Marketing

Plano de marketing e vendas para dentistas: como montar?

Criar um plano de ação de marketing e vendas para dentistas precisa ser um objetivo de quem quer vencer a concorrência de planos de saúde, franquias e outros profissionais.

Afinal, está cada vez mais difícil viver apenas de indicações, enquanto tem um monte de profissional criando estratégias digitais. 

Logo, se você quer ocupar o seu espaço e abrir uma nova fonte de pacientes, o marketing para dentistas precisa começar a fazer parte do seu dia a dia, hoje mesmo.

Quer saber mais sobre o tema? É só continuar com sua leitura! 

O que é planejamento de marketing e vendas para dentistas?

O planejamento de marketing para dentistas precisa estar relacionado aos objetivos de vendas da clínica. Dessa forma, é fundamental definir o tipo de serviço que será ofertado, quais conteúdos serão compartilhados, quem é o paciente ideal e quais as metas comerciais que você tem para o consultório.

Estabelecer  objetivos e acompanhar indicadores é especialmente relevante para direcionar os seus esforços e de toda a equipe. 

Vamos considerar que você queira alcançar o faturamento de R$60.000 mensais e que cada paciente pague em média R$2.000. Nesse caso, você precisa de 30 novas pessoas entrando para alcançar a receita desejada, concorda? A conta é simples, observe abaixo:

Número de pacientes = faturamento / ticket médio

Número de pacientes = 60000 / 2000

Contudo, ter esse número em mãos é uma mudança importante na forma como você pensa a sua gestão e na maneira de organização do seu plano de ação. 

Saber quantos pacientes particulares novos você precisa ter na clínica todos os meses para alcançar a meta definida, gera  previsibilidade.

Perceba que, assim, você sai de uma gestão às cegas e começa a ter um direcionamento claro sobre onde chegar e o que você precisa para isso. 

Mas se você não coloca essas informações no papel e não tem essa conta em mente, criar um planejamento e gestão de consultórios de odontologia eficiente se torna realmente difícil. 

Leia também: Implementação de marketing digital para dentistas em 5 passos simples

Indicadores de vendas e marketing para dentistas

É partir do número de clientes que deseja alcançar que você deve considerar outras metas de vendas, como:

  • número de contatos que chegam até a sua clínica por mês, semana e dia;
  • número de pessoas que comparecem a uma avaliação. 

Pense comigo, nem todo mundo que entra em contato com a sua clínica agenda uma avaliação, não é mesmo? 

Da mesma forma, quem comparece a uma avaliação pode ou não contratar o tratamento. 

Por isso, é importante que você  acompanhe os indicadores para criar campanhas que estimulem mais pessoas a avançarem pelas etapas do funil de vendas que antecedem a contratação.

Outro indicador que você deve acompanhar para melhorar a gestão de consultório odontológico é a sua capacidade de pacientes finalizados.

Isso porque, se você só entregar 15 tratamentos por mês, é esse o limite que deve ter em mente ao criar as suas campanhas. 

Se ficou com alguma dúvida sobre essa etapa, a minha sugestão é que assista ao vídeo abaixo, em que eu apresento o passo a passo dessa linha de pensamento para facilitar o planejamento e gestão do seu consultório de odontologia.

Como atrair clientes para dentistas?

Para atrair pacientes para dentistas usando a internet, é preciso:

  • entender a persona dos clientes;
  • listar quais dúvidas e objeções eles têm sobre um tratamento;
  • produzir conteúdo relevante;
  • criar anúncios segmentados;
  • criar chamadas para a ação que estimulem o usuário a entrar em contato com a clínica.

Ao seguir esse passo a passo você aumenta as suas chances de fazer o telefone ou WhatsApp da clínica tocar mais vezes ao longo do dia, com pessoas que querem saber mais sobre o que você faz. 

Todavia, essa é apenas uma das primeiras etapas do relacionamento entre vocês, que vai levar uma pessoa comum, que não conhece você nem a sua clínica, a se tornar um bom paciente particular, que entende os seus diferenciais e busca por benefícios que vão além de preço baixo.

Funil de vendas para dentistas: passo a passo

O funil de vendas para dentistas é formado por etapas como: atração, por meio de anúncios e conteúdos relevantes, transformação de usuários em leads, quando entram em contato com a clínica, o comparecimento a uma avaliação e, por fim, a contratação. 

Percorrer todo esse caminho, e ter sucesso no final, é possível desde que você tenha uma estratégia de marketing e venda que considere cada um dos estágios do funil de vendas, que são:

  • atração, de um usuário da internet para seus canais de comunicação;
  • conversão em lead, quando uma pessoa entra em contato com a clínica em busca de mais informações;
  • agendamento e comparecimento à avaliação, ocorre após a conversa com a sua secretária;
  • fechamento, é o que acontece depois de uma boa avaliação.

Leia também: Funil de vendas para dentista: etapas e como criar o seu?

Técnicas de vendas para dentistas

As técnicas de vendas para dentistas incluem:

  • produção de conteúdo para redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • SEO;
  • criação e divulgação de landing pages sobre os tratamentos;
  • uso de influenciadores;
  • geração de leads;
  • nutrição e relacionado por WhatsApp e telefone;
  • treinamento de secretária;
  • avaliação de excelência;
  • pós-venda.

Como você pode perceber ao ler a lista acima, as técnicas de vendas não incluem apenas as ações de atração. Na prática, o processo comercial é mais longo do que isso. 

Ele envolve, por exemplo, a qualidade da experiência que o lead terá ao ter contato com a clínica por meio de sua secretária. 

Será que ela está oferecendo as respostas certas para estimular o paciente em potencial a agendar e comparecer a uma avaliação?

O quanto ela consegue responder às principais objeções dessas pessoas?

No vídeo abaixo, eu explico detalhadamente como a secretária pode fazer parte de sua técnica de vendas. Ao assistir, você vai perceber que talvez nunca tenha usado todo o potencial que essa profissional e nem reparado na importância dela para o seu sucesso.

Contudo, o processo de marketing e vendas para dentistas não para nela, mas continua com você, dentista e gestor, que faz a avaliação. 

Como vimos acima, ao falarmos sobre o funil de vendas, essa é a etapa final da contratação. 

A pessoa que chegou até aqui está muito próxima de fechar negócio com você, mas ainda não o fez. 

O “sim” ou o “não” depende da qualidade da avaliação e da sua capacidade de se diferenciar dos demais profissionais. 

E você pode estar pensando “mas o que os pacientes querem é preço baixo”. Esse é o problema enfrentado por grande parte dos dentistas, mas existem formas de fazê-lo pagar mais por seu trabalho. Não acredita? 

Então, eu vou indicar mais um vídeo especial que gravei e onde explico o que fazer para que o preço não seja um problema. É só dar play!

Perceba que o caminho até a conversão pode ser longo, mas é necessário para você ter um consultório com a agenda cheia

Com a concorrência de planos de saúde e franquias, é fundamental o investimento em ações de marketing e vendas, que destaquem o seu nome e o seu trabalho, tudo isso sem descumprir as regras dos Conselhos Regionais de Odontologia.

Então, encerro esse guia com um convite: conheça o Gorro Branco, um curso para dentistas, que vai te ensinar tudo sobre como atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!

A metodologia já foi testada e aprovada por mais de 2 mil alunos/dentistas, que alcançaram seus objetivos diariamente, a partir de nossos ensinamentos. 

Inscreva-se agora mesmo no Gorro Branco e dê o primeiro passo para alavancar os resultados e o faturamento da sua clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *