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O que é nicho odontológico? 3 ferramentas para descobrir o seu

Conhecer o que é nicho odontológico ajuda a sua clínica a driblar a alta concorrência da área, tornar-se referência no segmento e aumentar o número de pacientes do seu consultório. 

Tais benefícios é o sonho de qualquer dentista, seja o recém-formado ou o mais experiente, não é mesmo? 

Por isso, trago um guia completo sobre o assunto. 

Ao longo da minha carreira, acumulei alguns conhecimentos e aprender os segmentos odontológicos, sem dúvidas, foi um dos mais valiosos. 

Quer descobrir o por quê? 

Venha comigo e saiba mais detalhes! 

O que é nicho odontológico?

Nicho odontológico é uma estratégia de segmentação, isto é, um segmento específico em que um dentista pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se referência para os pacientes. 

Alguns exemplos de nicho odontológico são:

  • implantodontia;
  • estética;
  • ortodontia. 

Escolher nicho de odontologia é vital para que as estratégias de marketing sejam aplicadas da melhor forma possível. 

Além disso, ele faz com que os recursos da área de vendas sejam investidos com eficácia.

Adicionalmente, você atinge o paciente ideal e faz ele enxergar sua necessidade, o que aumenta a sua taxa de conversão. 

Porém, ao longo da minha carreira, percebi que os supernichos, conhecidos também como micro nichos, são ignorados pelos dentistas. 

E, caso você não tenha ouvido falar deste termo, continue lendo este artigo. 

A seguir, explico detalhadamente o conceito, benefícios e como usá-lo em sua clínica. 

Afinal, o que são supernichos? 

De modo geral, supernichos representam uma pequena parcela de pacientes de uma área mais ampla. 

Alguns exemplos de supernichos:

  • protocolo inferior;
  • implante em área estética;
  • rinomodelação;
  • harmonização facial em paciente homossexuais;
  • lábio;
  • alinhadores;
  • aparelho convencional;
  • faceta de resina.

Como você pode perceber acima, os supernichos informam com clareza o tipo de tratamento ofertado pelo dentista. 

Então, os pacientes que buscam por eles não terão dúvidas de que estão no lugar certo para agendar o procedimento naquele momento. 

Contudo, tenha em mente que os supernichos geram menos acessos, afinal, eles são buscados por pacientes que desejam algo bem particular. 

Em contrapartida, a chance dessas pessoas contratarem um serviço é maior, visto que elas sabem exatamente o que procuram, como explica a imagem abaixo. 

Fonte: Hotmart 

Como escolher nicho de mercado? Confira 3 dicas!

A escolha de um nicho de mercado depende de três definições importantes, tais como: especialidade, potência e sua capacidade de entregar uma solução sob medida. 

Achou difícil? Que nada! 

A seguir, explico cada um desses detalhes. 

Vem comigo! 

1- Defina a área que você domina 

Indico que você comece pelo básico: a escolha do supernicho que tem mais conhecimento. 

Afinal, de nada adianta olhar para o mercado e concluir que existe uma alta demanda para “lentes de resina”, mas você é um especialista em lábios. 

A propósito, já tive colegas que aplicaram tempo e dinheiro em áreas populares.

Entretanto, quando acreditaram que estavam prontos, o mercado estava saturado com dezenas, centenas e até milhares de especialistas, tornando-se pouco lucrativo. 

Um verdadeiro banho de água fria. 

Portanto, se você pretende driblar esse cenário, recomendo que inicie com o que você tem de melhor.

E, a partir daí, tenha calma, pois seu nicho nascerá aos poucos, conforme a ligação entre a sua área de atuação e as exigências do mercado. 

Quer mais dicas? 

🎥 Confira este vídeo que produzi e entenda na prática como encontrar pacientes parecidos com os seus na internet: 

2- Confirme o potencial do mercado 

Fazer anúncio no Google é uma boa estratégia para que você prospecte o tamanho deste supernicho. 

Suponha que você pretenda investir em harmonização facial para mulheres. 

Então, faça anúncios no Google Adwords, a ferramenta de divulgação do Google, para verificar a taxa de resposta desse mercado. 

🎥Aliás, tenho um vídeo no meu canal que explica, com detalhes, a diferença da busca orgânica para a paga no Google. Vale a pena conferir: 

Além do Google, considere usar outras ferramentas, tais como: 

  • Google Trends: exibe tendências de pesquisa para uma determinada palavra-chave ou termo; 
  • SEMRush: permite que você acesse o site do concorrente e entenda o número de acessos dele, para quais palavras-chave ele ranqueia e anúncios que ele criou recentemente;
  • SimilarWeb: oferece um ranking das páginas mais acessadas do país, bem como o número de visitas dos concorrentes. 

3- Confira a sua capacidade de entrega personalizada 

Você definiu um supernicho e validou que existe demanda? Parabéns! Estamos no caminho certo. 

Agora, quero que você reflita se, atualmente, é possível oferecer a essa área uma solução ou proposta de tratamento personalizada. 

Isto é: imagina que você pretende atender executivos de grandes empresas. Naturalmente, eles precisam de um atendimento ágil, exclusivo e eficaz. 

Com isso em mente, responda: “estou preparado para atender as exigências desse público”? 

A princípio, escolher segmentos odontológicos pode parecer um processo complicado. 

Mas, com estas três definições em mente, fica mais fácil descobrir até o seu propósito de carreira de dentista

Facilite o aprendizado sobre como descobrir seu propósito e seu nicho 

Como falei acima, existe uma série de profissionais com foco em áreas saturadas, tais como harmonização facial e lentes de resina. 

Assim, fica complicado competir e encontrar o seu diferencial competitivo. 

Nesse contexto, acredito que não há outra saída: entender o que é nicho odontológico e como escolher o seu já não é mais uma necessidade, mas sim essencial para o sucesso da sua carreira. 

E, caso você já tenha selecionado o seu nicho, convido a conhecer o método Gorro Branco. 

Aqui, você aprende a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet. A propósito, tal investimento é vital, sobretudo, para quem pretende se destacar em um supernicho. 

É o seu caso? 

Então, venha descobrir como os dentistas estão ganhando muito dinheiro com essa oportunidade de negócio. Faça agora mesmo a sua inscrição no método Gorro Branco

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