Ganhar mídia é uma expressão da fase pré-internet e hoje, no auge da era digital, o termo continua adequado. Afinal, isso significa ter exposição, alcance, relevância e, potencialmente, mais pacientes no consultório. Por isso, é essencial compreender a importância da mídia na odontologia.
Os veículos de mídia tradicional (canais de televisão, revista e jornais) passaram por um processo de digitalização, migrando total ou parcialmente sua operação para a internet.
Assim, apesar do ambiente novo, a credibilidade e os valores das marcas contribuíram para o sucesso do posicionamento on-line dos veículos, possibilitando a continuidade das relações comerciais e mantendo a relevância de aparecer nesses veículos.
Por isso, a presença digital na odontologia por meio das mídias digitais e sociais é estratégica para o posicionamento de mercado e também para geração de conhecimento.
A chegada da internet transformou como agimos, pensamos e decidimos fazer uma compra ou contratar um serviço. Então, se ainda não tinha se atentado para o valor da mídia na odontologia, este artigo é para você!
Vou abordar a importância da mídia e do marketing odontológico e como uma boa estratégia pode fortalecer sua imagem profissional e potencializar seus esforços para captação de pacientes de alto valor.
Continue a leitura e confira!
Importância da mídia na odontologia para os dentistas
As diferentes mídias, como as redes sociais, blogs, sites e vídeos, são tecnologias digitais valiosas para geração de conhecimento e para criação de diálogos entre as pessoas (dentistas > pacientes) na internet, possibilitando interações diretas e a autonomia nas tomadas de decisão.
A importância da mídia na odontologia vem da oportunidade que os canais existentes dão às empresas, marcas e profissionais de criar canais de conteúdo rico para disseminar aprendizados e gerar valor para o usuário.
O interesse é tamanho que, uma pesquisa da Opinion Box, divulgada em janeiro de 2024, destaca que 82% dos usuários do Instagram seguem perfis de marcas. Para 70% dos entrevistados, as empresas devem estar ativas e interagindo nas redes sociais.
A frase é clichê, mas ilustra perfeitamente o cenário: você precisa ser visto para ser lembrado.
Considerando que as mídias digitais reúnem milhões de pessoas, a presença nos canais mais relevantes para o seu público-alvo aumentam as chances de você ser ‘visto’ e ‘lembrado’ para resolver uma dor ou necessidade odontológica de uma pessoa.
Assim, você não tem apenas seguidores, mas sim potenciais pacientes de alto valor que se identificam com sua abordagem profissional, desejam a técnica que você realiza ou admiram sua filosofia de trabalho.
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Qual a importância do marketing na odontologia?
O entendimento da relevância da mídia digital se conecta diretamente à importância do marketing na odontologia. Isso porque os canais aliados a objetivos estratégicos e claros permitem que você alcance suas metas em todas as frentes da gestão odontológica, como reconhecimento, relevância e faturamento.
Dessa forma, o marketing odontológico ganha mais recursos, como:
- redes sociais;
- anúncios e links patrocinados;
- novos formatos para publicação de conteúdo para dentista;
- ferramentas de automação, entre outros.
Comparado às mídias tradicionais, o avanço proporcionado pelo crescimento da internet e dos canais digitais de marketing é muito significativo. Isso porque permite que você não só controle o quanto você investe, mas também o acesso aos resultados.
Antigamente, era impossível mensurar quantos pacientes novos um anúncio veiculado em uma revista ou canal de televisão gerava. A tiragem da revista e a audiência da TV em determinados horários era (e ainda é) a principal referência para o anunciante decidir anunciar ou não.
As plataformas de anúncio das mídias digitais fornecem muito mais informações do que o alcance potencial das propagandas. Dá para acompanhar os resultados em tempo real e fazer ajustes no anúncio para otimizar o orçamento.
Além disso, você define o valor que vai investir em cada campanha, podendo aumentar ou diminuir conforme o resultado. A segmentação detalhada do público-alvo é outro diferencial, pois os anúncios se baseiam em interesses para alcançar as pessoas certas.
Dessa forma, a criação de conteúdo aliada a boas estratégias de marketing se tornam ativos importantes para o sucesso das ações de atração e captação de pacientes..
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Para que usar a mídia na odontologia?
O uso da mídia na odontologia auxilia a alcançar diferentes objetivos, mas vou destacar três que considero os principais para quem investe na divulgação pela internet. Confira!
1. Fortalecer a presença digital
“Não basta estar presente, tem que participar”. Se você entende a importância da mídia na odontologia, sabe o quanto fortalecer a presença digital é essencial na internet.
A presença em si é um ponto fácil de cumprir, mas estar ativo e gerando valor para as pessoas exige dedicação e comprometimento. Afinal, um perfil sem interação e conteúdo é só mais um em meio a milhões.
Para que as mídias fortaleçam sua imagem profissional, é importante comunicar seus valores e objetivos. E aí existem vários formatos de mídia para explorar. Com um posicionamento consistente, você tem mais chances de crescer.
2. Ganhar autoridade
Outra forma de aproveitar a importância da mídia na odontologia é ganhar autoridade dentro do seu nicho de mercado. Para alcançar esse objetivo, use os recursos disponíveis para passar conhecimento.
O seu conteúdo e a maneira como aborda os temas, assim como as referências da sua prática odontológica, são fatores-chave para as pessoas começarem a considerá-lo como uma solução confiável para o que precisam resolver.
Por isso, dê informações completas com fontes e dados, quando houver, para quem acompanha suas postagens possam conferir e, assim, enxergá-lo como um profissional solucionador e sabe do que fala.
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3. Captar pacientes particulares de alto valor
Por fim, a importância da mídia na odontologia pode ser explicada porque ela vai ajudá-lo a captar pacientes particulares de alto valor. Afinal, uma presença digital consistente e de autoridade contribui diretamente com a tomada de decisão.
Assim, de leads que curtem seus conteúdos, comentem nas publicações e interagem com você, esses contatos podem se tornar potenciais pacientes quando decidem enviar uma mensagem para agendar uma avaliação.
Nessa etapa, sua secretária é uma aliada estratégica para garantir a marcação de um horário. Por isso, ele deve entender a importância da mídia, do marketing e como isso se traduz em estratégias de atração e captação de novos pacientes.
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Tenha uma estratégia para suas redes sociais de dentista
Agora que você sabe a importância da mídia na odontologia e o poder do marketing nos diferentes canais digitais, crie uma estratégia para aproveitar todo potencial da internet a favor do crescimento do seu consultório ou clínica.
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