Marketing

Como criar uma marca para dentista? Tudo o que você precisa

Afinal, o que significa e como criar uma marca para dentista? Quais elementos precisam ser considerados? Por que ela é importante?

Essas são algumas das perguntas que vamos responder ao longo deste artigo. Entretanto, é importante que, de antemão, você já saiba que a identidade visual ou o logo do seu consultório é apenas um pedaço de tudo o que está envolvido na criação de uma marca. 

Isso porque existem muitas outras áreas que precisam ser consideradas no branding, como:

  • ações de marketing;
  • atendimento ao cliente;
  • responsabilidade social;
  • reputação;
  • recursos visuais. 

Todos esses elementos trabalham juntos para criar uma marca para dentista.

Qual é o conceito de marca para dentista?

Uma marca de dentista é o resultado do processo de criação e divulgação do nome da empresa, suas qualidades e personalidade. A esse trabalho de construção damos o nome de branding. Ele combina elementos como logomarca, design e marketing para diferenciar um negócio dos concorrentes e construir sua base de clientes.

Para criar uma marca, você  deve considerar os cinco sentidos:

  • visão;
  • tato;
  • olfato;
  • paladar;
  • audição. 

É o conjunto de percepções que, captadas por esses sentidos, criam a sua imagem no mercado.

Cada tipo de negócio, entretanto, deve se preocupar mais ou menos com um ou outro sentido. 

Por exemplo, enquanto uma rede de lanchonetes precisa estar atenta ao olfato, uma clínica odontológica deve dar atenção especial à visão. 

Isso não significa que os outros sentidos devam ser ignorados. Ao contrário, as sensações captadas por eles contribuem  para a criação da percepção da marca na mente dos pacientes. 

Quer ver como isso funciona? Você já fez uma compra em uma loja de roupas e, ao abrir a sacola com o produto, um aroma sensacional se espalhou no ar? 

Esse cheirinho delicioso também faz parte das ações de branding para construir a imagem da marca.

Geralmente, lojas com peças muito cheirosas, despertam a sensação de luxo, exclusividade e sofisticação. 

Se uma companhia deseja atrair compradores que valorizam esses fatores, o olfato, além da visão e do tato, também precisam ser trabalhados. 

Como criar uma marca para dentista?

Para criar uma marca para dentista, é fundamental considerar:

  • perfil de paciente ideal;
  • o que os concorrentes fazem;
  • valores da empresa;
  • personalidade que deseja dar ao negócio;
  • nome da clínica;
  • logotipo /identificação visual (cores e tipografia);
  • espaço de atendimento (decoração, conforto oferecido e cores);
  • amenidades oferecidas na sala de espera, como a disponibilidade de chá e água;
  • linguagem, tom e direcionamento da comunicação;
  • imagens usadas em redes sociais;
  • conteúdo compartilhado e mais. 

De maneira geral, tudo o que tiver  contato com o paciente precisa estar alinhado aos valores do negócio e à  imagem que você deseja transmitir ao mercado

Tudo isso, sem esquecer do público que deseja atingir. Afinal, é ele quem deve direcionar o restante dos elementos da marca para dentista.

Diferenças entre branding e marca para dentista

Perceba que até aqui falamos muito sobre dois conceitos: marca e branding. Entretanto, existem diferenças entre eles. 

Para explicá-las, vamos começar fazendo duas perguntas: 

  • Quais sensações você gostaria que o seu cliente vivesse ao se conectar com a sua empresa?;
  • Quais ele realmente sente?.

Essas duas perguntas ajudam a explicar a diferença entre branding e marca para dentistas. 

Observe que a marca é a definição de personalidade, valores e características que você deseja que a empresa possua e transmita ao mercado. 

Já o branding é a habilidade de gerir as características que o mercado de fato enxerga na organização. 

É função do branding criar ações que direcionam essa visão para o mais próximo possível do que você gostaria que fosse essa percepção. 

Em outras palavras, a marca é um conjunto de elementos que você constrói para se comunicar com o potencial paciente. Enquanto isso, o branding é a gestão desses componentes a partir da resposta e da percepção dos usuários.

Afinal, nem sempre o que desejamos que seja percebido sobre nós (ou nossa empresa) é de fato observado. Nesse cenário, cabe à gestão de marca (branding) criar estratégias que contribuam para a mudança dessa percepção, reforçando o que é esperado transmitir.

Exemplo de aplicação de branding

Um exemplo clássico de ação bem sucedida de branding é a Havaianas, a marca de chinelos brasileira hoje conhecida e usada no mundo todo. 

No início de sua história, as sandálias da marca eram consideradas resistentes e de qualidade, e grande parte da população tinha um par. 

Entretanto, a utilização do produto era predominante em ambientes domésticos, sendo especialmente usado por trabalhadores, operários e profissionais do campo. Ou seja, seu uso não era habitual dificilmente entre pessoas de renda familiar mais alta. 

Os chinelos eram comercializados em sacos de plástico e comprados em mercearias de bairros das cidades. Existia apenas um modelo: o clássico chinelo azul e branco.

Nos anos 90, entretanto, a empresa optou por um reposicionamento de marca, a partir da gestão de branding eficiente, que incluiu:

  • novas cores para os produtos;
  • uso de celebridades para suas campanhas de marketing;
  • anúncio em grandes revistas de moda;
  • embalagens mais modernas e estilosas;
  • patrocínio de grandes eventos como o São Paulo Fashion Week;
  • criação de lojas próprias e cheias de estilo. 

A empresa também abraçou a sua brasilidade, usando isso para ganhar um espaço no mundo todo.

Hoje a marca atende a todas as faixas sociais, inclusive as mais altas, e é um ícone de personalidade e estilo.

Como adaptar o branding para a criação de marca de dentista?

É claro que as ações para criar uma marca para dentista são muito diferentes das usadas pela Havaianas, então qual é a relação existente entre elas?

A Havaianas é uma marca de chinelos que foi capaz de se reposicionar no mercado e alcançar sucesso internacional, chegando nos pés dos maiores ícones de moda do mundo. Isso foi feito a partir de uma gestão de marca eficiente. 

Essa história deve funcionar como um exemplo de como você, dentista, também pode sair do estágio em que está e alavancar a atração dos pacientes com os quais você sonha trabalhar. 

Tudo isso a partir de um novo posicionamento de marca, alcançado a partir do branding. 

Isso não está apenas atrelado a criação ou reformulação da sua logomarca, mas à construção de um conjunto de estratégias de marketing e vendas.

São elas que vão te ajudar a se comunicar com o paciente que você deseja atender e a transmitir uma imagem que você espera ter. 

Esse conjunto de ações envolve:

  • identidade visual para dentistas;
  • definição do local de vendas;
  • estratégias de marketing;
  • experiência proporcionada ao cliente;
  • elementos subjetivos que estão atrelados ao uso do produto (como estilo e descontração) e mais. 

Quando em conjunto, cada elemento contribui para mudar a percepção dos pacientes sobre a clínica e podem ampliar seus resultados financeiros. 

Por que é tão importante pensar na marca para dentista?

O branding é importante porque permite que potenciais clientes conheçam mais a sua clínica e saibam diferenciá-la da concorrência. Ele também é imprescindível para direcionar as suas táticas de comunicação e facilitar a conquista dos compradores ideais.

Em outras palavras, o branding para dentistas pode:

  • mudar a forma como as pessoas percebem sua clínica;
  • gerar novos negócios;
  • aumentar o valor da marca.

Isso significa que, entre as razões para pensar na marca para o dentista, podemos incluir: 

  • o aumento de valor do negócio;
  • conquista de novos clientes;
  • melhora a satisfação dos funcionários;
  • ampliação da confiança do mercado

Sem dúvidas, criar uma marca para dentista é fundamental para destacar o seu consultório no mercado e ajudar você a atrair pacientes de valor, que buscam mais do que preço, mas vão até você pela percepção de qualidade e autoridade. 

Essas etapas são imprescindíveis para os profissionais  que desejam alcançar melhores resultados financeiros, em busca do sonhado faturamento de 6 dígitos. 

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