos de pacientes reais que tiverem a vida transformada por você. 

Inclua também prêmios e certificações, que tenha em seu currículo!

Chamada para ação

No final da copy, direcione o leitor para a ação desejada. Utilize uma chamada para ação clara e persuasiva, como: “Agende sua avaliação agora mesmo”.

Inclua informações relevantes como número de telefone e link do WhatsApp para entrar em contato.

Como disse ao longo deste guia, o copy deve ser usado em todas as plataformas que você tiver com o objetivo de atrair e captar pacientes, incluindo Instagram, Facebook, site, blog e mais. 

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