Marketing

Como Eugene Schwartz pode contribuir para o marketing odontológico?

Conhecer Eugene Schwartz é vital para quem pretende conquistar um diferencial competitivo na área odontológica e ter um marketing eficaz que, ao mesmo tempo, gere vendas e encante os clientes.

Eugene Schwartz criou a metodologia dos 5 níveis de consciência do consumidor, que pode ser usada em vários modelos de negócios e possibilita uma melhor compreensão dos hábitos dos seus clientes.

E estou aqui para comprovar a força desta técnica, uma vez que ela é usada frequentemente por meus alunos dentistas para captar bons pacientes.

Ficou curioso?

Quer trazer esses resultados também para a sua clínica?

Então, continue lendo este artigo, conheça um pouco mais sobre o guru das copies e aprenda a otimizar a taxa de conversão das suas campanhas.

Boa leitura.

Quem foi Eugene Schwartz?

Eugene M. Schwartz foi um dos mais populares copywriters do mundo. Autor de 10 livros, entre eles o Breakthrough Advertising, ele também criou o conceito dos 5 níveis de consciência do cliente.

Além da paixão pela escrita, o especialista também foi proprietário de uma enorme coleção de arte, que construiu ao lado de sua esposa, Bárbara.

Ele iniciou seus trabalhos em um pequeno município de New York (Manhattan). Por lá, atuou na agência de publicidade Huber Hoge & Sons.

Seu primeiro trabalho foi como “office boy”, até virar diretor de redação.

Faleceu em 15 de janeiro de 1958, vítima de ataque cardíaco, em Leningrado, aos 61 anos de idade.

🎥 Quer conhecer sua história completa?  Então, confira o vídeo a seguir!  

Quais são os 5 níveis de consciência de Schwartz?

Os cinco níveis de consciência de Schwartz ensinam como lidar com o consumidor consciente, não-consciente, consciente do problema, consciente da solução e do produto. Nota-se que cada nível  tem suas particularidades e deve ser tratado de maneira individual. 

A seguir, você conhece os detalhes de cada um e como usar as estratégias de Eugene Schwartz em suas campanhas de marketing e vendas. Acompanhe! 

1- O mais consciente 

Seu potencial paciente já conhece o seu tratamento e tudo que você precisa é oferecer uma oferta incrível para convertê-lo. 

Trata-se do melhor nível de consciência, pois é a etapa que você terá pacientes recorrentes. 

Em outras palavras, são as pessoas leais ao seu consultório, que interagem com suas publicações e recomendam você para um amigo. 

Mas como trabalhar este nível apresentado por Eugene Schwartz? 

Para isso, produza conteúdo frequentemente, que eduque o paciente e que o mantenha atento sobre os cuidados com a saúde bucal. 

Além disso, procure estimular o espírito de comunidade com os seus seguidores, mantendo seus níveis de consciência lá no alto e, mais importante, ao seu lado. 

2- Completamente Não-Consciente

Seu paciente tem um problema, contudo, ele não tem ideia disso. Logo, nem imagina qual seja o tratamento  mais indicado para ele.  

Por exemplo: o câncer de boca é silencioso e muitas vezes indolor. Por essa razão, 15 mil brasileiros são afetados pela doença anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Com isso em mente, caso você seja um estomatologista, pode trazer conteúdo associado ao tratamento e a outras doenças com as quais  trabalha. 

Em paralelo, use campanhas de engajamento e visualização de vídeo para atrair o máximo de pessoas à sua página. 

Para aumentar a sua conversão, invista em um poderoso Call to action (CTA).

3- Consciente do problema 

Como o próprio nome indica, seu paciente  sabe que tem uma dor, entretanto ainda não conhece o melhor tratamento. 

Por exemplo: muita gente  tem medo do tratamento de canal.  Contudo, trata-se de uma condição que, caso não  tratada corretamente, pode  trazer diversos problemas.

Por isso, compartilhe conteúdos sobre a dor, como isso prejudica a vida do paciente e quais são os riscos de não fazer o tratamento adequado. 

4- Consciente da solução

O paciente  sabe que tem um problema e há existência de uma possível solução, contudo, desconhece sobre o seu consultório. 

Dito de outra forma, é o estágio que ele entende que precisa de um tratamento de canal e já está pesquisando por dentistas para resolver essa situação.

Para conquistar seu objetivo, recomendo mostrar a dor e fazer a conexão com o seu consultório. Use o Google e o YouTube como ferramentas de comunicação. 

‎💡 Aproveite para ler: Curso de marketing na odontologia: aprenda a atrair pacientes

5- Consciente do Produto

Acredito que esse seja  um dos principais obstáculos de grande parte dos dentistas. Afinal, o paciente  sabe que você oferece  o tratamento que ele precisa, mas está em dúvidas se de fato vale a pena. 

Para virar esse jogo, quebre objeções por meio de perguntas e respostas (FAQ) e apresente depoimentos de pacientes satisfeitos para aumentar sua autoridade no tema. 

Fonte: Diego Baader/ Linkedin

Checklist do Eugene Schwartz: anote aí!

Até o momento, trouxe várias informações sobre os níveis de consciência do Eugene Schwartz e como usá-los em copy para captar pacientes.

Por isso, nada mais justo que trazer uma colinha, para que você saiba qual anúncio usar em cada fase de consciência. Tome nota: 

  • totalmente inconsciente: destaque os possíveis problemas;
  • consciente do problema: introduza com informações sobre os tratamentos disponíveis no seu consultório;
  • consciente do produto: compartilhe resultados de outros pacientes; 
  • consciente do produto: liste os diferenciais da sua clínica e teste anúncios para vendas; 
  • totalmente consciente: use ferramentas de vendas, remarketing e promoções. 

‎💡 Aproveite para ler: O que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!

Dica bônus: otimize seu conhecimento sobre copywriting para dentistas 

Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre os 5 níveis de consciência de Eugene Schwartz, além de ter se surpreendido com a história deste gênio do marketing. 

Entretanto, é importante ir além para otimizar os seus resultados. Por isso, apresento o método Gorro Branco. 

Saiba mais sobre o método Gorro Branco 

Ao desenvolver este programa, reuni conteúdos que te ensina a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet, todos os dias!

Para isso, distribui o material em três pilares. Conheça:

  • como criar um projeto protótipo e fazer a sua primeira venda em pouco tempo e gastando pouco dinheiro;
  • qual o melhor jeito de aproveitar os recursos que estão a sua disposição e superar suas limitações;
  • como usar o poder de inteligência do Google e Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.

Adicionalmente, você aprende:

  • o que é copywriting;
  • funil de vendas para dentista

E ainda um super bônus: banco completo de copywriting para dentistas.

Ficou interessado? 

Faça logo a sua inscrição para o Método Gorro Branco e tenha acesso imediato a uma jornada que levará o seu consultório para outro nível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *