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Instagram de clínica odontológica: o que publicar no perfil?

O Instagram da sua clínica odontológica é atrativo e serve como ferramenta de atração e captação de pacientes? Ou você posta apenas uma foto ou outra ocasionalmente?

Se as suas respostas são não e sim, respectivamente, é hora de rever o que você publica e como usa a rede social.

Segundo dados da plataforma Statista, o Brasil é o terceiro no ranking de países líderes em tamanho de público no Instagram, desde janeiro de 2023, com 113,5 milhões de usuários

Ou seja, a rede é um terreno fértil para atrair e captar potenciais pacientes, utilizando conteúdo rico, aproveitando o melhor de cada formato de postagem disponível.

Continue a leitura do artigo e se inspire com os temas para publicar no Instagram de clínica odontológica que selecionei. Confira também uma ferramenta útil para criar textos com alto poder de conversão e cuidados ao fazer postagens nas redes sociais. 

O que postar no Instagram de clínica odontológica? 

Se o número de usuários é grande, o volume de conteúdo circulando na rede social também é gigante — 66 mil fotos são compartilhadas por minuto, segundo dados da Hubspot

Para que o seu conteúdo tenha destaque, montei a lista abaixo com ideias de postagens para Instagram de clínica odontológica para inspirá-lo na seleção de temas.

1. Poste bastidores do dia a dia nos Stories

O dia a dia pode render ótimos conteúdos para o Instagram da sua clínica odontológica. Novidades, como melhorias na sede, novas parcerias e a chegada de profissionais de outras especialidades são excelentes ganchos para criar conteúdo.

O Stories é um formato excelente para divulgar postagens rápidas e espontâneas, sem edições elaboradas, para que os seguidores acompanhem os momentos importantes da clínica. 

Segundo dados do Hubspot, as narrativas curtas são as mais populares nos Stories. 35% dos usuários preferem que as postagens misturem fotos, vídeos (com alguém falando em frente a câmera ou narrando) e texto para complementar o que está sendo mostrado.

2. Use o formato Reels para fazer vídeos rápidos

O Reels é a ferramenta para criar vídeos rápidos, mas com mais trabalho de edição, como transições, efeitos, trilha sonora etc. Conforme dados da Emplifi, as marcas alcançam quase 40% mais engajamento com esse formato de conteúdo.

Você pode criar vídeos para explicar uma técnica de trabalho, repercutir pesquisas do seu nicho odontológico, fazer uma série com vídeos respondendo dúvidas frequentes, entre outros.

Leia também >>> 7 ideias de post para dentista: monte seu plano de ação.

3. Faça postagens em carrossel para mostrar as etapas de um procedimento

O carrossel é um formato de conteúdo em que é possível unir várias fotos ou fotos e vídeos em um único post no feed, criando uma história.

As postagens em carrossel têm a maior taxa de engajamento nas contas empresariais. A taxa média é de 0,65% no geral, mas os carrosséis, atingem uma taxa de engajamento de 0,76%, segundo o ‘The ultimate social media trends report’ da GWI.

Use o formato para mostrar as etapas de um procedimento, mostrando os equipamentos necessários, o preparo do paciente etc. 

4. Abra caixas de perguntas temáticas 

A interação também é fundamental quando o assunto é Instagram de clínica odontológica. Aproveite o engajamento dos seus Stories e abra caixas de perguntas temáticas para responder às dúvidas dos seguidores.

Aparecer em frente às câmeras é uma forma de se aproximar de quem te segue, além de mostrar sua personalidade e conhecimento. Vale tentar!

5. Mostre como um produto ou técnica funciona

As pessoas são curiosas e muitos detalhes da rotina odontológica só são conhecidos se o paciente passar por um procedimento ou técnica para tratar uma questão bucal. Algumas ideias de postagens de ‘como funciona’ são:

  • unboxing de alinhadores invisíveis: como ele vem embalado, organizado, protegido, etc.;
  • vídeo mostrando como é feito um escaneamento intraoral: tipo um passo a passo (lembre de cobrir a marca do equipamento);
  • explicação de como uma peça de implante é recebida: exiba como é feito o molde, o tipo de material, para que vai ser usado, entre outros detalhes).

Leia mais: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes.

Como encontrar temas para publicar no Instagram de clínica odontológica?

Agora que você já conhece formatos e ideias do que postar no Instagram da sua clínica odontológica, deve estar pensando em como diversificar os temas, certo?

Esse detalhe é importante para variar entre posts informativos, comerciais e anúncios que têm abordagens diferentes. Para auxiliar dentistas nessa tarefa, o time da Smile University (do qual faço parte!), criou o Gerador de Copy.

A partir de uma palavra-chave, o sistema de inteligência artificial gera legendas detalhadas para o Instagram. Assim, você pode avaliar a abordagem proposta e editar o texto para direcionar o tema como preferir.

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

Cuidados com as postagens para Instagram de clínica odontológica

A criatividade é essencial para criar um perfil com postagens para Instagram de clínica odontológica atrativas e interessantes para o seu público-alvo. 

Porém, é fundamental ter cuidado para não infringir as diretrizes de publicidade e propaganda de dentista determinadas no Código de Ética Odontológica. Para as redes sociais, as principais orientações são:

  • tenha o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) do paciente ou responsável para postar fotos e selfies com pacientes;
  • não mostre marcas de equipamentos, instrumentos e materiais e nem fotos de tecidos biológicos.
  • é permitido postar ‘antes e depois’, desde que tenha o TCLE do paciente ou responsável;
  • não publique simulações de procedimentos ou avaliações;
  • toda publicação (imagens e/ou vídeos) deve trazer: nome do profissional e número de inscrição no CRO.

Aprenda como usar as redes sociais no marketing

Gostou das dicas para o perfil de Instagram da sua clínica odontológica? Com essas ações, você terá uma página relevante e atrativa para sua estratégia de marketing digital. 

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