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Como fazer marketing odontológico no Instagram? Passo a passo

Criar uma boa estratégia de marketing odontológico para Instagram é essencial para que você atraia para seus consultório pacientes particulares que realmente enxerguem valor no seu trabalho e, que, assim, não fiquem limitados a apenas “bons preços”. 

Para elaborar uma, no entanto,  você precisa se planejar e lançar algumas ações que façam sentido para a sua clínica. Ou seja, não basta “copiar e colocar” o que vê por aí na rede social! 

Nesse contexto, os conteúdos ganham destaque. Isso porque, se eles forem realmente diferenciados e relevantes, as suas chances de cativar novos pacientes aumentam. 

Para ter insights para levar o seu marketing odontológico no Instagram para outro nível, basta seguir com sua leitura!

Como fazer marketing odontológico no Instagram?

Nosso objetivo aqui é te fazer começar a enxergar o poder das redes sociais e a sentir os resultados que elas podem levar ao seu negócio.

Afinal, o papel delas na implementação do marketing digital para dentistas é fazer o telefone e o WhatsApp da sua clínica tocarem com pessoas interessadas em conhecer o seu trabalho e fazer uma avaliação. 

Isso  só é possível se você planejar suas ações de marketing odontológico no Instagram com eficiência. 

E nada disso precisa ser um bicho de sete cabeças! Ao contrário, você pode começar com apenas cinco passos e sentir os resultados em poucas semanas. 

Então vamos direto ao assunto e entender como captar pacientes usando o marketing odontológico no Instagram:

  1. Defina um nicho de mercado
  2. Compreenda as dores dos seus pacientes
  3. Humanize a comunicação
  4. Produza conteúdo de valor
  5. Invista em anúncios segmentados

1. Defina um nicho de mercado

A odontologia é um campo com múltiplas opções de especialização, por isso, a primeira etapa de um planejamento de ações marketing para dentista no Instagram é definir o nicho que você deseja atender, ou melhor, o tipo de serviço que você quer prestar. 

Se você é especialista em implantes, direcione a sua comunicação para atrair pacientes que precisem desse procedimento.

Ao fazer isso, você produz conteúdo especializado e se posiciona como uma autoridade no assunto.  

Essa imagem de especialista vai fazer com que os pacientes queiram realizar o tratamento com você. 

Então não tenha medo de se dedicar a sua verdadeira paixão. Além de aumentar a sua satisfação com o trabalho, é  ela que vai trazer mais e melhores pacientes.

2. Compreenda as dores dos seus pacientes

Para criar um perfil no Instagram você só precisa baixar o aplicativo e criar uma conta seguindo os passos que o sistema apresenta. É tudo bastante simples. 

Mas, e a partir daí? Você sabe o que publicar em sua conta? 

Nossa sugestão é que comece compreendendo quem são os seus pacientes, quais as dúvidas e motivações que eles possuem. 

A partir dessas informações, você terá mais dados para criar e direcionar os conteúdos do Instagram, com o objetivo de atrair contatos qualificados, que tenham o perfil de paciente da clínica. 

É comum que algumas pessoas tenham receio de cumprir essa etapa, acreditando que a definição de um público possa limitar sua abrangência, afastando pessoas que poderiam se tornar pacientes. 

A verdade, entretanto, é que conhecer quem é o seu paciente faz com que você aumente o índice de acerto na busca por eles. 

Ou seja, você amplia a taxa de conversão dos leads que chegam até o seu consultório. 

Em outras palavras, ao segmentar a comunicação da clínica, a partir da definição de um público preferencial, você aumenta as chances de atrair contatos  mais propensos a agendar uma avaliação e contratar o serviço. 

Por isso, antes de começar a implementar as ações de marketing odontológico no Instagram,  escreva  as particularidades demográficas (como gênero, idade e localização) e comportamentais do público que quer atrair.

Uma forma de fazer isso é olhar as características dos seus melhores pacientes e replicá-las para o perfil de cliente ideal da clínica. 

3. Humanize a comunicação

Com o avanço das franquias e a participação das agências de publicidade na execução das ideias para marketing odontológico no Instagram, é cada vez mais comum observar publicações muito similares entre os consultórios. 

Os posts com fotos típicas de bancos de imagens, com modelos com dentes superbrancos sorrindo, prevalecem no feed dos dentistas.

Isso sem falar em publicações com fotos de antes e depois de arcadas dentárias que poderiam ser de qualquer pessoa. 

Se você quer se destacar, o primeiro passo é evitar esse tipo de conteúdo que não gera identificação com o público que está navegando na rede social.

Prefira publicações em que você e eu paciente apareçam. Para isso, solicite a autorização de imagem, para garantir a privacidade dele e o cumprimento das regras do Conselho Regional de Odontologia

Conte a história desse paciente, quais problemas ele tinha quando chegou na clínica, como você definiu um tratamento ideal e quais os resultados alcançados. 

É isso que vai gerar identificação de quem navega no Instagram com a sua publicação.

4. Produza conteúdo de valor

Estamos insistindo na qualidade do conteúdo porque essa é uma etapa imprescindível de um planejamento de marketing odontológico para Instagram.

Como falamos acima, uma das principais características das publicações deve ser a  capacidade de gerar identificação com quem tem contato com o material

Nesse sentido, algumas dicas são valiosas na produção de conteúdo para Instagram, entre elas: 

  • descubra quais são as principais dúvidas das pessoas sobre os tratamentos que você oferece;
  • crie posts em imagem e vídeo, para o feed e stories, contando histórias de pacientes que chegam à clínica, fale sobre o dia a dia do consultório, narre como você decidiu por um tipo de tratamento e mais;
  • use imagens de pessoas reais (mediante autorização);
  • solucione objeções comuns respondendo, por exemplo, quem pode fazer determinado procedimento, quais as vantagens, cuidados, mais;
  • mostre o impacto que um tratamento pode trazer na vida de um paciente (por exemplo, com um implante ele vai poder voltar a frequentar churrascos de família sem se preocupar com o dente que está solto);
  • apresente casos de sucesso e mais.

Lembre-se de não usar linguagem promocional. Isso vai contra as regras do Conselho Regional de Odontologia. Use sempre o tom de conversa, apenas apresentando o conteúdo com o intuito de ajudar quem está acessando o conteúdo.

Também é importante que você organize o material e monte um cronograma de postagens. 

Para te auxiliar a criar um calendário de publicação no Instagram para uma semana, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Nele, o especialista Matheus Marcondes oferece  dicas de ouro para criar um conteúdo valioso para cinco dias.

5. Invista em anúncios segmentados

O Instagram, assim como o Facebook e o Google, permite que você crie anúncios segmentados para atrair pacientes. 

Para desenvolver esses anúncios você precisa ter uma conta profissional no Instagram e acessar o sistema de gestão de anúncios.

Aqui é importante ter atenção redobrada! Não clique em “turbinar uma publicação”, botão que geralmente aparece logo abaixo de um post no feed. 

Essa opção limita a sua capacidade de definir para quem o anúncio vai aparecer, o que reduz muito a sua chance de sucesso. 

Por isso, opte pelo gerenciador de anúncios da ferramenta e crie seu anúncio seguindo o passo a passo que a ferramenta propõe de forma intuitiva. 

Agora sim, você tem um guia de como fazer marketing odontológico no Instagram com o objetivo de atrair mais pacientes particulares para o seu consultório.  

Contudo, se o seu objetivo for  alavancar o faturamento,  atrair mais  pacientes e aumentar  o ticket médio,  é hora de conhecer o método da Smile University, com treinamento criado de dentista para dentista.

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