Em busca de pacientes qualificados para a sua clínica, com potencial de se tornarem visitas cativas à cadeira de consulta? Se você tem dúvidas sobre a efetividade de apostar em marketing off-line para dentistas, saiba: esta pode ser uma boa estratégia, sobretudo quando combinada com recursos digitais que apresentam retornos rápidos, efetivos e mensuráveis.
Quando falamos na escolha de profissionais responsáveis pela manutenção da saúde bucal, a palavra confiança ganha destaque, ao lado da credibilidade.
Para fortalecer ambos os termos, recomendamos o uso alternativas de marketing off-line voltadas para odontologia — aliadas, é claro, ao bom e velho marketing digital, cujos resultados são conhecidos e comprovados —, incluindo táticas de relacionamento, indicação e fortalecimento da autoridade.
Quer estruturar um plano de marketing mas está em dúvida sobre apostar nos meios off-line ou digitais? Então, continue a leitura!
O que é marketing off-line?
Marketing off-line é o nome dado ao conjunto de estratégias de promoção e vendas realizadas fora da rede, ou seja, no âmbito “real”, e não “virtual”. Seu objetivo é expandir o alcance de marcas, empresas e profissionais, reforçando sua autoridade e credibilidade na área de atuação.
Exemplos de marketing off-line
Alguns exemplos de marketing off-line que você certamente conhece são: propagandas em televisão e rádio, anúncios em jornais e revistas, outdoors, propagandas em veículos (como os chamados busdoors), participação em eventos, entrevistas em canais de comunicação etc.
Como fazer uma propaganda de dentista?
Para fazer uma propaganda de dentista, é preciso seguir as recomendações do código de ética odontológica, incluindo informações-chave, como CRO, nome do profissional e título representativo da profissão. Você também deve apresentar os diferenciais do serviço sem exibir preços, violar direitos de imagem dos pacientes ou praticar concorrência desleal.
Vale destacar que os aspectos acima ditam as melhores práticas para captação de pacientes de odontologia dentro e fora da internet, ou seja, em estratégias de marketing off-line ou on-line.
Além destes pontos, outras dicas para fazer uma boa propaganda para a sua clínica são:
- crie um headline atrativo (ou seja, uma frase de destaque que chame a atenção do público-alvo);
- explore temas com os quais você se identifica ou que representem pontos fortes do seu atendimento;
- use boas imagens atreladas ao conteúdo publicitário;
- explore sua formação acadêmica como um diferencial.
💡 Quer mais dicas para criar propagandas efetivas? Leia nosso artigo com 11 ideias de Anúncio para cirurgião dentista ideias + importância do conteúdo informativo!
6 estratégias de marketing off-line para dentistas
Agora que você já sabe o que é e quais os aspectos fundamentais para seguir, chegou a hora de conhecer 6 estratégias de marketing off-line para dentistas.
Veja a lista:
- Assessoria de imprensa
- Marketing de indicação
- Publicidade na rádio
- Propaganda televisiva
- Ações nas escolas e empresas
- Anúncios impressos
A seguir, te explico em detalhes sobre cada alternativa.
- Assessoria de imprensa
Elabore releases (textos que abordem um tema sob o viés odontológico, colocando-se como uma autoridade no assunto), e os envie para diversos canais em busca de uma oportunidade de ser creditado como fonte de uma matéria informativa.
- Marketing de indicação
Incentive os pacientes satisfeitos a indicarem seus serviços a amigos e familiares. Para aumentar as chances de que a indicação, de fato, ocorra, preze sempre por um atendimento impecável e por uma experiência positiva no consultório.
- Publicidade na rádio
Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Inside Audio em 13 regiões metropolitanas do Brasil, 80% da população ouve rádio e o tempo médio de escuta é de 3h55 diários?
Para quem busca dicas de marketing off-line para dentistas, esta é uma oportunidade ímpar de alcançar potenciais clientes com um anúncio direto e objetivo (vale lembrar que spots de rádio devem ter, no máximo, 60 segundos).
- Propaganda televisiva
Aparecer na televisão é outra forma de turbinar o seu marketing off-line. Com inserções em horários estratégicos (a depender do seu público-alvo), as chances de ser visto por potenciais pacientes aumentam.
Na hora de gravar, lembre-se dessas dicas e priorize um cenário bem iluminado, com decoração adequada e capriche na sua paramentação, evidenciando o cuidado com aspectos de biossegurança.
- Ações nas escolas e empresas
Se o seu objetivo é a odontologia infantil, fazer parcerias com escolas para ações de conscientização e educação bucal é uma forma de se colocar em evidência. Aproveite a ocasião para usar recursos de gamificação e tornar a experiência das crianças positiva.
De igual maneira, ações em empresas ajudam a fortalecer seu nome como possibilidade para potenciais interessados em procedimentos de odontologia estética e demais intervenções.
- Anúncios impressos
Inserir uma peça publicitária em revistas (sobretudo as que circulam comumente em consultórios médicos de outras especialidades) é outra maneira de se destacar usando o marketing off-line para dentistas.
Aproveite o espaço para inserir seus canais de contato e direcionar os potenciais pacientes para as suas redes sociais, sobretudo se você já usa as ferramentas para produzir conteúdo com frequência.
Dica extra: multiplique seu alcance com uma estratégia digital!
Como já mencionei anteriormente, para assegurar o sucesso do seu plano de marketing, a melhor alternativa é unir o marketing digital para dentistas com as iniciativas off-line.
Mantenha em mente que a estratégia digital, quando bem aplicada, traz retornos rápidos, com custo reduzido e dados precisos para mensurar e qualificar o desempenho das iniciativas.
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Quais ferramentas utilizar para fazer o marketing odontológico?
Para fazer um bom marketing odontológico, você deve usar, como ferramentas:
- software de gestão de redes sociais;
- CRM, ou sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente (para gerenciar os potenciais clientes atraídos por meio das estratégias digitais);
- planilha de controle de anúncios e veiculações off-line;
- planilha de gestão orçamentária;
- WhatsApp (para facilitar e aproximar o contato com os pacientes);
- gerador de copy, para otimizar as legendas das publicações.
Quer entender como cada uma funciona? Veja a seguir.
- Software de gestão de redes sociais
Não é novidade que ter uma boa presença on-line é essencial para aumentar o alcance dos seus serviços odontológicos, certo?
Para que a gestão de vários canais digitais não se torne um obstáculo para a sua construção de marca, use um sistema de gerenciamento de redes sociais, que permite o agendamento de publicações e a análise de dados e estatísticas de performance.
Leia mais sobre ferramentas de mídia sociais para dentistas!
- CRM, ou sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente
O CRM é um sistema desenvolvido para integrar e facilitar a gestão do relacionamento com o cliente.
Com a plataforma, você organiza as informações dos pacientes, mantém registros de dados atualizados, faz a gestão de potenciais pacientes e mantém agendamentos sob controle, acompanhando de perto a jornada do seu cliente.
- Planilha de controle de anúncios e veiculações off-line
Se você quer uma estratégia completa, sabe que precisa aplicar o melhor do marketing off-line para dentistas em conjunto com iniciativas digitais.
Para garantir que nada saia do controle, mantenha uma planilha atualizada com todos os anúncios e inserções off-line do consultório. Marque as datas de divulgação, registre os pacotes acordados com os canais e monitore sua veiculação.
- Planilha de gestão orçamentária
Outro aspecto fundamental de uma gestão de marketing efetiva é o controle de custos.
Para não ter surpresas desagradáveis e conseguir se planejar com antecedência, mantenha uma planilha com todos os investimentos listados, bem como suas datas de renovação e os retornos esperados.
O WhatsApp é uma ferramenta-chave para um marketing de sucesso. Além de ser fácil de usar, transmite profissionalismo e, ao mesmo tempo, aproxima você, dentista, do seu paciente.
Experimente usar recursos adicionais, como chatbots (com mensagens programadas para acolher as demandas dos clientes) e listas de transmissão para enviar comunicados padronizados.
- Gerador de Copy
Alimentar tantas frentes de comunicação com conteúdos estratégicos pode ser difícil e cansativo, não é mesmo? Se você tem uma rotina corrida ou passa grande parte do seu tempo atendendo, o Gerador de Copy da Smile University pode ser um aliado de peso.
A ferramenta usa inteligência artificial para fazer todo o trabalho de criação de legendas de redes sociais para você. Basta inserir o tema e detalhes sobre que gostaria de ter na sua publicação e pronto! Textos de apoio feitos em apenas um clique.
Veja como o nosso Gerador de Copy funciona agora mesmo!
Marketing off-line e online para dentistas: por onde começar?
Certo. Agora você já conhece algumas possibilidades de marketing off-line para dentistas, e sabe até que a melhor forma de ter bons resultados é aliando o off ao on-line.
Não se esqueça de que, com uma boa estratégia digital, você amplia seu alcance, se posiciona como autoridade e conquista clientes em diferentes fases da jornada — desde aqueles que começaram a procurar clínicas odontológicas “como quem não quer nada” até os que, de fato, precisam de tratamentos.
Tudo isso com um investimento relativamente baixo e um retorno altamente mensurável.
Se ainda assim, você sente que falta um empurrãozinho para começar a colocar a mão na massa, eu posso te ajudar.
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