Marketing

Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos simples

A implementação de marketing digital para dentistas vai auxiliar você a conectar a sua clínica a clientes em potencial usando plataformas online como redes sociais, e-mail, anúncios e mais. 

Em destaque quando o assunto é atração de clientes, a pergunta que fica é: como fazer a implementação de marketing digital para dentistas?

Ao longo deste artigo, vamos apresentar um passo a passo de como fazer marketing para odontologia, entretanto, é fundamental que você saiba que para dar certo, é preciso muito mais do que a criação de um perfil no Instagram. 

As redes sociais são parte fundamental de uma tática de sucesso, mas precisam ter sua estratégia criada com foco nos clientes e produção de conteúdo de valor

O mesmo podemos dizer das ações de anúncios pagos, que têm muito a oferecer, desde que as campanhas sejam criadas de maneira eficiente.

Abrimos este artigo dizendo isso porque é comum encontrarmos dentistas desacreditados das ações de marketing digital, dizendo que não funcionam ou que não tiveram resultados com elas. 

Em muitos casos, o problema está em como o canal de comunicação foi usado, ou melhor, como a estratégia de marketing foi criada e aplicada. 

Para ter resultados positivos, é importante planejamento, consistência e relevância

Como veremos ao longo deste material, priorizando essas três características,  existe uma grande chance de sucesso. 

Benefícios da implementação de marketing digital para dentistas

Existem muitos benefícios da implementação de marketing digital para dentistas, entre eles o acesso a milhões de usuários que estão conectados às plataformas digitais diariamente. 

Observando algumas pesquisas, podemos comprovar essas afirmações. Por exemplo, segundo um estudo da Opinion Box, 93% dos brasileiros fazem pesquisas no Google antes de fazer uma compra.  

Dito isso, é possível concluir que se  o seu consultório não está no ambiente digital, é provável que essas pessoas simplesmente não encontrem você, não é verdade? Logo, dificilmente se tornarão suas pacientes. 

Com isso, talvez você esteja se perguntando, “mas e as mídias offline?”. 

É claro que elas ainda são importantes em muitos aspectos, mas fato é que cada vez mais as pessoas passam seus dias conectadas à internet. 

De fato, o relatório da Hootsuite e WeAreSocial indica que os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer.

Logo, estar online significa ter mais tempo e oportunidade para se relacionar com essas pessoas. 

Em resumo, na lista de benefícios da implementação de marketing digital para dentistas. estão:

  • engajar os pacientes  em potencial com comunicações frequentes;
  • elevar a sua autoridade e credibilidade sobre a área de atuação;
  • acompanhar o paciente  em todas as etapas de compra;
  • criar campanhas segmentadas para atingir a audiência certa;
  • aumentar o alcance da sua marca, fazendo com que mais gente conheça você;
  • medir os resultados e realizar otimizações estratégicas;
  • ter mais assertividade nas ações de divulgação;
  • aumentar o volume e a qualidade das vendas. 

O que é a implementação de marketing digital  e quais os benefícios?

A implementação de marketing digital é o processo de planejamento, criação e execução de uma estratégia de divulgação e relacionamento da sua clínica com potenciais clientes. 

Com o marketing digital, você tem a oportunidade de apresentar seu serviço, os resultados que dá a seus pacientes e mostrar o seu nível de qualificação. 

Dessa forma, uma boa estratégia diferencia a sua clínica dos concorrentes e gera valor para os potenciais pacientes. 

Além disso, ela possibilita que mais pessoas conheçam você e o seu serviço, reduzindo a dependência de indicações.

Por último, ao se mostrar como autoridade sobre um assunto e gerar conteúdo de valor, você  escapa da briga por preço, em muitos casos, tão cruel com o profissional.

Ao enxergar que você é a melhor opção do mercado, uma parte significativa dos pacientes tem o impulso e desejo de realizar o tratamento na sua clínica, porque compreende a sua credibilidade e acredita no impacto que você terá na vida dele.  

Isso não acontece apenas com a área de odontologia, mas com todas as empresas que investem em marketing, no relacionamento com clientes e na apresentação de seus diferenciais. 

Quando você tem um problema ou desejo, e sabe que existe um profissional ou produto que se destaca no mercado, são grandes as chances de contratá-lo, mesmo que o preço seja um pouco mais alto do que a média, não é mesmo?

Por exemplo, o iPhone é um smartphone e seu valor agregado vai muito além das qualidades técnicas, envolvendo também a força da marca e tudo o que ela representa, o relacionamento com seus clientes e o posicionamento no mercado.

Como fazer a implementação de marketing digital para dentistas?

Com tudo isso em mente, seguimos para entender como fazer a implementação de marketing digital para dentistas: 

  1. defina os objetivos da sua clínica
  2. conheça os seus concorrentes;
  3. estabeleça qual público deseja atrair;
  4. crie um plano de ação com canais e estratégias a serem aplicados;
  5. monitore resultados.

1. Defina os objetivos da sua clínica

Qualquer estratégia empresarial depende da definição de objetivos para a criação de planos de ação capazes de alcançá-los. 

Por isso, liste o que deseja para seu consultório  e defina metas claras, desafiadoras e alcançáveis.

Entre os indicadores que podem ser usados para essa definição estão:

  • faturamento mensal desejado;
  • ticket médio;
  • crescimento da procura por um determinado serviço e mais. 

2. Conheça os seus concorrentes

Saber o que os seus concorrentes fazem, seja no marketing ou dentro do consultório, ajuda você a identificar oportunidades e falhas para o seu próprio negócio. 

Avalie informações como:

  • tom da comunicação;
  • linguagem usada;
  • tratamentos divulgados;
  • formatos de conteúdo interessantes;
  • frequência de publicação;
  • preços e mais. 

3. Estabeleça qual público deseja atrair

Além do objetivo e da concorrência, outro aspecto indispensável para a implementação de marketing digital para dentistas é definir a persona, ou o perfil do paciente  ideal. 

Esse elemento vai ajudar a direcionar sua comunicação, a segmentar as campanhas (em especial de anúncios pagos) e a criar conteúdos que atendam às dúvidas, desejos e necessidades dessas pessoas. 

Para entender quem é o perfil de cliente ideal avalie o tipo de serviço que você oferece e observe quem são os seus melhores pacientes. Com essas informações em mãos, trace um perfil  que esteja alinhado a eles.

4. Crie um plano de ação com canais e estratégias a serem aplicados

O plano de ação deve estabelecer quais serão os canais usados em sua estratégia de marketing digital para dentistas e consultórios. Alguns dos mais relevantes são: 

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • blog;
  • site, e mais.

Estabeleça também como será essa presença, considerando:

  • tipo de conteúdo compartilhado;
  • temas a serem abordados;
  • ferramentas de anúncios que serão usadas;
  • segmentação de público para as campanhas e mais.

Por último, lembre-se de criar um calendário editorial e um cronograma de execução para facilitar que o plano saia do papel e realmente aconteça.

Sugerimos que a cada semana você defina o que será feito, quando e por quem. 

Dessa forma, suas ações de marketing serão acompanhadas de perto e os conteúdos, de fato, publicados com qualidade.

5. Monitore resultados

Uma das grandes vantagens da implementação de marketing digital para dentistas é a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados de cada campanha, seja de anúncio ou publicação. 

Enquanto as redes oficiais oferecem sua própria área de monitoramento de resultados e acompanhamento de indicadores, o Google Analytics considera os números do seu site, como novos acessos, usuário únicos, páginas visitadas e mais. 

Caso você invista em Google Ads, também poderá ver os dados de suas campanhas.

Essas informações ajudam a identificar números  abaixo do esperado e permite que você mude uma ação e   gere melhores resultados. 

Também é possível pausar  uma campanha que não está performando bem, reduzindo os recursos gastos em uma estratégia que não funcionou. 

 Como fazer marketing para odontologia?

Seguindo os cinco passos de implementação de marketing digital para dentistas que apresentamos acima,  você tem acesso a um guia introdutório para dar início às estratégias de atração de pacientes, de maneira mais eficiente. 

Contudo, a busca pela alta performance do seu consultório e pela atração de pacientes  que compreendem o seu valor e não buscam apenas preço, pode ter um aliado: o seu conhecimento. 

Com o método testado e comprovado por mais de 1.500 alunos dentistas, a Smile University oferece treinamentos para dentistas que sonham em atingir R$100 mil de faturamento. Esse é só o início, porque o céu é o limite!

Com nossa metodologia, você precisa de até oito semanas para alavancar a conquista de clientes particulares. 

Para entender como podemos fazer isso com você, acesse o site da Smile University, conheça nossas histórias de sucesso e inscreva-se em nossos cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *