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Marketing criativo na odontologia: 7 dicas para turbinar sua estratégia

Em um mercado concorrido, destacar-se é um desafio que todos os dentistas precisam encarar. Por isso, reforço para os alunos da Smile University que uma estratégia de marketing criativo na odontologia é essencial para alcançar os resultados desejados.

Como diz o ditado popular, não é preciso reinventar a roda. O objetivo é exercitar a criatividade, pensando em abordagens exclusivas dentro do seu nicho odontológico.

A sua área de atuação pode ser uma fonte de ideias para personalizar suas ações de marketing, diferenciando-o da concorrência.

Neste artigo, abordo como o marketing é importante para a odontologia e dou dicas de ideias criativas para aproveitar os canais de divulgação mais populares.

Continue a leitura e confira!

Qual a importância do marketing para a odontologia?

O marketing é importante para a odontologia porque sem uma estratégia de divulgação dos serviços odontológicos, especialmente via internet, é praticamente impossível conseguir clientes. Inclusive, as chances de um potencial cliente achar você pelo Google é maior que pelo tradicional boca a boca atualmente, concorda? 

Segundo a pesquisa “Saúde do Brasileiro – 2023”, realizada pela Hibou, 45% das pessoas pesquisa informação de saúde na internet. 

Ou seja, a presença digital é uma forma de entrar no radar dos clientes, criando propaganda odontológica direcionada para esclarecer dúvidas básicas do público-alvo e aproveitar sua atenção para atraí-lo e transformá-lo em lead (potencial paciente).

Por isso, o primeiro passo não é exatamente a captação em si, mas ser facilmente encontrado por pacientes em potencial que estão procurando os serviços odontológicos que você oferece.

Lembre-se que se você não investir no marketing criativo na odontologia, seu concorrente fará, deixando para trás no jogo do mercado. 

Com campanhas de marketing criativas e focadas no público-alvo ideal para o seu consultório, seu trabalho poderá ficar mais conhecido, ampliando o fluxo de bons pacientes captados por anúncios estratégicos.

Leia mais: Como fazer anúncio criativo para dentista? Confira 4 dicas de ouro!

Como criar conteúdo de marketing criativo na odontologia?

Entendeu a importância, mas quer saber como criar conteúdo de marketing criativo? Listei abaixo dicas de estratégias que vão promover e diferenciar seu negócio nos principais canais de divulgação na internet.  Confira!

1. Foque em conteúdo local

A primeira ideia de marketing criativo na odontologia que vale colocar em prática é focar em conteúdo local. Deixe claro para o usuário a cidade na qual você atende, pois a informação é o primeiro filtro, caso seu conteúdo alcance regiões distantes.

A localização também é importante na hora de criar anúncios. O acesso de cidades próximas até sua cidade é fácil? Você atende outras cidades da sua região? Então, inclua os locais próximos na segmentação.

Se morar em uma grande capital, pense quais bairros quer alcançar (dificilmente alguém atravessará a cidade para ir até o seu consultório).

2. Invista na criação de um site

As redes sociais são uma mina de ouro para o marketing odontológico. Porém, ter o próprio site é um diferencial para conquistar reconhecimento da marca e direcionar o seu público-alvo.

Crie um site atrativo e informativo para o seu consultório, lembrando que ele deve ser facilmente acessível, fácil de navegar e compatível com dispositivos móveis. As principais informações que um bom site institucional precisa ter são:

  • serviços prestados;
  • informações de contato;
  • mapa com a localização e endereço;
  • formulário on-line para marcação de consulta ou chat on-line para conversar com a secretaria.

Se o seu site tiver as seções acima, você terá um excelente canal de marketing para captar novos pacientes. 

Leia também >>> Conteúdo para site de dentista: como criar? 6 boas práticas.

3. Incentive pacientes a avaliarem sua experiência

Você confia na qualidade do seu serviço, certo? Então, incentive os pacientes a avaliarem sua experiência de tratamento no Facebook, no Google, entre outros canais. 

O objetivo de ter depoimentos espontâneos on-line é deixá-los acessíveis para potenciais pacientes conhecerem os resultados que as pessoas já conquistam com a sua ajuda.

É um tipo de marketing boca a boca 2.0, uma vez que os usuários podem conferir ao entrar nas suas redes sociais (os depoimentos podem virar posts) e até no site, seja em texto ou vídeo. 

4. Crie ou atualize seu perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta nativa do Google que permite criar uma página com todas as informações essenciais sobre seu consultório. Se não puder investir em um site, certifique-se de criar ou atualizar seu perfil.

O algoritmo do Google indexa dados do ‘Meu Negócio’, destacando-o na lateral da página de resultados das pesquisas. As pessoas podem conhecer seu negócio organicamente dessa forma e o link do seu perfil ainda pode ser usado no Google Ads.

5. Anuncie no Google Ads

Por falar em Google Ads, os anúncios na plataforma são ótimas ações de marketing criativo na odontologia. Muitos dentistas focam nas redes sociais, mas o site de busca também é uma ferramenta de captação excelente.

O sistema permite criar anúncios para dentistas altamente segmentados, garantindo que apareçam para os usuários mais propensos a clicar nas propagandas.

Leia também >>> Curso de Adwords para dentista: por que ele é essencial?

6. Use palavras-chave que sinalizem urgência no conteúdo e em anúncios

O uso de palavras-chave como “emergência” ou “urgente” é uma maneira de converter pacientes com necessidades imediatas ou que estão dispostos a resolver um problema que estão adiantando há tempos.

Aparecer para eles nos resultados das buscas é valioso! Por isso, se você oferece atendimento emergencial, use a ligação com o botão de chamada para ação. Assim, o usuário fala diretamente com sua secretária. 

7. Dê brindes de dentista para os pacientes 

Os brindes de dentista não são determinantes para converter pacientes, mas são excelentes como complemento das ações de marketing criativo na odontologia.

Personalize os brindes conforme o serviço. Por exemplo, se você é um ortodontista, faça caixinhas personalizadas para que o paciente guarde seu aparelho ou os moldes de alinhadores invisíveis.

Lembre que para que os brindes sejam bem recebidos, todas as etapas anteriores do atendimento odontológico devem ser bem executadas. 

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