Marketing

7 dicas de marketing para consultório odontológico e seus usos

A criação de uma estratégia de marketing para consultório odontológico é uma etapa obrigatória para dentistas que desejam impulsionar seus resultados de captação de pacientes. 

Contudo, é muito comum  encontrar profissionais  que não façam  marketing ou que o fazem de maneira errada. 

Afinal, durante a faculdade ninguém ensina a  criar uma campanha de anúncios no Instagram, não é mesmo? 

Isso sem falar em todas as demais estratégias necessárias para ter sucesso na busca por novos pacientes particulares. 

Mas, não se preocupe, porque existem saídas para isso, e é sobre elas que vou falar ao longo deste guia. 

A boa notícia é que você não vai precisar contratar uma agência de publicidade, e poderá usar o seu dia a dia e os conhecimentos que já possui sobre sua área para fazer o telefone da clínica tocar com pessoas interessadas em agendar uma avaliação. 

Gostou? Então, continue lendo e conheça as 7 dicas de marketing digital para consultório odontológico

Como montar o marketing digital para consultório odontológico?

Fazer uma campanha de marketing que traga resultados exige mais do que simplesmente criar um perfil no Instagram e sair publicando fotos de banco de imagem ou o antes e depois de arcadas dentárias. A razão é simples: está todo mundo fazendo isso e se você quer se destacar, vai precisar mudar seu direcionamento. 

Além disso, esse tipo de publicação gera pouco engajamento. Logo, fazer isso é perder  tempo e dinheiro. 

A mesma coisa posso  dizer sobre campanhas de anúncios pagos. Para que elas funcionem, não adianta clicar no botão de impulsionar publicação. Acredite, existe um outro caminho que vai fazer o seu telefone e WhatsApp tocarem. 

É ele que vamos apresentar a seguir com as etapas para atrair clientes para o consultório:

  1. Compreenda quem são seus pacientes
  2. Defina os canais de comunicação
  3. Produza conteúdo relevante e autoral 
  4. Faça anúncios pagos
  5. Convide a agendar uma avaliação
  6. Crie um site estratégico
  7. Monitore os resultados 

#1 Compreenda quem são seus pacientes

Criar uma campanha de marketing depende da sua capacidade de conhecer seus pacientes, compreender o que eles desejam e por que contrataram o seu serviço.

Pense no seguinte: ninguém quer fazer um implante dentário. As pessoas querem voltar a sorrir sem medo e sem vergonha.

É nisso que você deve se concentrar em suas ações de marketing: mostrar a sua capacidade de realizar os sonhos.

Para isso, você deve saber quais são os sonhos, desejos e os problemas que os seus futuros e atuais pacientes enfrentam, e criar a sua comunicação em cima disso.

Você pode começar perguntando aos pacientes que já fizeram tratamentos com você, sobre como o procedimento impactou a vida deles. 

#2 Defina os canais de comunicação

Existem muitos canais de marketing digital disponíveis no mercado, logo, você precisa escolher os seus.

Sim, você pode atuar em todos, mas o que faz mais sentido é pensar onde estão seus pacientes e as pessoas que os influenciam e, então, criar uma comunicação eficiente nesses canais. 

Observe também onde estão os seus concorrentes. Essa é uma boa forma de avaliar onde você deve construir sua presença. 

Quando falamos sobre pessoas que influenciam potenciais pacientes, não estamos falando apenas de famosos, mas também de filhos e netos, que podem indicar o seu trabalho a alguém que precise de implante, por exemplo. 

Pai, mãe, amigos, todos eles são potenciais influenciadores. Então, considere-os também na hora de escolher os canais em que você vai estabelecer sua presença. 

Atualmente, os canais mais relevantes do mercado são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Google;
  • site da sua clínica.

#3 Produza conteúdo relevante e autoral 

Como falei  acima, produzir  conteúdo igual a todo mundo está não vai te ajudar a se diferenciar e mostrar sua autoridade, muito menos a gerar engajamento e despertar o interesse dos usuários. 

Esse, inclusive, pode ser o seu principal erro ao criar uma campanha de marketing para consultório. 

Então, o que fazer? Existem algumas alternativas, como usar as histórias de seus pacientes para solucionar objeções e gerar identificação em outras pessoas. 

No vídeo abaixo, eu monto uma semana de conteúdos para Instagram, além de compartilhar várias dicas sobre o que fazer de forma contínua. Vale a pena assistir antes de começar a criar seus textos, imagens e posts. 

Acredite, é provável que seja mais simples do que o que você faz hoje (se é que faz alguma coisa). 

#4 Faça anúncios pagos

Acima, falei sobre a produção de conteúdo relevante que pode ser publicado em sua rede social gratuitamente. Mas, além disso, é possível, e indicado, que você faça anúncios pagos para atrair pacientes, tanto para a sua rede quanto para a sua clínica. 

Sim, bons anúncios fazem com que um usuário ligue ou envie uma mensagem por Whatsapp para a sua clínica,querendo saber mais sobre determinado tratamento. 

Para isso, contudo, é fundamental saber como construí-lo, por exemplo, fazendo uma boa segmentação de público, para que a mensagem chegue até a pessoa certa. 

Entretanto, essa etapa depende que você comece a criar a campanha no lugar certo: dentro do gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram

No vídeo abaixo você  aprende  a diferença entre impulsionar uma publicação e fazer um anúncio no gerenciador. Também  entende por que os resultados são diferentes. Então aperte o play e compreenda onde ir para criar campanhas eficientes.

Leia também: Como criar anúncios no Facebook para dentistas em  5 passos?

#5 Convide a agendar uma avaliação

Seja em publicações orgânicas (em que você não paga nada para que o seu conteúdo seja publicado) ou em anúncios, a sugestão é que você inclua uma chamada para ação que estimule quem está lendo a agir. 

Fazer isso é bastante simples, basta inserir no final de um texto frases como: “dê o primeiro passo e agende uma avaliação”.

Você também pode usar as redes sociais para levar as pessoas para dentro do seu site, incluindo, por exemplo, um link para uma página especial que fale sobre o tratamento que  está abordando.

#6 Crie um site estratégico

Atenção ao criar o seu site. É importante que desenvolva páginas estratégicas, com foco em conversão (elas também são chamadas de landing page). Quando fizer isso, use a URL  em suas campanhas de anúncios e não o link para a página inicial do site. 

Essas páginas devem explicar o procedimento de ponta a ponta, solucionando objeções comuns dos pacientes e explicando, como, por exemplo:

  • o que é o tratamento;
  • quem pode fazer;
  • quais os benefícios;
  • quanto tempo ele demora para ser executado;
  • quem já fez (inclua depoimentos de seus pacientes);
  • porque o paciente não deve esperar mais;
  • qual é o histórico da sua carreira como dentista (inclua informações sobre o que te motiva);
  • como agendar uma avaliação; e mais. 

Por fim, inclua um botão convidando o paciente a agendar uma avaliação ou a compartilhar dados, como nome e telefone, para que a sua equipe entre em contato.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar os leads que chegam na sua clínica a partir da internet. 

#7 Monitore os resultados 

Acompanhar os resultados da clínica é fundamental para saber onde você deve agir para melhorá-los. 

Por exemplo, se há um volume baixo de contatos chegando à  clínica a partir de suas redes sociais,  é necessário melhorar a comunicação dentro desses canais.  

Caso tenha um bom volume de leads, mas poucos comparecimentos em avaliações, talvez o problema esteja no contato entre a secretária e o paciente. 

Já em casos de baixa taxa de conversão de avaliações em pacientes efetivos, talvez seja hora de reavaliar a qualidade do seu atendimento ao cliente nessa fase. 

Leia também: Funil de vendas para dentista: etapas e como criar o seu?

Curso de marketing para consultório para aumentar as conversões

Como apresentei na introdução deste artigo, nada aprendemos sobre marketing e vendas na faculdade de Odontologia. Por isso, é natural que tenhamos muitas dúvidas sobre essa etapa da gestão da empresa. 

Contudo, essas dúvidas não podem nos impedir de agir na busca pela captação de pacientes

Nesse cenário, fazer um curso de marketing digital para consultório odontológico é uma ótima solução para alcançar melhores resultados.  

Em um treinamento como esse, especializado no setor, você tem acesso a dicas e a um passo a passo detalhado sobre o que e como fazer para aumentar o volume de pacientes vindos da internet. Tudo começa na atração de leads que sejam qualificados. 

Minha indicação é que você conheça o Gorro Branco, um curso para dentistas  testado aprovado por mais de 2 mil aluno/dentistas que conquistaram os seus sonhos, entre eles os 6 dígitos de faturamento.

Não estamos falando de franquias, mas de dentistas que, com seus consultórios particulares, alcançaram esses números impressionantes, aplicando a nossa metodologia.

Não está acreditando? Então conheça a história do Dr. Daniel Gaspar, implantodontista do interior de Minas Gerais que faturava R$30 mil, e com apenas uma cadeira e os ensinamentos do Gorro Branco, alcançou os R$198 mil de faturamento.

Acesse o site da Smile, faça sua inscrição e seja um desses dentistas de sucesso.

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