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Marketing para dentistas no Telegram: como fazer? Vale a pena?

O Telegram é usado por 65% dos brasileiros, é o que aponta a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, e por isso, é um canal de comunicação que deve ser considerado em uma estratégia de divulgação. Mas, afinal, como fazer marketing para dentistas no Telegram

Para responder a essa pergunta, vamos começar a explicar  o que é essa ferramenta. 

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que permite aos usuários enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de forma rápida. 

Ele funciona como um tipo de concorrente do WhatsApp, mas os dois podem ser instalados em um mesmo smartphone. Ou seja, você pode usar ambos, sem nenhum problema. 

Assim como seu concorrente mais famoso, a plataforma oferece criptografía de ponta a ponta opcional para conversas secretas, que garantem a privacidade das mensagens.

Além disso, permite criar grupos com até 200 mil membros e canais públicos que podem ser seguidos por um número ilimitado de pessoas.

O aplicativo possui recursos, como:

  • a possibilidade de enviar mensagens que se autodestroem;
  • realizar chamadas de voz e vídeo;
  • desenvolver bots personalizados para automatizar tarefas;
  • criar enquetes em grupos.

Se você não conhece nada sobre a ferramenta, a minha dica é que assista ao vídeo abaixo com um passo a passo de como criar a sua conta e começar a usar. 

Quais os principais recursos do Telegram?

Para entender como atrair pacientes usando a rede social, primeiro é importante conhecer bem os seus recursos para usá-los da melhor maneira, não é mesmo? 

Veja abaixo quais são as principais ferramentas deste aplicativo de mensagens.

  • Criptografia de ponta a ponta: essa opção garante a privacidade das mensagens trocadas. Isso significa que apenas o remetente e o destinatário podem acessar o conteúdo das mensagens;
  • Grupos e canais: é possível criar grupos com até 200 mil membros e canais públicos que podem ser seguidos por um número ilimitado de pessoas. Os grupos permitem a troca de mensagens entre os membros, enquanto os canais públicos são ideais para disseminar conteúdo relevante associado ao seu trabalho;
  • Mensagens autodestrutivas: os usuários podem enviar mensagens que se autodestroem, ou seja, somem do sistema, após um tempo determinado, garantindo que o conteúdo das conversas não fique armazenado indefinidamente;
  • Chamadas de voz e vídeo: o Telegram permite realizar chamadas de voz e vídeo em alta qualidade, sem cobranças de operadoras telefônicas;
  • Bots personalizados: usuários podem criar bots personalizados para automatizar tarefas, como enviar mensagens de boas-vindas a novos membros de grupos ou fornecer informações em resposta a comandos específicos. Isso pode ser bem interessante para o atendimento ao seu paciente ou a leads interessados que possuem dúvidas sobre seu tratamento;
  • Enquetes em grupos: é possível criar enquetes em grupos para coletar opiniões e tomar decisões de forma colaborativa.

Como fazer marketing para dentistas no Telegram?

Para fazer marketing para dentistas no Telegram você precisa baixar o aplicativo, criar uma conta gratuita e então aproveitar os recursos para: 

  • desenvolver bots para agilizar o atendimento;
  • criar enquetes para entender melhor seu público;
  • montar um grupo no Telegram sobre odontologia;
  • divulgar conteúdos relevantes no seu canal.

Use os bots do Telegram para agilizar o atendimento

O Telegram possui o recurso de bots que agilizam o atendimento com mensagens automáticas, enviam mensagens pré-programadas de boas-vindas a novos membros dos grupos, além de outras funcionalidades úteis.

O ponto forte do sistema deles é que eles têm categorias diferentes e estão prontos para uso, você consegue configurá-los para automatizar várias funções que vão desde pagamentos, marketing e eventos até jogos interativos.

Entretanto, eu preciso te lembrar que esse tipo de recurso não substitui a sua secretária. 

O sistema deve ser usado como uma ferramenta que contribui para o trabalho dela. Ele é útil, por exemplo, respondendo mensagens enviadas em horários em que ela não está no consultório ou não pode atender imediatamente. 

É essencial que você compreenda que a sua secretária tem um papel estratégico de direcionar alguém que entrou em contato com você ao agendamento e comparecimento a uma avaliação, além de garantir um excelente atendimento a todos os que se comunicam com a clínica, sejam antigos ou novos pacientes. 

Para entender melhor o papel que a sua secretária deve ocupar em seu plano de ação, assista ao vídeo abaixo. 

Crie enquetes para entender melhor seu público

O Telegram tem uma mecânica voltada para os grupos e canais, com eles é possível juntar uma série de pacientes e pessoas interessadas no seu serviço em um só lugar. 

Além de ser uma oportunidade de compartilhar conteúdos relevantes sobre o tratamento que você realiza, o recurso de enquetes te ajuda a entender melhor os desejo, dúvidas e necessidades de quem te acompanha. 

Leia também: Como fazer uma boa pesquisa de mercado em odontologia?

Monte um grupo no Telegram sobre odontologia

Um grupo é um lugar para você compartilhar conteúdos exclusivos ou mesmo enviar links de publicações que você fez em outros canais, como seu site, blog ou outra rede social. 

Lembre-se de que a comunicação deve ser baseada em compartilhamento de informação relevante e não em publicidade promocional. 

Isso quem está dizendo não sou só eu, mas os conselhos regionais de odontologia. Para mais informações leia o artigo, “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”. 

Divulgue seus conteúdos no seu canal

Como destacamos, além dos grupos, o Telegram permite a opção de canais que funcionam como uma rede social, onde é possível postar conteúdo. Você tem aí mais uma forma de entregar seu conteúdo. 

Além disso, é possível compartilhar materiais individualmente, o que pode ser muito valioso para convencer um lead que entrou em contato com você a comparecer em uma avaliação. 

Marketing para dentista no Telegram, vale a pena?

De modo geral, é sempre interessante usar vários canais para atrair e atender pacientes, por isso marcar presença em várias redes sociais é  importante. No entanto, é essencial pesar o custo-benefício.

Por isso, é imprescindível  usar o Telegram como ferramenta de marketing relevante, mas deve-se dar a importância relativa a ele, uma vez que o WhatsApp é quem concentra a maioria de pacientes em potencial, de modo geral. Afinal, o maior app de mensagens do mundo está presente em 99% dos smartphones brasileiros, como mostrou uma pesquisa apresentada pelo relatório Mensageria no Brasil

Por isso, se você quiser saber como usar o WhatsApp Marketing para Dentistas, te convido a acessar nosso artigo especial sobre Curso de Whatsapp marketing para dentistas: escolha o seu!”. 

Aproveite também para incluir outras redes sociais como o Instagram e o Facebook, gigantes do setor, em seu plano de marketing, de maneira eficiente com o curso Gorro Branco e aprenda a  direcionar melhor suas campanhas e aumentar a sua conversão, atraindo pacientes pela internet, todos os dias.

Para saber mais sobre esse curso e tudo que ele pode te oferecer, assista ao vídeo no meu canal no Youtube:

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