Marketing

Ferramentas de marketing para consultório: como atrair pacientes?

As ações para captar pacientes para a sua clínica exigem que você aprenda sobre marketing. Dominar quais canais funcionam melhor para atingir seu público e conhecer quais conteúdos são mais relevantes fazem parte desse aprendizado. Mas, a aplicação de tudo isso pode ser mais eficaz e prática, se você incluir em sua rotina as ferramentas de marketing para consultório odontológico.

Elas tornam o trabalho mais eficiente, rápido e ajudam a avaliar os resultados. Ficou curioso? 

Então trouxemos a lista com as principais ferramentas de gestão de marketing para consultório odontológico, e dentistas autônomos, para tornar o seu trabalho mais assertivo e eficiente. Confira!

Confira estas 11 ferramentas de marketing para consultório odontológico

Dentre as ferramentas escolhidas de marketing para consultórios você verá que nem todas estão diretamente voltadas à publicidade, mas sim a gestão de seu trabalho com o marketing.

Isso pelo fato de que o marketing envolve muito mais do que apenas o anúncio propriamente dito, ele inclui todo o processo de estudo, preparação, publicação e mensuração de resultados.

Com isso em mente, nossa lista das principais ferramentas de marketing para consultório ficou assim:

  1. Canva
  2. Trello
  3. Pipefy
  4. Google Analytics
  5. Google Agenda
  6. Facebook
  7. Instagram
  8. Whatsapp
  9. Phonetrack
  10. mLabs

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

1. Canva

Começando nossa lista de ferramentas de marketing odontológico, o Canva é um site que facilita a criação das imagens que você precisa para as redes sociais, cartões de visita, apresentações e muito mais.

Com ele você atende às suas necessidades de design gráfico e poderá produzir as peças que precisar em suas ações.

Preço: gratuito com recursos extras pagos.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta visual de gerenciamento de projetos. Com ele você pode facilmente organizar suas tarefas, atendimentos, campanhas de marketing, postagens nas redes sociais e muito mais.

Com essa ferramenta você organiza as atividades que precisa realizar, define os próximos passos, organiza o que precisa ser feito, quais conteúdos estão a produzir, o que já está pronto, e mais.

Tudo isso facilita a constância nas publicações, tão importante para o sucesso do marketing odontológico.

Preço: gratuito com recursos extras pagos.

3. Pipefy

O Pipefy é uma ferramenta que busca controlar e automatizar processos, especialmente os relacionados às etapas de gestão de leads, que ainda não estão convencidos a agendar uma avaliação ou contratar um tratamento. 

Ajuda a organizar esses contatos, facilitando o acompanhamento deles pelo funil de vendas. 

Registra os contatos dos leads e permite a criação de e-mails e mensagens que podem ser enviadas automaticamente, sem perder a capacidade de personalização e humanização das mensagens. 

É possível configurar mensagens com conteúdos relevantes, vídeos e depoimentos de pacientes e mais. Tudo isso para responder suas objeções e direcioná-los para as últimas etapas do funil de vendas.

Preço: gratuito com recursos extras pagos.

4. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta oficial do Google para coletar e apresentar dados referente aos acessos a seu site e aplicativos, organizando e gerando relatórios sobre cada uma das visitas.

Com ele você consegue informações preciosas e em tempo real sobre o seu público e sobre as ações de marketing que está desenvolvendo. É possível, por exemplo, identificar quais canais estão levando mais usuários para o site. 

Em outras palavras, você descobre de onde vem os visitantes do site. Ao fazer isso, é possível identificar quais ações oferecem melhor resultado. Essa informação ajuda a direcionar onde você deve investir seu capital. 

Afinal, será que as publicações no Facebook estão levando visitantes ao seu site? Ou será que as campanhas de anúncios no Google possuem melhores resultados? Responda com o Google Analytics, 

Preço: gratuito

5. Google Agenda / Calendar

Você já deve ter esbarrado com o Google Agenda em algum momento ao usar um celular Android ou o Gmail.

Como o próprio nome sugere, ele é um serviço para organizar sua agenda. E pode ter certeza que ele faz isso muito bem.

Uma indicação é usar a ferramenta para anotar compromissos e também alertas sobre datas comemorativas, facilitando a criação de conteúdos relacionados a elas.

Preço: gratuito

6. Facebook

O Facebook ainda é a maior rede social do mundo e precisa estar na sua lista de estratégias e ferramentas para marketing para consultório. 

Com uma boa produção de conteúdo que use o Facebook para apresentar os seus tratamentos, o seu nome e o seu trabalho para mais pessoas, têm como objetivo fazer o telefone e o WhatsApp da clínica tocarem o tempo todo.

Fique atento à qualidade do que é produzido e invista também na ferramenta de anúncio da plataforma, que também precisa ser considerada por você. 

Preço: grátis, exceto para anúncios 

7. Instagram 

Assim como o Facebook, o Instagram é uma ferramenta de marketing para dentista obrigatória nessa lista! 

A produção de conteúdo e o uso de anúncios para gerar engajamento, alcançar mais pessoas e fazer o telefone da clínica tocar, é uma das formas mais atuais de captar novos pacientes.

Além disso, a rede social possui vantagens por oferecer múltiplos recursos de publicação como stories, reels, enquetes e mais.

Use tudo isso para engajar, envolver e mostrar para os usuários da rede que o seu tratamento também é para eles.

Aproveite para conferir o alerta sobre três erros comuns que prejudicam os resultados dos dentistas dentro dessa rede. Você pode estar cometendo um deles.  

Preço: grátis, exceto para anúncios 

8. Whatsapp

Se até hoje você está usando apenas o telefone para falar com seus pacientes, você está deixando dinheiro na mesa!

Isso acontece porque cada vez mais pessoas preferem usar o WhatsApp e odeiam fazer ligações. 

E sim, a forma de contato com a sua clínica pode ser uma objeção e uma barreira para que mais pessoas cheguem até você. 

Por isso, comece hoje mesmo o atendimento por WhatsApp Business, que é a versão para empresas dessa app de mensagens. A opção também é gratuita, assim como a versão tradicional. 

Preço: grátis

9. Phonetrack

O Phonetrack é uma ótima ferramenta de marketing para dentistas que querem ter o controle de suas ligações recebidas.

Com ele é possível identificar a origem das ligações, recuperar chamadas e analisar o desempenho de cada contato. 

Assim, você pode ouvir as ligações depois que elas terminam e encontrar oportunidades de melhorar a conversa para as próximas chamadas com esse ou outros clientes.  

Vale destacar que, dentro do funil de vendas para dentistas, a qualidade do contato na ligação ou em uma troca de mensagens no WhatsApp é fundamental para aumentar o número de agendamentos e comparecimentos à avaliação, avançando o contato em direção à contratação. 

Preço: não divulgado

10. mLabs

O mLabs é uma ferramenta de gestão de redes sociais que pode ser usada para que você possa agendar postagens nas redes sociais, iniciar campanhas, gerar relatórios e muito mais.

Esta é uma ótima ferramenta de marketing para dentista que quer produzir o conteúdo e depois só programar a publicação. Ela também ajuda na constância dos posts, afinal, você pode tirar algumas horas de um dia, fazer os conteúdos e depois usar a mLabs para programar quando e onde você deseja que o conteúdo seja postado. 

Com ele você consegue deixar tudo organizado e engatilhado para entrar no ar automaticamente, conforme o seu desejo.

Preço: planos a partir de R$7,90 mensais no plano anual.

Como você pode ver ao longo deste guia, o uso de ferramentas de marketing odontológico são parte de uma gestão eficiente em que você tem um maior controle sobre os resultados da clínica. 

Se isso é importante para você, conheça a Smile University para conhecer os treinamentos de marketing e vendas para dentistas e impulsionar seu faturamento. Assista ao vídeo e entenda nosso método, que já foi aprovado por mais de 2 mil alunos dentistas. 

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