Conhecer Eugene Schwartz é vital para quem pretende conquistar um diferencial competitivo na área odontológica e ter um marketing eficaz que, ao mesmo tempo, gere vendas e encante os clientes.
Eugene Schwartz criou a metodologia dos 5 níveis de consciência do consumidor, que pode ser usada em vários modelos de negócios e possibilita uma melhor compreensão dos hábitos dos seus clientes.
E estou aqui para comprovar a força desta técnica, uma vez que ela é usada frequentemente por meus alunos dentistas para captar bons pacientes.
Ficou curioso?
Quer trazer esses resultados também para a sua clínica?
Então, continue lendo este artigo, conheça um pouco mais sobre o guru das copies e aprenda a otimizar a taxa de conversão das suas campanhas.
Boa leitura.
Quem foi Eugene Schwartz?
Eugene M. Schwartz foi um dos mais populares copywriters do mundo. Autor de 10 livros, entre eles o Breakthrough Advertising, ele também criou o conceito dos 5 níveis de consciência do cliente.
Além da paixão pela escrita, o especialista também foi proprietário de uma enorme coleção de arte, que construiu ao lado de sua esposa, Bárbara.
Ele iniciou seus trabalhos em um pequeno município de New York (Manhattan). Por lá, atuou na agência de publicidade Huber Hoge & Sons.
Seu primeiro trabalho foi como “office boy”, até virar diretor de redação.
Faleceu em 15 de janeiro de 1958, vítima de ataque cardíaco, em Leningrado, aos 61 anos de idade.
🎥 Quer conhecer sua história completa? Então, confira o vídeo a seguir!
Quais são os 5 níveis de consciência de Schwartz?
Os cinco níveis de consciência de Schwartz ensinam como lidar com o consumidor consciente, não-consciente, consciente do problema, consciente da solução e do produto. Nota-se que cada nível tem suas particularidades e deve ser tratado de maneira individual.
A seguir, você conhece os detalhes de cada um e como usar as estratégias de Eugene Schwartz em suas campanhas de marketing e vendas. Acompanhe!
1- O mais consciente
Seu potencial paciente já conhece o seu tratamento e tudo que você precisa é oferecer uma oferta incrível para convertê-lo.
Trata-se do melhor nível de consciência, pois é a etapa que você terá pacientes recorrentes.
Em outras palavras, são as pessoas leais ao seu consultório, que interagem com suas publicações e recomendam você para um amigo.
Mas como trabalhar este nível apresentado por Eugene Schwartz?
Para isso, produza conteúdo frequentemente, que eduque o paciente e que o mantenha atento sobre os cuidados com a saúde bucal.
Além disso, procure estimular o espírito de comunidade com os seus seguidores, mantendo seus níveis de consciência lá no alto e, mais importante, ao seu lado.
2- Completamente Não-Consciente
Seu paciente tem um problema, contudo, ele não tem ideia disso. Logo, nem imagina qual seja o tratamento mais indicado para ele.
Por exemplo: o câncer de boca é silencioso e muitas vezes indolor. Por essa razão, 15 mil brasileiros são afetados pela doença anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Com isso em mente, caso você seja um estomatologista, pode trazer conteúdo associado ao tratamento e a outras doenças com as quais trabalha.
Em paralelo, use campanhas de engajamento e visualização de vídeo para atrair o máximo de pessoas à sua página.
Para aumentar a sua conversão, invista em um poderoso Call to action (CTA).
3- Consciente do problema
Como o próprio nome indica, seu paciente sabe que tem uma dor, entretanto ainda não conhece o melhor tratamento.
Por exemplo: muita gente tem medo do tratamento de canal. Contudo, trata-se de uma condição que, caso não tratada corretamente, pode trazer diversos problemas.
Por isso, compartilhe conteúdos sobre a dor, como isso prejudica a vida do paciente e quais são os riscos de não fazer o tratamento adequado.
4- Consciente da solução
O paciente sabe que tem um problema e há existência de uma possível solução, contudo, desconhece sobre o seu consultório.
Dito de outra forma, é o estágio que ele entende que precisa de um tratamento de canal e já está pesquisando por dentistas para resolver essa situação.
Para conquistar seu objetivo, recomendo mostrar a dor e fazer a conexão com o seu consultório. Use o Google e o YouTube como ferramentas de comunicação.
💡 Aproveite para ler: Curso de marketing na odontologia: aprenda a atrair pacientes
5- Consciente do Produto
Acredito que esse seja um dos principais obstáculos de grande parte dos dentistas. Afinal, o paciente sabe que você oferece o tratamento que ele precisa, mas está em dúvidas se de fato vale a pena.
Para virar esse jogo, quebre objeções por meio de perguntas e respostas (FAQ) e apresente depoimentos de pacientes satisfeitos para aumentar sua autoridade no tema.
Fonte: Diego Baader/ Linkedin
Checklist do Eugene Schwartz: anote aí!
Até o momento, trouxe várias informações sobre os níveis de consciência do Eugene Schwartz e como usá-los em copy para captar pacientes.
Por isso, nada mais justo que trazer uma colinha, para que você saiba qual anúncio usar em cada fase de consciência. Tome nota:
- totalmente inconsciente: destaque os possíveis problemas;
- consciente do problema: introduza com informações sobre os tratamentos disponíveis no seu consultório;
- consciente do produto: compartilhe resultados de outros pacientes;
- consciente do produto: liste os diferenciais da sua clínica e teste anúncios para vendas;
- totalmente consciente: use ferramentas de vendas, remarketing e promoções.
💡 Aproveite para ler: O que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!
Dica bônus: otimize seu conhecimento sobre copywriting para dentistas
Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre os 5 níveis de consciência de Eugene Schwartz, além de ter se surpreendido com a história deste gênio do marketing.
Entretanto, é importante ir além para otimizar os seus resultados. Por isso, apresento o método Gorro Branco.
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