O marketing para dentistas no Instagram é parte fundamental da estratégia de marketing digital. Além de ter uma base de bilhões de usuários, os recursos visuais da plataforma são ideais para divulgar consultórios odontológicos que buscam envolver seu público-alvo e aumentar a base de pacientes.

Para alcançar os objetivos desejados, é preciso trabalhar continuamente para criar uma presença on-line consistente por meio de um conteúdo rico e relevante.

Afinal, quando se trata de um perfil de empresa na rede social, o esforço para crescer, atrair e envolver as pessoas precisa ser bem planejado e priorizar a experiência do usuário.

Sua estratégia de marketing digital para dentistas já inclui o Instagram? Entenda a importância da ferramenta e confira as dicas de conteúdo e captação de pacientes que listei para você incluir na sua estratégia.

Boa leitura!

Qual a importância do marketing para dentistas no Instagram?

O Instagram é uma ferramenta de captação de pacientes odontológicos importante porque estimula a interação e aproxima os criadores de conteúdo das pessoas que buscam conteúdo relevante.

Por isso, se você quer melhorar a sua presença on-line na rede social, é essencial entender como ela funciona. Em 2023, os algoritmos do Instagram foram atualizados — sim, existe mais de um algoritmo, na verdade, são três, um para cada seção do aplicativo (feed, explorar e reels).

Dessa forma, o sistema de classificação é baseado em como o usuário interage com os diferentes conteúdos. O algoritmo considera essas ações como sinais de relevância.

Segundo o próprio Instagram, a frequência com que suas publicações aparecem para os usuários, depende do que eles curtem e comentam, além de detalhes da publicação como marcações e formatos de post.

As principais dicas para que seu perfil tenha relevância frente aos egotismo são:

No próximo tópico, detalho como planejar o conteúdo de marketing para dentistas no Instagram. Continue acompanhando.

Como criar conteúdo de odontologia no Instagram? 

O conteúdo é rei! Quando se trata de marketing digital, essa é a frase mais repetida. Eu reforço neste artigo porque divulgar informações consistentes, relevantes e confiáveis é um fator crucial para ter credibilidade on-line e off-line.

As dicas abaixo foram pensadas com base nas últimas mudanças do algoritmo. Então, são ideias que você pode colocar em prática tão logo termine de ler o artigo. Confira!

1. Crie postagens “compartilháveis”

Sempre que sentar para criar conteúdo de odontologia no Instagram, tenha em mente que suas postagens devem ter o fator ‘compartilhamento’ associado. O motivo é que o compartilhamento é um sinal para o algoritmo de que aquele conteúdo é relevante.

E o que as pessoas gostam de compartilhar? Conhecendo seu público-alvo, você pode criar um filtro mais preciso para definir o melhor conteúdo. Porém, como se trata de uma rede visual, as pessoas gostam de ver pessoas. 

Pensando nisso, você pode criar os seguintes tipos de posts:

Importante: peça autorização para publicar o rosto do paciente e fotos do resultado do tratamento. Se o paciente for menor, é necessário autorização do responsável. Em fotos de procedimento, edite-as para que o paciente não seja identificado. 

2. Use palavras-chave relevantes

As legendas das publicações e as hashtags devem ser otimizadas, incluindo palavras-chave relevantes relacionadas ao conteúdo. Por relevante, entenda termos que os próprios usuários pesquisam quando querem saber mais de um assunto.

A otimização ajuda o usuário a descobrir o seu conteúdo, pois ao colocar uma palavra que existe na sua legenda, por exemplo, o algoritmo pode sugerir sua publicação dos resultados. 

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

3. Faça um bom mix de formatos de conteúdo

Que as pessoas adoram assistir a vídeos é um fato. Veja a popularidade de formatos, como o Reels e o Stories no Instagram. 

Porém, o segredo não é priorizar um formato, mas sim fazer um mix com as opções existentes, pois a diversificação favorece a melhoria do alcance do perfil 

Aproveite e monte um cronograma de conteúdo para facilitar a escolha dos formatos mais adequados para cada tema trabalhado. 

Leia também: 16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes.

4. Responda comentários e marcações

Outro ponto crucial do marketing para dentistas no Instagram é responder os comentários e marcações dos seguidores. Afinal, a interação é fundamental para estreitar relacionamentos com atuais e potenciais pacientes.

Como prestador de serviço, valorize a proximidade, pois essa é uma característica que as pessoas buscam, pois é um indicativo que o profissional é aberto ao diálogo. 

5. Reposte feedbacks de pacientes

Seu paciente o marcou em um stories com um depoimento bacana ou enviou uma mensagem bacana no WhatsApp do consultório? Reposte esse conteúdo e agradeça ao paciente pela confiança.

As pessoas se baseiam na opinião de outros usuários para tomarem suas próprias decisões. Então, os feedbacks são ouro para reforçar sua credibilidade!

Como captar pacientes de odontologia pelo Instagram?

Além de um bom conteúdo, outra estratégia de marketing no Instagram que você pode investir são os anúncios para dentistas. As publicações com foco em conversão e vendas ganham mais visualizações quando anunciadas. Foque nos serviços mais estratégicos para captar, criando imagens e vídeos atrativos.

Leia também: Como fazer anúncios publicitários de dentistas e o que evitar?

Faça um upgrade na sua estratégia de marketing odontológico

Gostou das dicas de marketing para dentistas no Instagram? Essas ideias vão ajudá-lo a atualizar sua estratégia e focar em ações para aumentar sua relevância e captação de pacientes por meio da rede social.

Como dica final, tenho duas sugestões para você ir além do Instagram para dentistas e incluir outros canais de marketing na sua estratégia. 

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