Marketing

Inbound marketing para dentistas: ações para atrair pacientes!

Se você tem uma clínica odontológica e tem medo de divulgar seus serviços usando a internet, o inbound marketing para dentistas é uma ótima opção para dar o primeiro passo. 

Isso porque, com foco em informar as pessoas sobre tratamentos, seus benefícios e processos, a tática permite que você use todo o seu conhecimento e dia a dia na clínica para gerar conteúdo para redes sociais e, quem sabe, para um blog e site. 

Quer saber mais sobre o tema? Basta seguir lendo! 

O que é inbound marketing para dentistas?

O Inbound Marketing para dentistas é uma metodologia que visa atrair pacientes por meio de conteúdo relevante e personalizado, em vez de interromper as pessoas com anúncios intrusivos e não solicitados. Entre as técnicas que fazem parte desse modelo, estão blogs, mídias sociais, e-mail marketing, SEO, entre outras.

Em outras palavras, o objetivo desse método  é criar relacionamento a partir do oferecimento de informações úteis que vão ajudá-lo a:

  • identificar uma necessidade;
  • solucionar suas dúvidas;
  • direcioná-los a tomar uma decisão.

Como resultado, a estratégia  atrai pessoas interessadas em conhecer os tratamentos que você oferece.

Dentro do cenário da odontologia,  os conteúdos relevantes para  atrair pacientes são:

  • informações sobre tratamentos.
  • quem pode fazer determinado procedimento;
  • como é feito;
  • quanto tempo demora;
  • quais são os benefícios oferecidos;
  • quais os riscos de adiar um tratamento e mais.

Esses são temas interessantes para serem abordados dentro das redes sociais, blogs e sites, com o foco em direcionar as pessoas pelo funil de vendas

Inbound e outbound: quais as diferenças?

Inbound marketing e outbound marketing são duas abordagens diferentes para atrair e conquistar clientes. O inbound visa atrair pacientes por meio  da criação de conteúdo relevante e personalizado. Já o outbound marketing é mais direto e proativo, interrompendo a rotina do público-alvo por meio de publicidade e promoções. 

Por exemplo, um anúncio na TV é um tipo de ação de outbound, uma vez queele interrompe a programação do telespectador  para propagar   a marca, o produto ou serviço. 

Por outro lado, o inbound marketing oferece conteúdo que as pessoas querem ver e, em muitos casos, estão buscando saber. 

Por exemplo, quando alguém faz uma pesquisa no Google sobre “lentes de contato para dentes” e encontra um artigo completo sobre o assunto, essa publicação não o interrompe, ao contrário,  o ajuda  a solucionar uma dúvida, concorda?

Especialmente, se o material for completo, com conteúdo sobre:

  • o que é o tratamento;
  • como funciona;
  • quanto tempo demora;
  • quais os benefícios;
  • quem pode fazer. 

Em uma estratégia de inbound, você, como dono de uma clínica, pode escrever esse conteúdo para o seu blog ou site, com o instituto de aparecer nas primeiras posições de um resultado de pesquisa feita no Google

Ao fazer isso, você aumenta as suas chances de uma pessoa clicar no link que leva para o seu site. 

Marketing para dentistas: como aplicar?

No marketing para dentistas, as ações do inbound são muito eficientes, especialmente diante das regras do CRO para a publicidade. Diante da impossibilidade de divulgar preços, fazer promoções ou criar campanhas comerciais, ações típicas do outbound marketing, o dentista pode se comunicar com potenciais pacientes usando conteúdo relevante e autoral. 

Isso não significa que você não possa fazer anúncios pagos. Ao contrário, é possível fazer esse tipo de investimento sem infringir nenhum tipo de determinação do conselho regional.

Contudo, é fundamental entender o que pode e o que não pode ser feito e divulgado. Sobre isso, eu indico que você acesse outro material mais detalhado sobre o tópico:Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”. 

Logo, na implementação do marketing digital é possível usar um mix de ações de inbound e outbound para a sua clínica. 

Para isso, você precisa : levar mais leads para a clínica. E o que são leads? Eles são contatos que chegam até o consultório vindos da internet. 

Em outras palavras, outbound e o inbound marketing tem como foco fazer o telefone ou WhatsApp do consultório tocar. 

Estamos falando então das primeiras etapas do funil de vendas, especialmente a fase de atração e conversão em lead. 

Atração

Na atração, você deve  chamar a atenção de pessoas que possuem um perfil similar ao dos seus pacientes. Para isso,   deve considerar:

  • dados demográficos similares, com idade, gênero, renda;
  • informações geográficas, como localidade;
  • comportamentos e interesses;
  • elementos psicológicos e sociais.

Na montagem da estratégia de atração, inclua táticas que contemplem:

  • produção de conteúdo em texto, vídeo e imagem para redes sociais, especialmente o Facebook e o Instagram;
  • anúncios no Facebook e Instagram Ads e no Google Ads;
  • SEO.

Conversão em lead

Após atrair potenciais pacientes para seus canais, é hora de fazer com que eles interajam diretamente com a clínica, seja ligando ou mandando uma mensagem por WhatsApp (ou mesmo pelo direct das plataformas sociais). 

Nesse caso, o foco se mantém no conteúdo que você vai entregar e isso pode continuar sendo feito pelos mesmos canais que na atração. 

Entretanto, o tipo de conteúdo que tende a gerar mais ação das pessoas é aquele que faz com que elas se identifiquem com seu trabalho  e que respondam às suas principais dúvidas.

Essa identificação está muito atrelada ao tipo de pessoa que você atende e como divulga isso.

Se quem acompanha as suas redes sociais se identifica com o que você apresenta, é provável que essa pessoa entre em contato com a clínica, enviando uma mensagem ou fazendo uma ligação. 

Por isso, a minha sugestão é sempre usar fotos e vídeos de pacientes reais e fugir do erro de usar fotos de banco de imagens. 

Além disso, preocupe-se em apresentar as respostas às objeções comuns, por exemplo: 

  • alinhador transparente é caro?;
  • o procedimento é para mim?;
  • o serviço realmente funciona?;
  • o que eu perco ao não iniciar um tratamento imediatamente?;
  • o que acontece se eu abandonar o tratamento?

Quando você elimina essas barreiras, fica a um passo de receber suas ligações.

Leia também: Curso de Whatsapp marketing para dentistas: escolha o seu!

Continuação do funil de vendas 

É esse então o sucesso que o inbound marketing pode trazer para o negócio, por meio de conteúdo de valor, alinhada à persona da clínica e aos interesses dela, ele aumenta o volume de contatos que a sua clínica recebe em busca de mais informações sobre o tratamento. 

Quando um lead chega até a clínica, o funil de vendas segue com etapas que vão acontecer na clínica. Entretanto, nesses casos, a comunicação passa a ser mais direta, com o relacionamento entre o contato, o dentista e a sua secretária.

Para entender o papel dela em todo esse trabalho, eu vou deixar como indicação o vídeo abaixo. Mas é essencial que você compreenda que a sua secretária é a responsável por transformar uma ligação em agendamento e comparecimento a uma avaliação! 

Agora que você já sabe o que é inbound marketing e qual é o pensamento por trás dessa estratégia, é hora de seguir implementando as ações e alavancar seus resultados. 
E se o seu objetivo é começar a atrair e converter pacientes vindos da internet, meu convite é para você conhecer o Gorro Branco, um curso testado e aprovado por mais de 2 mil alunos/dentistas que estão no mercado realizando seus sonhos, entre eles, faturar os seus dígitos mensais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *