Ter uma estratégia de mídia digital para dentista pode ser o que você precisa para trazer pacientes qualificados para o seu consultório. 

Ao direcionar a mensagem certa para o público certo usando o canal adequado, as chances de conversão crescem muito — e os cases de sucesso da Smile não me deixam mentir. 

A cada ano, mais profissionais descobrem que o digital é o futuro para o sucesso de clínicas odontológicas. Algumas pesquisas evidenciam a evolução desse entendimento. 

Este estudo, publicado em 2022 com entrevistas a mais de 500 dentistas, mostrou que apenas um terço (31,2%) usava as redes sociais para marketing odontológico. Já em 2023, a DentaVox mostrou que o número subiu para 75%. 

Quer mais um dado super interessante? O mesmo relatório apontou que 35% dos pacientes enxergam dentistas ativos nas redes sociais como mais cuidadosos/atenciosos. 

Entende o poder da mídia digital para dentista e sua relação próxima com a experiência do paciente? 

Para te ajudar a identificar as potencialidades da estratégia, preparei este artigo. 

Nas próximas linhas, mostro alguns dos diferentes recursos de marketing odontológico. Também te dou o caminho das pedras para alcançar o sucesso para a sua clínica usando ferramentas digitais. 

Boa leitura!

O que é marketing digital na odontologia?

Marketing digital na odontologia é o conjunto de estratégias usadas para promover a clínica e consolidar a autoridade de um profissional usando os canais virtuais, incluindo redes sociais, site, tráfego pago e marketing de conteúdo. O objetivo é captar novos pacientes e assegurar a fidelização dos antigos.

Como fazer marketing digital para dentistas?

Para fazer marketing digital para dentistas, é preciso: 

  1. fazer uma análise completa do negócio;
  2. criar uma presença forte nas redes sociais; 
  3. consolidar sua autoridade por meio de conteúdos estratégicos, efetivos e simples;
  4. falar a linguagem do seu paciente;
  5. investir em diferentes tipos de propaganda digital;
  6. estimular os clientes a deixarem avaliações e indicarem o serviço em canais digitais;
  7. compreender a jornada do seu paciente (e trabalhar cada etapa);
  8. acompanhar métricas e avaliar resultados. 

A seguir, te explico cada ponto em detalhes. 

  1. Fazer uma análise completa do negócio

O primeiro aspecto para investir de forma positiva em mídia digital para dentista é conhecer a fundo o seu negócio. 

Assim, dedique-se a entender seus pontos fortes e fracos, ou seja: quais as suas áreas de facilidade e dificuldade, os diferenciais e os pontos de atenção da sua gestão odontológica.

Tal compreensão, somada ao perfil do seu paciente ideal, ajudará a direcionar esforços para os canais mais efetivos em potencial.

  1. Criar uma presença forte nas redes sociais 

Conhecendo o status da sua clínica e tendo claros seus objetivos com a mídia digital, é hora de agir! O primeiro passo é começar a construir presença nas redes sociais. 

Não basta só criar perfis, caprichar nas fotos e largar as páginas às traças. Para fortalecer a sua credibilidade profissional, é preciso manter todos os canais ativos. 

Como fazer isso? Te conto a seguir.

  1. Consolidar sua autoridade por meio de conteúdos estratégicos, efetivos e simples

Produzir conteúdo é fundamental para quem quer se destacar por meio da mídia digital para dentista. Porém, não é “só” produzir conteúdo. É preciso criar materiais consistentes, estratégicos, sem deixar de lado a humanização e a simplicidade.

Lembra da estatística que eu trouxe na introdução deste artigo? Para que um paciente classifique o profissional como “cuidadoso” ou “atencioso” a partir de sua presença nas redes, ele deve ser acessível, compreensível e empático. 

  1. Falar a linguagem do seu paciente

Nada de usar tecnicismos e palavras difíceis em seus materiais de mídia digital. O que seus clientes querem é conhecer você e a seriedade do seu serviço

A mensagem que deve estar clara em todas as peças de publicidade é: seu atendimento é pautado pela excelência e você é capaz de devolver o sorriso para os seus pacientes (no sentido real e no figurado!). 

  1. Investir em diferentes tipos de propaganda digital

Para ter êxito em uma estratégia de mídia digital na odontologia, é interessante apostar na diversificação. 

Não se prenda apenas aos anúncios ou somente às redes sociais. Mesclar as frentes e segmentar o foco pode ampliar seu alcance. 

  1. Estimular os clientes a deixarem avaliações e indicarem o serviço em canais digitais

O sucesso de uma estratégia de marketing depende inteiramente da satisfação do cliente, seja em razão da fidelização ou da possibilidade de indicação. 

Neste segundo caso, reforçar com os pacientes a importância de deixar avaliações nas páginas e recomendar seus serviços para amigos e familiares faz muita diferença. 

Extra: veja como estruturar um vídeo com depoimento de paciente

  1. Compreender a jornada do seu paciente (e trabalhar cada etapa)

Quando falamos em ações de captação de pacientes e conversão, não podemos deixar de pontuar o valor da compreensão da jornada. 

O percurso representa toda a trajetória do potencial paciente desde o momento em que entra em contato com a sua clínica até a consulta, propriamente dita.

Como um empreendedor digital, cabe a você entender e investir em cada passo, explorando as mídias mais adequadas ao nível de maturidade do cliente. 

  1. Acompanhar métricas e avaliar resultados 

Por fim, para ter a certeza de que seus esforços estão direcionados para as iniciativas adequadas, é preciso acompanhar métricas. 

Felizmente, muitas ferramentas de gestão de marketing disponibilizam dados interessantes para avaliação, criando padrões comparativos bastante satisfatórios.

Além destes, lembre-se de adicionar indicadores relacionados à gestão em si, como taxa de ocupação do consultório, faturamento, entre outros.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, recomendo estes artigos: 

Por que fazer mídia social em odonto?

Ao fazer mídia social em odonto, você tem condições de alcançar mais pacientes com menos esforço. Sabe aquela prática (muito comum entre os dentistas) de trabalhar em 10, 15 consultórios simultâneos para aumentar a carteira de clientes? 

Com uma boa estratégia de mídia social, os pacientes te encontram sem que você precise sair do lugar.

Além disso, ter um bom conteúdo nas redes sociais é uma forma de se posicionar como um profissional de respaldo em sua especialização. Afinal, de forma constante, você compartilha informações que mostram o quanto conhece sobre sua área de especialização, e o quão satisfeitos estão os pacientes após os procedimentos.

Ainda duvida do poder das redes sociais? Então veja esse vídeo com 5 ideias de conteúdos para atrair pacientes particulares em uma semana: 

Explore possibilidades: 4 estratégias de mídia digital na odontologia

E aí, convencido de que investir em mídia digital para dentista pode transformar a sua vida? Então aproveite essas 4 dicas para explorar agora mesmo! 

  1. Tráfego pago: estratégias de tráfego pago se baseiam em anúncios com foco em conversão. Para ter sucesso, vale estudar as melhores formas de estruturar as peças e ver dicas para turbinar sua publicidade em canais como o Facebook e o Instagram;
  2. Marketing de conteúdo: por meio da estratégia, você desenvolve um calendário otimizado de publicações e estrutura um funil de informações que conduzem o potencial paciente desde o primeiro contato com o seu perfil até a conversão; 
  3. Parceria com influenciadores: com uma rede forte e engajada, os influenciadores apresentam produtos e serviços (como o seu) a leads compatíveis;
  4. SEO: uso de diferentes critérios para construir textos de modo a posicionarem bem no ranking orgânico do Google (ou seja, sem que seja preciso investir R$1!). 

Dica: tem dificuldades de criar boas legendas para as suas publicações nas redes sociais? Com o gerador de copy para dentistas da Smile, a IA cuidará dessa etapa para você.

Basta inserir informações sobre o tema da publicação e detalhes indispensáveis no post e pronto!

Torne-se um expert em marketing digital para dentistas

Até aqui, apresentei um pouco da essência do marketing digital para dentistas, incluindo boas estratégias a adotar. A verdade, porém, é que este é um universo muito vasto, e, para compreendê-lo verdadeiramente, é preciso mergulhar mais fundo. 

Para tanto, minha recomendação é o Método Gorro Branco: uma oportunidade para aprender a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet!

A vivência é completamente diferente de todos os cursos que você já fez na internet. Aqui, você descobre o seu diferencial e o motivo que dá sentido à sua odontologia para encontrar bons pacientes na internet. Paralelamente, aprende a usar recursos como o Google e o Facebook para multiplicar o faturamento da sua clínica.

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