A pesquisa de captação de pacientes é uma etapa vital para consultórios que buscam ampliar sua base de pacientes e aumentar seu faturamento. Para isso, é preciso que você identifique potenciais pacientes e avalie suas necessidades, preferências e comportamentos. 

Se você tem dificuldades de encontrar o paciente certo e aumentar seu faturamento, este artigo é para você. 

Aqui, compartilho dicas valiosas para que você aprenda como conseguir pacientes na odontologia.

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Por que adotar uma estratégia de captação  de pacientes? 

A captação de pacientes é uma etapa vital do processo de vendas em que são identificados e conectados pacientes com potencial, ou seja, aqueles que têm mais chance de adquirir um tratamento. 

Quando apliquei tal técnica, inicialmente, defini o perfil do paciente ideal para o meu consultório. Assim, foi possível criar estratégias mais assertivas, direcionadas à audiência que de fato tem interesse em cuidar da saúde bucal. 

Num primeiro momento, a estratégia de captação parece complicada, entretanto, ela é simples, sobretudo, porque pode ser aplicada por meio de vários formatos , tais como: reuniões presenciais, videoconferência, telefone e e-mail. 

Apesar do primeiro contato ser muito importante, sempre gosto de frisar que o trabalho de comunicação deve ser contínuo por meio de follow-ups que vão guiar o potencial paciente para a aquisição e a fidelização com o seu consultório. 

Contudo, tal processo não pode ser feito de qualquer forma. Por isso, continue lendo este artigo e aprenda como marketing odontológico de qualidade pode atrair pacientes.

Como fazer captação de pacientes? Confira 5 dicas! 

A captação de pacientes é um processo que envolve diversas etapas, tais como: conhecimento da persona, escolha do diferencial competitivo, definição do material rico e busca por evangelizadores da marca. 

Ficou curioso? Nos próximos tópicos, explico cada ponto com detalhes e como criar um plano de ação para captação de pacientes.

Vamos lá! 

Conheça sua persona 

É primordial saber quem é o paciente com mais chances de fechar um tratamento para poder guiar as suas estratégias de captação com mais assertividade. 

Tal definição influencia a maneira como você se apresenta, discurso, até o material gerado, que deve fazer sentido para que o seu possível paciente e, mais do que isso, atenda as expectativas dele. 

Portanto, se você não tem mapeada a persona, é hora de colocar a mão na massa. 

Em primeiro lugar, recomendo que você pesquise o comportamento da audiência. Depois, questione, analise a concorrência e observe quem são os seus pacientes. 

Achou difícil? Que nada! 

Dê o play neste vídeo e entenda na prática como criar a persona do seu consultório: 

Mostre que você tem capacidade naquilo que faz 

Transmitia confiança em quem está procurando uma solução para sua saúde bucal. Mostre uma imagem de credibilidade e de referência no tema. 

Contudo, tenha em mente que você só mostra que entende do tema quando compartilha material relevante sobre um determinado tratamento. 

Uma maneira de fazer isso, é na própria rede social. Nela, mostre que você entende as necessidades das pessoas e que traz as principais tecnologias do segmento. 

Explore os materiais ricos 

Os materiais ricos são ótimos recursos para que você conquiste um diferencial competitivo em sua área. 

Além do e-book, aconselho que você ofereça outros tipos de materiais, tais como: infográficos, planilhas, quiz, games, entre outros. 

Importante, claro, construir uma landing page, com um formulário de cadastro, para poder captar o contato deste lead. 

Mantenha uma interação contínua com a sua audiência 

Tenho o hábito de falar que as redes sociais atuam como um elo entre os pacientes e o consultório. Por isso, é vital usá-las com o intuito de diminuir as distâncias. 

Até por isso, compartilhar apenas seu tratamento não faz sentido. 

Crie seu estilo, adicione um toque de personalidade naquilo que você publica e aposte em uma linguagem singular. 

E, lembre-se: além de compartilhar o material que você criou (artigo do blog e materiais ricos, por exemplo), por que não adicionar algumas informações da rotina de seus negócios? 

Assim, você cria uma conexão mais humanizada, mostrando-se disposto a resolver as dores de quem tem interesse pelo seu tratamento. 

E, por falar em material rico, faça o download do meu e-book, que ensino as cinco postagens que mais convertem em qualquer possibilidade. Vale a pena conferir! 

Procure os evangelizadores da marca 

De maneira resumida, estes são aqueles pacientes que já passaram pelo seu consultório e que o seu tratamento o atendeu com sucesso. 

Mais do que isso, você obteve o sucesso deles e, assim, a chance deles indicarem seu tratamento para um amigo, colega de trabalho ou parente é maior. 

Para isso, recomendo que você adicione prova social no seu site ou nas redes sociais, com comentários dos pacientes sobre como funciona o tratamento. 

Com esse material coletado, você constrói uma imagem de referência no segmento em que atua. 

Dica bônus! 

Além de tudo que falei até aqui, considere criar um script para captar pacientes na odontologia. Trata-se de um roteiro ou guia que mostra as fases de um atendimento e que pode ser útil para a prospecção, o momento da venda e pós-venda. 

O que é pesquisa de captação de pacientes na odontologia? 

A pesquisa de captação de pacientes na odontologia é um método usado para coletar dados e compreender como eles chegam até o consultório odontológico. 

Sua aplicação pode ser feita de várias formas, entre elas: pesquisa de mercado, análise de concorrência e monitoramento de redes sociais. 

Entenda, a seguir, cada uma delas! 

Próximos passos: pesquisa de captação de pacientes na odontologia 

Espero que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre pesquisa de captação de pacientes na odontologia. E, caso queira, aprender como atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet, recomendo que você conheça o meu método Gorro Branco. 

Aqui, você aprende: 

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