Um bom marketing de indicação para dentistas pode fazer a diferença em sua estratégia de atrair novos clientes. Afinal, nada melhor do que uma recomendação que vem da própria boca do paciente, não é?

Brincadeiras à parte, acredito que, assim como oferecemos as melhores recomendações para nossos pacientes, eles também podem recomendar os melhores dentistas – e claro que estou nos incluindo nisso.

Sabemos que a credibilidade de um profissional é construída a partir da confiança depositada na relação dentista-paciente. E nada transmite melhor essa confiança do que ouvir dos próprios amigos e familiares experiências positivas em consultórios.

Então, que tal dar um empurrãozinho nessas recomendações? Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre marketing de indicação para dentistas, benefícios, ações e ferramentas para utilizar!

O que é marketing de indicação?

Marketing de indicação é uma estratégia que incentiva os clientes satisfeitos a recomendarem uma marca, produto ou serviço para outras pessoas. Também conhecido como marketing boca a boca, o objetivo é criar ações que estimulem os clientes a recomendar a empresa para amigos, familiares e conhecidos.

A grande vantagem do marketing de indicação é que ele se baseia na confiança. As pessoas tendem a confiar mais nas recomendações feitas por alguém próximo do que em anúncios publicitários. Aliás, 88% das pessoas têm muito mais chances de confiar em uma indicação.

Ao incentivar os pacientes a compartilhar suas experiências positivas com sua clínica, você constrói uma reputação sólida e duradoura. Mas você deve estar se perguntando, “Se é marketing boca a boca, qual controle tenho sobre o que dizem?”.

Ao contrário de outras abordagens, como mídias sociais e marketing de conteúdo, o de indicação acontece de forma natural. Muitas vezes, os profissionais de marketing podem não precisar se envolver diretamente no processo.

No entanto, nós temos sim um papel nesse tipo de marketing para odontólogos. Embora o boca a boca aconteça de forma orgânica, podemos influenciar positivamente suas percepções e experiências.

Mais abaixo, vou abordar as principais ações nas quais você deve investir. Antes, confira as vantagens do marketing de indicação para dentistas!

Vantagens do marketing de indicação para dentistas

Maior fidelização de pacientes

O marketing de indicação fortalece a fidelização de pacientes, pois aqueles que vêm por meio de indicação têm mais probabilidade de permanecer leais à sua clínica. Além disso, tendem a ser mais abertos a tratamentos sugeridos, já que confiam na sua expertise.

Baixo custo de investimento

Comparado a outras estratégias tradicionais, o marketing de indicação é uma opção de custos muito mais baixos. As recomendações dependem da satisfação do paciente, mas acontecem de forma orgânica, o que significa que você não precisa gastar grandes somas em publicidade para atrair novos clientes.

Fortalecimento da reputação 

Com feedbacks positivos e recomendações chegando a todo momento, você automaticamente constrói uma imagem sólida no mercado odontológico. Aliás, os feedbacks construtivos também ajudam você a melhorar ainda mais os seus serviços.

Fácil aplicação nos meios digitais

Apesar de ser chamado de “boca a boca”, não precisamos levar para o lado literal do termo. O marketing de indicação também acontece nos sites e redes sociais, o que nos permite acompanhar os resultados e melhorar as ações.

🔖 Salve para ler mais tarde: o que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!

Como fazer marketing de indicação para dentistas?

1. Ofereça atendimento e experiência memoráveis

A primeira dica para otimizar o marketing boca a boca começa no seu próprio consultório. Existem diversas maneiras de tornar a experiência do paciente digna de ser “compartilhada” entre outros.

A começar pela comunicação entre você e o paciente. Compartilhe detalhes do tratamento de forma clara. É importante explicar passo a passo os próximos procedimentos e tirar quaisquer dúvidas de modo tranquilo para deixar o paciente sempre seguro.

Use modelos visuais, como radiografias, para ajudar a ilustrar o que está sendo discutido. Pergunte-se: “como posso garantir que meus pacientes se sintam completamente informados?

Invista em atendimento humanizado e empático. O profissionalismo na consulta é fundamental, mas também não custa nada conversar de forma descontraída sobre a rotina do paciente.

O atendimento também considera importantes fatores, como:

Ao garantir que a experiência de cada paciente seja inesquecível, você incentiva, de forma sutil, a compartilhá-la entre conhecidos, família e até nas redes sociais.

2. Construa relações profissionais

O marketing de indicação na odontologia vai além dos pacientes; os próprios dentistas de diferentes especialidades podem se indicar mutuamente. 

Na verdade, mesmo relações com colegas com a mesma especialidade podem ajudar. Pensa comigo: e se o profissional estiver com a agenda lotada e não tem como atender um caso urgente? Nessas horas, ele pode recomendar você!

Outra dica é frequentar eventos e cursos de odontologia. Nesses ambientes, é possível trocar experiências com outros profissionais, construir novas relações profissionais e, quem sabe, despertar o interesse deles para uma futura parceria.

Também vale a pena visitar clínicas para apresentar seu trabalho e escutar as necessidades. Um bom diálogo pode ser o bastante para indicação mútua.

E o melhor de indicações entre colegas é que todos saem ganhando. O paciente recebe o melhor tratamento e os dentistas ampliam seus respectivos atendimentos. 

Não tenha medo de sair do consultório e interagir mais para criar uma rede de confiança!

3. Peça diretamente por indicações

Pedir indicações parece e é uma dica óbvia, mas muitos consultórios evitam por ser desconfortável ou ter medo de soar como desespero. Entendo essa questão, porém, continua sendo uma ação simples e efetiva.

O marketing de indicação para dentistas funciona, mas os pacientes não vão falar de nós se não pedirmos. Poucos fazem indicações espontâneas quando não são solicitadas.

Claro, existe o momento certo para solicitar indicações, geralmente quando você percebe a satisfação após o atendimento. Nem é preciso dizer para evitar se o paciente estiver com dor ou de mau humor, certo?

Vale lembrar também que você pode pedir para os pacientes deixarem reviews no Google ou Facebook – mesmo que não seja diretamente um marketing de indicação, ajudam a criar confiança no espaço online.

4. Envolva toda a sua equipe

Sua equipe tem um papel fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing de indicação. A sua secretária, por exemplo, deve estar por dentro da ideia e ter autonomia para incentivar os pacientes a fazerem recomendações.

Acima de tudo, uma equipe que acredita na estratégia também fará de tudo para oferecer um serviço excelente. Seus colaboradores devem saber que as indicações só funcionam se os pacientes estiverem satisfeitos.

Sendo assim, cada ponto de contato com sua clínica deve proporcionar uma experiência positiva e memorável para o paciente. É algo que não se limita apenas ao encontro presencial; se estende às mensagens enviadas aos clientes e às chamadas realizadas.

💡 Sugiro fazer um treinamento para suas secretárias para deixá-las preparadas e alinhadas com a sua estratégia.

5. Marque presença online

Se você ainda não tem perfis nas redes sociais, está na hora de mudar isso. Mesmo que a indicação ocorra fora da internet, é inevitável que os potenciais novos pacientes vão querer buscar saber mais sobre você nos meios online. 

Se não encontrarem nada, as chances da recomendação dar em algo podem diminuir. Portanto, garanta a sua presença online, seja com um site ou blog, Instagram ou Facebook, além de ter seu perfil no Google para aparecer no Maps.

Essas ferramentas servem de porta de entrada para que os pacientes encontrem sua clínica. Ao criar conteúdos relevantes, você passa mais confiança e deixa claro como é o seu atendimento. Também é uma oportunidade para você se tornar uma autoridade reconhecida na área.

Só não se esqueça das diretrizes e código de ética para anúncios de marketing odontológico. Qualquer dúvida, confira tudo que você precisa saber: código de ética do marketing para dentistas.

Falando em presença online, logo abaixo eu te conto quais ferramentas utilizar para fazer marketing odontológico, então continue a leitura!

6. Faça controle das indicações

Por fim, controle e mensure os resultados do seu marketing de indicação para dentistas. Dessa forma, você consegue saber quais ações estão dando retorno.

Na ficha de cadastro dos pacientes, basta inserir a pergunta: como você conheceu o nosso consultório? 

Você pode colocar opções, como referência de amigos ou família, pelas redes sociais ou indicação de outro dentista. Deixar o espaço em branco ajuda a não limitar as opções, mas é mais fácil para o paciente apenas assinalar a alternativa certa.

marketing de indicação dentistas

Agora vamos ver algumas ferramentas que vão ajudar você a otimizar e potencializar a sua estratégia de marketing odontológico!

Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?

Software de gestão de consultório

A sua ferramenta de gestão de consultório também serve para o marketing odontológico. A ideia aqui é fazer um bom uso do software para organizar a agenda e enviar mensagens de confirmação de consulta. 

Afinal, faz sentido que o seu consultório se organize para não afetar a experiência do paciente, como consultas marcadas em horários errados ou problemas com confirmações.

Assista ao vídeo abaixo e veja o que você deve saber antes de investir em um software odontológico!

Redes sociais

Já falei sobre a importância de marcar presença online, mas vou ser mais específico aqui sobre Instagram e Facebook. Ambos são usados por milhões de pessoas diariamente. 

Ao gerar e manter uma presença sólida nessas plataformas, você pode aumentar a visibilidade da sua clínica e compartilhar experiências positivas. 

O marketing odontológico para Instagram em especial, traz recursos e vantagens, como:

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Plataformas de marketing

As plataformas de automação e CRM de marketing são ideais para otimizar o marketing boca a boca, pois simplificam a criação, o rastreamento e a gestão de programas de indicação. 

Elas oferecem recursos personalizáveis e relatórios detalhados, permitindo que você incentive pacientes a compartilhar suas experiências positivas e acompanhe o sucesso de suas campanhas de marketing de indicação para dentistas. Além, é claro, de serem excelentes para a fidelização de pacientes.

Alguns exemplos dessas ferramentas são:

Aplicativos de mensagens

Não podemos esquecer dos aplicativos de mensagens no marketing boca a boca. Eles facilitam a comunicação direta com os pacientes para fornecer suporte, responder dúvidas e criar um relacionamento mais próximo.

São uma forma eficaz de lembrar os pacientes de sua clínica e incentivar a indicação. A escolha da plataforma depende de suas preferências, porém, o WhatsApp é a opção favorita dos brasileiros em geral. Você já usa o WhatsApp Business para atrair pacientes?

Além do contato direto com os pacientes, você também pode criar grupos no aplicativo para compartilhar conteúdos e informações, por exemplo. 

Ou por que não formar um grupo com outros profissionais, criando uma rede de confiança e que todos possam se ajudar com indicações? 

⚡ Confira mais ferramentas de marketing para consultório!

Fidelização de pacientes e marketing de indicação para dentistas

Como você viu ao longo deste artigo, a experiência do paciente em todas as etapas do atendimento odontológico é essencial para gerar resultados positivos no marketing boca a boca.

Ao oferecer um atendimento diferenciado, escutar as necessidades de cada um e manter uma comunicação contínua e personalizada, você conquista a sua confiança e lealdade.

Investir na fidelização de pacientes não é apenas um complemento ao marketing de indicação para dentistas; é a base que permite que o boca a boca prospere.

São ações de marketing que fazem o paciente se sentir valorizado em nosso consultório, recomendando nossos serviços para familiares e amigos sempre que precisarem de um dentista.

Se você quer saber mais como utilizar ferramentas e estratégias de marketing, então eu te apresento a Smile University! 

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