Marketing

Parceria entre dentista vale a pena? Conheça os benefícios!

Propor uma parceria entre dentista é uma estratégia que une esforços e habilidades entre especialistas da área para alcançar objetivos em comum, tais como a ampliação da carteira de pacientes e novas ofertas de serviços. 

Contudo, esta ação não pode ser feita da noite para o dia. É preciso planejamento, avaliação do profissional mais adequado para seu projeto, análise da reputação do especialista, entre outros detalhes. 

A princípio, parece desafiador, entretanto, trago dicas que o ajudarão a construir parcerias incríveis no segmento odontológico. 

E você, quer trazer estes resultados para sua clínica? 

Então, continue a leitura e aprenda na prática como tirar sua ideia do papel! 

O que é parceria entre dentista? 

A parceria entre dentistas é um acordo colaborativo entre dois ou mais especialistas da área, com o objetivo de oferecer um atendimento mais eficaz aos pacientes. Além disso, os profissionais trocam conhecimentos, o que impacta positivamente o desenvolvimento da carreira. 

Um bom exemplo disso é o trabalho em conjunto entre um ortodontista e um cirurgião-dentista. O primeiro é responsável pela avaliação inicial do paciente, indicando o tipo de tratamento mais adequado para as suas necessidades naquele momento. 

Em seguida, o cirurgião-dentista faz um diagnóstico completo da saúde bucal do paciente, verificando se há necessidade de outros tratamentos, tais como restaurações ou extrações de dentes. 

Outro exemplo é o profissional que trabalha com endodontia, mas seu paciente surge com um problema de ortodontia. 

Também pode acontecer de um paciente solicitar atendimento para o seu filho pequeno, contudo você não atua em odontopediatria. Logo, pode indicar seu parceiro para cuidar do caso. 

Com a parceria entre dentista, vocês trocam informações e desenvolvem um plano de atendimento mais completo e personalizado para o paciente, o que, segundo este relatório da Zendesk, aumenta o faturamento de qualquer negócio. 

Mas, você deve estar se perguntando: “vale a pena fazer parceria entre dentista?”. É isso que explico no próximo tópico. Acompanhe! 

Por que fazer parceria comercial entre dentistas? 

Entre os principais benefícios da parceria comercial entre dentistas, podem-se destacar: melhora na qualidade do atendimento, aumento do fluxo de pacientes, redução de custos e fortalecimento da imagem profissional.

A seguir, abordo cada um destes pontos com mais detalhes! 

Vamos a eles! 

Aumento do fluxo de pacientes 

Esse é um dos benefícios mais populares quando falo sobre parceria entre dentistas. Afinal, a indicação mútua de pacientes permite que mais pessoas conheçam o seu trabalho. 

Melhora a qualidade do atendimento

Ao atuar em conjunto, você torna-se um especialista em várias áreas da odontologia, o que resulta em um atendimento mais ágil e eficaz para os pacientes. 

Redução de custos 

O compartilhamento de equipamentos e suprimentos odontológicos reduz os custos operacionais e ajuda sua clínica a economizar dinheiro. 

Essa estratégia é bastante favorável, principalmente em momentos de crise ou oscilações econômicas maiores, como exemplo da pandemia por Covid-19. 

Em 2020, as clínicas odontológicas tiveram um aumento de até 2.000% nos custos de EPIs, segundo esta reportagem do site Exame

Portanto, considerar  a parceria entre dentista como uma ótima possibilidade de economizar gastos pode ser uma ótima alternativa, não é verdade? 

Fortalece a imagem profissional 

A parceria fortalece a imagem profissional de todos os envolvidos, uma vez que você conhece a maneira como o outro trabalha e acompanha de perto a qualidade de seus procedimentos 

Otimiza o networking

A aplicação do networking é vital em qualquer momento da carreira, pois ela permite que você adquira novos conhecimentos e dicas, além de trazer feedbacks valiosos sobre o seu trabalho. 

Quando acontece a imersão presencial ‘Paciente 10K’, percebo com mais clareza como os eventos são importantes para parcerias em odontologia. 

Além da troca de informações e experiências, os profissionais conhecem novas estratégias de marketing e, em alguns encontros, já começaram projetos incríveis. 

Como escolher parceria comercial para clínica odontológica? 

A escolha de um parceiro comercial para clínica odontológica depende da avaliação de quatro critérios. Isto é: habilidades complementares, reputação do profissional, disponibilidade da pessoa  e a facilidade de comunicação. 

Conheça as habilidades do parceiro em potencial 

Primeiramente, recomendo que você procure por um profissional que tenha habilidades complementares às suas. 

Assim, você oferece um atendimento mais completo e atende às necessidades de todos os pacientes. 

Para facilitar o processo de escolha, confira a bio do dentista nas redes sociais, o site e os tipos de publicações. Assim, você entende com mais clareza quais são os focos deste profissional. 

Busque alguém com uma boa reputação

Para estudar a reputação do dentista, verifique as avaliações e opiniões dos pacientes anteriores, seja nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui. 

Confira a disponibilidade do parceiro 

Certifique-se se o profissional está disponível para trabalhar em equipe e se ele possui tempo disponível para colaborar em projetos futuros. 

Avalie a comunicação

A parceria entre dentistas só funciona quando há comunicação clara e transparente. Além disso, o profissional deve estar disposto a receber feedbacks e compartilhar ideias. 

Uma vez que você escolher um parceiro para sua clínica, aprenda no próximo tópico como fazer parceria odontológica e captar pacientes para sua clínica. 

💡 Aproveite para ler: O que atrai o paciente ao dentista? Tudo sobre!

Como captar pacientes por meio de parceria? 4 possibilidades! 

A captação de pacientes por meio de parceria pode ser feita de várias formas, entre elas: marketing boca a boca, eventos, relacionamento com outras empresas e consórcio de investimento. 

Venha comigo e entenda como funciona cada uma delas. 

  • indicação de pacientes: aqui, você pode encaminhar pacientes para outros profissionais que possam complementar o atendimento; 
  • parceria para eventos: promova eventos em conjunto, como palestras,  workshops e campanhas de prevenção de doenças bucai; 
  • parceria com outras empresas: estabeleça parcerias com farmácias e laboratórios, para oferecer descontos e benefícios para seus pacientes; 
  • consórcio de investimento: reúna um grupo de profissionais para investir em produtos de grande porte, tais como a abertura de uma nova clínica. 

💡 Aproveite para ler: Como atrair pacientes particulares? Tutorial para dentistas

Fazer uma parceria com dentista é seguro? 

Sim. Entretanto, é preciso seguir as regulamentações e leis aplicáveis ​​às parcerias entre dentistas em sua região.

Por exemplo, alguns estados ou países podem ter restrições ou exigências específicas que devem ser seguidas ao fazer parcerias entre profissionais da odontologia. 

Ao seguir as melhores práticas e cumprir todas as regulamentações aplicáveis, é possível fazer parcerias seguras e bem-sucedidas com outros dentistas.

Próximos passos!

Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre a parceria entre dentistas e como escolher o melhor profissional para o seu projeto. 

E, antes de finalizar este artigo, trago uma dica de ouro. Conheça meu método Gorro Branco

Assim como a parceria entre dentista, ele ajuda a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

Quer descobrir por que tantos dentistas estão ganhando muito dinheiro com essa oportunidade de negócio? 

Então, inscreva-se e saiba como usar o poder de inteligência do Google e Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *