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Marketing de conteúdo para atrair pacientes odontológicos

O marketing de conteúdo para atrair pacientes particulares é uma estratégia essencial para dentistas que desejam se diferenciar da concorrência, ampliar o faturamento e alcançar os objetivos de carreira.

Afinal, é por meio do conjunto de ações de marketing que potenciais pacientes passam a conhecer a clínica e o seu trabalho como dentista.

Também é por ele que você consegue driblar a concorrência, inclusive de franquias e planos de saúde. 

Quer entender melhor o assunto? É só ler o texto até o fim! 

Qual é o papel do marketing de conteúdo para atrair pacientes?

O papel do marketing na odontologia é fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem, com pacientes em potencial, em busca de mais informações sobre tratamentos. 

Depois que isso acontece, uma boa estratégia de captação de pacientes deve considerar outras etapas de trabalho, como o relacionamento e comunicação entre a secretária e o paciente em potencial e a qualidade da avaliação feita por você.

Contudo, neste artigo, meu objetivo é só um: compartilhar as melhores e mais importantes práticas de marketing de conteúdo para atrair pacientes particulares.

Como criar conteúdo para atrair pacientes?

O planejamento de conteúdo para atrair pacientes de odontologia inclui:

  1. Conhecer o público que você quer alcançar
  2. Distribuir conteúdo em múltiplos canais
  3. Considerar o tripé público, copy e criativo
  4. Criar conteúdos autorais
  5. Compartilhar diferentes tipos de vídeos

Entenda como cumprir cada uma das etapas, a seguir.

1. Conheça o público que você quer alcançar

“Meu público é todo mundo que precisa de dentista”. 

Esse é o tipo de pensamento que você precisa eliminar imediatamente. Não, você não atende a todas as pessoas do mundo, apenas porque todas elas precisam de dentistas. 

Em primeiro lugar, você tem um espaço geográfico que não é acessível a todos. Por isso, geralmente, atende a pessoas que moram na mesma cidade que você, ou em locais vizinhos, correto?

Além disso, é provável que você tenha uma especialização, por exemplo, implantodontia. Nesse caso, não é todo mundo que precisa do serviço oferecido.

Com essa simples explicação fica claro que o seu público não é “todo mundo”. Então, quem ele é?

Quais são as características que o seu paciente ideal possui? 

Para responder a essa perguntas, tenho duas dicas principais:

  • observe o tipo de serviço que você presta;
  • avalie quem são seus melhores pacientes atualmente. Para isso, pode fazer uma pesquisa entre a sua base atual, verificando idade, gênero, comportamentos e mais. 

A partir disso, descreva quem seria o seu cliente ideal, destacando suas necessidades e dores. 

Para te ajudar, use o mapa da empatia, que vai te ajudar a conhecer melhor o seu paciente, a partir da resposta a 6 perguntas sobre seu público-alvo. Observe a imagem abaixo.

marketing de conteudo para atrair pacientes

Fonte: Analista Modelo de Negócios

Os conteúdos, então, devem ser criados para atender a esse perfil.

Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes

2. Distribua conteúdo em múltiplos canais

O marketing de conteúdo para atrair pacientes particulares deve ser produzido e compartilhado nos canais que o seu público utiliza. 

Entre as plataformas mais comuns estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • blog;
  • site. 

Crie materiais exclusivos para cada plataforma, mas respeite a identidade da sua clínica e a linguagem que você usa.

Dessa forma, é possível criar uma identidade para o consultório e construir uma marca mais forte, presente e consolidada.

3. Tenha atenção ao tripé do conteúdo

O conteúdo para atrair pacientes de odontologia deve ser pautado em três pilares;

  • copy;
  • criativo;
  • público. 

Já falamos sobre o público e como segmentar os melhores pacientes para a sua clínica. 

Então, seguindo, o copy é o texto (ou legenda) criado para o canal em questão. 

Eu ainda encontro muitos dentistas fazendo publicações em plataformas como Instagram, sem nenhum tipo de informação relevante na legenda. 

Contudo, é o texto criado ali que vai falar sobre o seu trabalho, o procedimento realizado e como tudo isso impacta  a vida dos pacientes. 

Também é a legenda que oferece espaço para responder às objeções que impedem muitas pessoas de contratar os serviços de dentistas.

Isso acontece porque um paciente com dúvidas prefere não agir a tomar uma atitude e se arrepender depois.  

Logo, é fundamental que você elimine essas incertezas, uma a uma, com materiais ricos e informativos. 

Fique tranquilo, no vídeo abaixo eu compartilho algumas sugestões e dicas para criar conteúdo que vai atrair pacientes, focando, especialmente, na parte escrita. Vale a pena conferir!

4. Crie conteúdos autorais 

Um dos maiores erros de marketing cometidos por dentistas é criar conteúdos com imagens de pessoas que não sejam  seus pacientes, usando fotos de banco de imagens.

Nada disso contribui para que outras pessoas tenham interesse em saber mais sobre ele. 

A verdade é que o conteúdo que mais gera engajamento é o autoral, em que você usa fotos de pacientes reais e compartilha a história deles. 

Para quem é impactado pelo material isso gera similaridade e uma conexão verdadeira. 

A razão disso é simples: a pessoa que recebe o conteúdo se identifica com aquele paciente sobre o qual você está falando. 

Por outro lado, ela não se identifica com a foto de um supermodelo ou um ator de novela, com sorriso impecável.

Se você ouvir as histórias que chegam até o seu consultório, vai perceber que muitas delas se repetem. 

Logo, o papel do marketing na odontologia é gerar essa conexão entre as histórias de seus pacientes atuais e futuros e derrubar as dúvidas que dificultam uma contratação. 

5. Compartilhar diferentes tipos de vídeos.

Ao planejar o marketing de conteúdo não se esqueça dos vídeos, afinal, nem só de texto escrito se constrói uma estratégia. 

Os vídeos podem ser usados em diferentes plataformas e estratégias. Por exemplo, é possível abastecer um canal no Youtube, mas também criar vídeos para stories do Instagram ou para anúncios pagos.

Leia também: Instagram para dentista: tudo o que você precisa saber!

Se você é tímido, pode começar com vídeos em que não aparece. Algumas opções para isso incluem depoimento de pacientes e a apresentação de equipamentos, deixando apenas que a sua mão apareça.

Entretanto, digo como um dentista especialista em marketing que o melhor a fazer é perder essa vergonha e aparecer em frente às câmeras. 

Só assim a sua imagem e o seu nome ficarão fortes o suficientes no mercado. Contudo, você pode começar devagar, o importante é não adiar. 

Crie também conteúdos audiovisuais que expliquem  o tratamento, seus benefícios, funcionamento e mais. 

Dedique-se, mais uma vez, a responder às objeções dos pacientes como “isso é para mim?” ou “será que eu tenho dinheiro para isso?”. 

Quanto mais dúvidas foram respondidas, mais leads chegarão até o seu consultório.  

O que postar para atrair mais pacientes?

Para atrair mais clientes para sua clínica, você deve investir em conteúdos autorais e humanos que agreguem valor para seus futuros pacientes e que resolvam suas dores e tirem suas dúvidas. Lembrando que além do conteúdo em texto, é importante contar com imagens e vídeos de qualidade. 

Para se aprofundar e conseguir colocar em prática tudo isso o que apresentei  aqui, assista ao vídeo abaixo em que trago  uma técnica testada e aprovada por mais de 2 mil alunos dentistas que ajudei a conquistar os sonhos.  

Esse é apenas um dos métodos que você vai aprender ao se inscrever no Gorro Branco, um curso para dentistas que vai te ensinar a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!

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