Marketing

Funil de conversões para dentistas: modelo grátis para consultórios

O funil de conversões de dentista é uma estratégia de marketing que visa transformar leads em pacientes fiéis, seguindo um processo de três etapas: topo, meio e fundo do funil. 

Ao longo da minha carreira, descobri que essa estratégia foi determinante para o sucesso da minha escola digital, ajudando a aumentar o número de alunos e a taxa de conversão. 

Implementar um funil de vendas eficaz ajudou minha empresa a entender melhor as necessidades dos nossos clientes em potencial, a se comunicar de forma mais eficaz com eles e a personalizar nossa abordagem de vendas. 

E você, quer trazer esses resultados para seu consultório? 

Então, continue a leitura. Aqui, trago um modelo completo e gratuito para você se inspirar e otimizar seus resultados. 

Boa leitura! 

O que é funil de conversões de dentista? 

O funil de conversões de dentista representa a jornada que um potencial paciente (lead) percorre desde a descoberta do seu consultório até a consulta. E, em alguns casos, esse processo inclui a pós-consulta, focando a fidelização. 

Chamamos de leads todas as pessoas que tiveram algum contato com a sua clínica, seja acessando seu site, cadastrando-se em uma newsletter ou fazendo o download de um material rico, como um infográfico ou e-book. 

Dito isso, pode-se concluir que o objetivo do funil de conversões de dentista é fazer com que o lead se transforme em paciente. 

Ao mapear esse “percurso”, você tem insumos mais completos para pensar em estratégias eficazes para cada uma dessas etapas, potencializando as chances do lead se tornar um paciente. 

Como funciona o funil de vendas para dentistas?

O funil de vendas para dentistas é formado por três etapas: topo, meio e fundo de funil. Quando se trata da jornada do paciente, só há um trajeto. Logo, se houver um pulo de fase, isso prejudica os resultados, pois o paciente não está preparado para adquirir um tratamento. 

Para evitar tal cenário, compartilho algumas dicas para que você aprenda como construir um funil de conversões de dentista. 

Vamos lá? 

Topo do funil (Tofu): Consciência

Essa etapa é considerada a fase de conscientização do funil de conversão de dentista. É o momento de despertar o interesse do futuro paciente. Trata-se da etapa mais larga do funil no qual você obtém a maior quantidade de visitantes e tráfego orgânico. 

Algumas estratégias para essa fase incluem: 

  • publicar conteúdos nas redes sociais com dicas de higiene bucal;
  • fazer campanhas de anúncios pagos no Google Ads ou nas redes sociais para potencializar o alcance do consultório para pacientes que procuram tratamentos dentários;
  • participar de eventos locais de saúde e bem-estar para divulgar a clínica. 

Meio de funil: hora de vender seu “peixe”

Como o próprio nome sugere, trata-se da etapa intermediária do funil de conversão de dentista, que fica entre o momento de atração dos Leads e o de eles se tornarem pacientes. 

Essa fase é tão essencial quanto o Topo e o Fundo do Funil. Afinal, quando não é trabalhada corretamente, os potenciais pacientes param no meio do caminho e desistem de iniciar um tratamento dentário. 

Nessa etapa, o lead pode ter interesse em seu consultório, mas ainda está indeciso quanto a qualidade do atendimento. 

Por isso, é preciso continuar a nutrição dos leads para, finalmente, conduzi-los até a venda. 

Em outras palavras, você deve educar a audiência sobre os tratamentos oferecidos pelo consultório e como eles ajudam a resolver problemas de saúde bucal. 

De maneira geral, estas são as estratégias mais indicadas:

  • oferecer material informativo em seu site, como artigos de blog ou e-books sobre tratamentos odontológicos; 
  • promover eventos educacionais ou webinars sobre higiene bucal e tratamentos dentários;
  • divulgar avaliações gratuitas ou descontos em tratamentos iniciais. 

Quer saber mais? Assista este vídeo e confira na prática como criar conteúdos que convertem:

Fundo do funil 

Também conhecido como BoFu, em inglês, bottom of the funnel, o fundo do funil refere-se a etapa final do processo de vendas. 

Dito de outra forma, é quando os leads já estão bem próximos de se tornarem pacientes, prontos para iniciar um tratamento. 

É preciso ter em mente, caro dentista, que os leads nessa fase são vitais para a empresa.  

Afinal, acredita-se que eles já compreendam o problema e que já buscaram opções no mercado para resolver aquela dor.  

Então, os leads avaliam se a sua clínica é a melhor opção neste momento. 

Para atraí-los nesta fase, recomendo oferecer descontos ou promoções exclusivas para agendamento de consultas ou tratamentos. 

Além disso, costumo enviar e-mails personalizados para pacientes em potencial, destacando os serviços que eles estão interessados e lembrá-los da importância de cuidar da saúde bucal.

Também compartilho tratamentos avançados ou cirurgias que solucionam problemas específicos do paciente e que possam ser feitos somente em seu consultório. 

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O que define uma boa estratégia de leads na odontologia? 

A presença de leads na odontologia se torna constante quando o profissional entende que cada paciente é único e pode ter necessidades diferentes. Tendo isso em mente, é fundamental personalizar a abordagem de vendas para atender os objetivos de cada pessoa. 

Ao seguir essa dica, você aplica as táticas certas para cada fase do funil, fica mais fácil aumentar sua visibilidade, educar os pacientes em potencial sobre seus tratamentos e incentivar as conversões.

Aliás, este estudo da Zendesk revela que a personalização aumenta as chances de conversões de qualquer empresa. Então, redobre a atenção com esse ponto, ok? 

💡 Aproveite para ler: O que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!

Como captar leads na odontologia?

A captação de leads na odontologia envolve uma série de etapas, desde a construção da persona, passando pela matriz de objeções, conteúdos ricos e anúncios.

A seguir, explico cada uma destas fases. Confira. 

  • Persona: representação fictícia do paciente ideal. Reúne dados reais sobre os pacientes, assim como motivações, objetivos, desafios e preocupações. Pode ser criada por meio de pesquisas com o público;
  • Matriz de objeções: consiste em um documento que reúne as principais resistências e medos dos pacientes e as respostas mais adequadas para cada um desses itens.
  • Materiais ricos: estimula a criação de materiais de conteúdos completos, tais como e-books e landing pages, que solucionam a dor do paciente e mostra que você é uma autoridade na área; 
  • Anúncios nas redes sociais: permite captar leads por meio de um impulsionamento de post sobre implementação, clareamento dental ou qualquer outro tipo de tratamento. 

Para melhorar os resultados nas etapas de funil de conversão, recomenda-se que você crie um script de vendas para odontologia. Trata-se de uma espécie de guia, que mostra o passo a passo para um atendimento rápido e eficaz. 

Quer saber mais? 

Assista a este vídeo e entenda na prática como montar um script para secretária de dentista: 

Bônus: + 1 dica para aumentar vendas na odontologia

Aumentar vendas na odontologia envolve o conhecimento de funil de conversão de dentista, persona, mapa de rejeição, materiais ricos e anúncios em redes sociais

A princípio, você pode achar complicado todos estes termos, sobretudo, porque eles não são compartilhados durante a faculdade. 

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