Não adianta ser um bom dentista tecnicamente, se você não consegue atrair pacientes para o seu consultório. Essa é uma frase difícil de ouvir, mas necessária. Entretanto, acredito que você já esteja sentindo isso na pele, afinal, chegou até aqui, em busca de ideias e sugestões sobre posts de odontologia, não é mesmo?
E por isso eu tenho que te parabenizar! Esse é um ótimo passo para começar a alavancar seus resultados, agindo de forma proativa.
Porém, antes de mais nada, é importante que você tenha em mente que não basta criar um perfil no Instagram ou no Facebook e “sair postando” mais do mesmo.
A não ser, é claro, que seu objetivo não seja engajar sua audiência…
Porém, se sua meta for cativar seu público, é fundamental que você se diferencie da concorrência e que compartilhe seu conhecimento de forma assertiva e criativa.
Acha que é difícil?
Pois saiba que está muito enganado!
A verdade é que produzir posts sobre odontologia para o Instagram ou qualquer outra plataforma é muito mais fácil do que imagina. Não depende de agência de publicidade nem de programas de edição de imagem.
O grande pulo do gato aqui é registrar o seu dia a dia dentro do consultório, contando as histórias de seus pacientes, apresentando os tratamentos que você oferece, respondendo às dúvidas que chegam até você e que impedem as pessoas de fazer um procedimento dentário.
Então, que tal ter acesso a uma lista de ideias de temas para post de odontologia? Continue lendo e confira, a seguir!
TOP 13 temas de post de odontologia
Na lista de assuntos de post para odontologia, estão:
- Registre o seu dia a dia
- Compartilhe as histórias de seus pacientes
- Conte como você tomou uma decisão sobre um tratamento
- Crie semanas temáticas
- Fale direto sobre o problema dos pacientes (dentadura)
- Apresente o tratamento que é seu carro chefe
- Explique sobre o que é o tratamento
- Mostre como é feito um procedimento
- Destaque o resultado que o paciente pode esperar
- Liste os benefícios claros do que o procedimento traz para a vida do paciente
- Use fotos de pacientes e explique como ele chegou até você
- Publique vídeos de depoimento
- Conte sua história e missão
A seguir, eu explico mais detalhadamente como colocar tudo isso em prática. E se você quiser, já pode conferir o vídeo abaixo com uma sugestão de como organizar tudo isso em uma semana de conteúdos!
#1 Registre o seu dia a dia
Muito mais fácil e eficiente do que criar postagens superproduzidas, com fotos de banco de imagem, é registrar o seu dia a dia como profissional da odontologia. Para isso, algumas sugestões incluem:
- mostrar sua equipe;
- apresentar seu espaço de trabalho;
- gravar um vídeo com um paciente que terminou um tratamento;
- contar sobre um desafio enfrentado ao longo do dia;
- exibir os produtos que chegaram para repor seu estoque e mais.
#2 Compartilhe as histórias de seus pacientes
Humanizar a comunicação é essencial para diferenciar o seu trabalho do restante do mercado. Nesse sentido, compartilhar as histórias de seus pacientes é uma boa sugestão de tema para posts de odontologia no Instagram.
Você pode ou não mostrar a foto dele. O mais importante é falar:
- sobre os medos que esse paciente tinha quando chegou até você;
- o que o impedia de buscar ajuda;
- quais os problemas enfrentados por não resolver esse problema;
- como você conseguiu mostrar que poderia ajudá-lo.
É comum que pacientes que buscam por determinado tratamento tenham problemas e dores semelhantes. Ao abordá-las, você gera identificação em outras pessoas que passam pelas mesmas questões.
#3 Conte como você decidiu sobre um tratamento
Como dentistas é comum recebermos desafios em nosso dia a dia, com pacientes com problemas mais sérios do que a maioria.
Em muitos casos, precisamos tomar decisões sobre o que e como fazer. Compartilhar nossas experiências e mostrar como você agiu, reforça a sua imagem como um profissional capacitado e experiente, colocando você como uma referência no assunto.
#4 Crie semanas temáticas
Você pode dedicar uma semana inteira a um determinado assunto. Nesse caso, comece a segunda-feira explicando que os próximos dias serão dedicados a determinado procedimento.
Para gerar mais engajamento, abra uma caixa de perguntas nos seus stories para as pessoas mandarem as suas dúvidas.
Use como fonte de informação os questionamentos que chegam ao seu consultório diariamente.
#5 Fale direto sobre o problema dos pacientes (dentadura)
Se você realiza implantes, crie conteúdos que falem diretamente com cada público que você atende.
Por exemplo, faça uma postagem voltada para quem tem dentadura. É comum que essas pessoas evitem comer determinados alimentos, especialmente em grupo. Nesse caso, uma sugestão é criar um conteúdo que mostre como os implantes podem resolver essa questão de devolver o prazer de comer em família.
Lembre-se de não usar um tom sensacionalista. O objetivo é informar e oferecer ajuda a essas pessoas, não assustá-las ou deixar a impressão de que seu tratamento “faz milagre”
#6 Apresente o tratamento que é seu carro chefe
Todo dentista tem um tratamento que gosta mais, logo, concentre-se nele ao fazer os posts de odontologia, explicando tudo sobre o procedimento e seus benefícios.
#7 Explique sobre o que é o tratamento
As pessoas têm muitas dúvidas sobre tratamentos dentários, então é sua responsabilidade reduzir esses questionamentos e solucioná-los, explicando o que é o procedimento e para quem ele é voltado.
#8 Mostre como é feito um procedimento
Seguindo a mesma linha de raciocínio do exemplo acima, apresente com fotos, vídeos e imagens que expliquem como o tratamento é feito.
Inclua informações sobre o tempo médio de cada sessão e quantos encontros são necessários para a conclusão do trabalho.
Tudo isso vai tirando as dúvidas da cabeça das pessoas, o que é essencial para o andamento do funil de vendas.
#9 Destaque o resultado que o paciente pode esperar
Qual é o resultado de um tratamento? Aqui você pode usar fotos do depois de seus pacientes, não é necessário mostrar o antes, só dentista gosta disso!
Nunca se esqueça da legenda, para a imagem ter um apoio de conteúdo relevante, que explique o problema que havia e o resultado alcançado.
Lembre-se de pedir autorização prévia de imagem para a publicação!
#10 Liste os benefícios claros do que o procedimento traz para a vida do paciente
Quais dores os seus potenciais pacientes têm hoje que serão eliminadas com o tratamento? Foque não apenas nos sentimentos físicos, mas especialmente nos psicológicos, como a vergonha de sorrir, por exemplo.
#11 Use fotos de pacientes e explique como ele chegou até você
Use fotos de pacientes reais, não de celebridades ou modelos! Isso gera identificação com as pessoas que estão vendo o seu conteúdo e mostra que elas também podem realizar o procedimento.
Junto a isso, conte a história do paciente, como ele chegou até você, quais eram os medos que ele tinha e qual foi a transformação que o seu tratamento fez na vida dele.
#12 Publique vídeos de depoimento
Pacientes satisfeitos podem te ajudar a atrair novos clientes não apenas com indicações diretas, mas com depoimento sobre o seu trabalho.
Você pode pedir para que eles gravem vídeos contando como chegaram até você, qual problema viviam e como se sentem hoje com o resultado.
Essa é uma importante prova social que consolida o seu nome como uma autoridade no mercado.
#13 Conte sua história e missão
Outro conteúdo de odontologia que é muito interessante é contar sobre sua própria trajetória como dentista.
Conte por que você escolheu a odontologia e a especialidade com a qual trabalha, qual é a sua missão e por que você gosta de fazer o que você faz. Apresente sua missão de vida.
Seja sempre sincero e natural!
Com essa lista de posts para odontologia, você tem em mãos conteúdo para bastante tempo. Como você viu, é possível trabalhar de diferentes formas o mesmo assunto.
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