Marketing

Principais erros de marketing de dentistas: como evitar?

É provável que você já tenha ouvido alguém falar que marketing não funciona, mas será que isso é verdade? Ou será que os resultados para seu consultório não vieram porque você cometeu alguns dos principais erros de marketing de dentistas

Alguns dados nos ajudam a perceber que o marketing, especialmente o digital, vem trazendo sim muitos resultados para as empresas, e isso inclui clínicas de odontologia e outros prestadores de serviço.

Por exemplo, segundo um estudo da Opinion Box, 93% dos brasileiros  pesquisam no Google antes de comprar.   

Quando o assunto é redes sociais, os números também são positivos. De acordo com a mesma pesquisa:

  • 82% dos usuários seguem marcas no Instagram;
  • 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas;
  • 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social.

Diante desses dados, fica difícil afirmar  que o marketing digital não funciona, correto? 

O problema, geralmente, está na execução das estratégias e na repetição de erros de marketing para consultório odontológico. 

Mas, afinal, quais são eles e como evitar os principais erros de marketing para dentistas? É o que você vai descobrir lendo este artigo! 

TOP 5 principais erros de marketing para dentistas

Conheça, a seguir, quais são os principais erros de marketing de dentistas: 

  • Erro 1: criar uma campanha sem saber o que esperar dela
  • Erro 2: turbinar suas publicações de Facebook e Instagram
  • Erro 3:: fazer o que todo mundo faz
  • Erro 4:  falar muito de técnica e pouco de resultado
  • Erro 5: criar uma página de destino geral

Erro 1: Criar uma campanha sem saber o que esperar dela

Muitos dentistas esperam que uma campanha em rede social, no Google ou de anúncios transformem usuários em clientes.Contudo, essa não é a função desses canais. 

Para os dentistas, o marketing digital tem o objetivo de levar mais contatos para a sua clínica

Em outras palavras, o foco é fazer o telefone do consultório tocar mais vezes.

Em contrapartida, é função da sua secretária converter esse contato em um agendamento de avaliação Já  a atribuição do dentista é converter a contratação do tratamento. 

Não saber o que esperar de uma campanha de marketing impede que você seja capaz de medir seus resultados e agir para otimizá-los. 

O que fazer? 

Organize o funil de vendas de marketing para dentistas e compreenda quais são as atribuições de cada profissional envolvido em cada etapa do trabalho.  

Somente assim você tem chances de alcançar sucesso em sua campanha. 

Para aprofundar seu conhecimento sobre esse tópico, te convidamos a assistir ao vídeo abaixo, em que conversamos sobre como transformar os leads em pacientes pagantes

Tudo isso passando pelo contato com a sua secretária, que também faz parte do funil. 

Erro 2: Turbinar suas publicações de Facebook e Instagram

É isso mesmo! Turbinar suas publicações de Facebook e Instagram é um dos principais (e mais graves) erros em mídia social em odontologia. 

Isso não significa que você não deva fazer anúncios! Apenas que essa não é a melhor forma de executá-los. 

Isso porque o botão para “turbinar” publicações do Instagram e do Facebook faz com que você crie campanhas muito limitadas, especialmente na segmentação do público que será impactado com a ação. 

Afinal, é a própria ferramenta que  define essa audiência e direciona o anúncio. 

Isso reduz as suas chances de alcançar alguém que realmente tenha potencial de se tornar um paciente. 

O que fazer? 

O Facebook e o Instagram compartilham o mesmo gerenciador de anúncios, ao qual todo perfil comercial tem acesso, inclusive o seu.

É por meio dessa ferramenta que você deve criar as suas campanhas de mídia paga

Acesse o gerenciador de anúncios com a conta da sua página profissional e comece a criar uma campanha definindo objetivos e público

É possível criar segmentações muito interessantes para fazer com que o seu serviço chegue até usuários com maiores chances de se interessarem pelo que você tem a oferecer. 

Você tem a chance de criar anúncios segmentados para quem já acessou seu site, definir localização das pessoas que devem ser impactadas, faixa etária e muito mais.

O caminho é esse, então é só seguir. 

Erro 3: Fazer o que todo mundo faz

Por mais que você precise saber o que a sua concorrência está fazendo, um dos principais erros de marketing de dentistas é fazer o mesmo  que eles. 

Esse é um problema da comunicação da odontologia atual, em que as imagens usadas pelas clínicas parecem todas iguais

Geralmente, isso acontece porque você terceiriza sua produção de conteúdo para agência de publicidade ou para a franquia que usa banco de imagens para criar suas publicações.

Esse tipo de conteúdo não contribui para o engajamento dos usuários e pior, não gera identificação e não estimula o próximo passo: o contato.

Quando um usuário olha para uma publicação e sente que se parece com o paciente que está sendo apresentado, ele entende que aquele tratamento também é para ele.

O que fazer? 

Crie conteúdos autorais, compartilhando histórias de seus pacientes reais, dos tratamentos realizados e explicando a origem de suas técnicas preferidas.

Ao final do dia, observe qual momento da sua rotina de trabalho poderia se tornar um conteúdo interessante. Produza um stories ou um post com imagem e texto explicando o que aconteceu. 

Enfim, mostre seu lado humano! As pessoas gostam de saber que existe um “ser humano” do outro lado. Sem falar que são vidradas em uma boa história! 

Pode ser um caso de sucesso de um paciente que finalizou um tratamento e teve a vida alterada por isso.

Ou mesmo o início de um procedimento com alguém que possui um problema bastante sério, por exemplo.  

Mostre como você impacta as pessoas que chegam até você, e como alguém que está lendo o material também pode ter a vida alterada.

Gere valor compartilhando informações relevantes sobre tratamentos:

  • para quem é;
  • por que fazer;
  • quais os riscos de adiar, e mais. 

Erro 4: Falar muito de técnica e pouco de resultado

Ninguém sonha em comprar um implante, as pessoas desejam adquirir um sorriso mais bonito, a liberdade de comer sem se preocupar se o dente vai ou não vai cair. 

A partir da compreensão da motivação que leva as pessoas realizarem uma compra ou contratação, é que você deve criar o seu discurso de venda e marketing. 

Contudo, um dos principais erros de marketing de dentistas é falar apenas do tratamento de forma técnica.

O que fazer?

Produza conteúdo relevante focado no paciente e no que ele tem a ganhar com determinado procedimento, evitando jargões técnicos e priorizando uma linguagem acessível e compreensível.

Indique para quem é, quais os resultados, quais os prejuízos em adiar a execução do serviço e mais. 

Faça com que o usuário se identifique com as dores que você está apresentando e pense que esse tratamento é o que ele precisa para solucioná-las. 

Quais problemas são resolvidos? Quais os benefícios? Como impacta a vida de quem realiza o procedimento? 

É isso o que precisa estar predominantemente em seu plano de ação de marketing. 

Erro 5: Criar uma página de destino geral

Quando você faz um anúncio no Google Ads, Facebook ou Instagram Ads, a ferramenta permite que  você adicione um link para alguma página de destino. 

Geralmente, as empresas colocam o link do site. Se você fizer isso, saiba que está cometendo  mais um dos principais erros de marketing de dentistas. 

A verdade é que o paciente, ao clicar em um anúncio sobre implantes, não quer saber sobre a sua clínica, ele quer saber sobre implantes! 

Cair em uma página que demande  que ele  procure mais informações para encontrar o conteúdo desejado , gera uma péssima experiência e aumenta as chances do seu paciente em potencial fechar a aba e sair do site.

O que fazer?

O caminho ideal é criar uma página específica para o serviço que você deseja divulgar e usar esse link em suas campanhas. 

Crie uma página informativa, em que o paciente tenha acesso a informações como:

  • benefícios do serviço;
  • quais resultados ele pode esperar;
  • para quem o procedimento é feito;
  • quais dores são resolvidas e mais. 

Aproveite também para deixar um espaço para o visitante cadastrar seu nome e e-mail

Dessa forma, você o transforma em lead e pode entrar em contato para esclarecer dúvidas e chamá-los para a avaliação.  

Deixe um link que direcione a pessoa  direto para o canal de atendimento por WhatsApp, e dê continuidade às ações comerciais por lá.

Alguns dos erros de marketing para consultório odontológico que apresentamos aqui também são apresentados e discutidos no vídeo abaixo, em que Matheus Marcondes compartilha dicas muito inteligentes e estratégicas. Vale a pena assistir. 

Normas de marketing para dentistas

Por último, mas não menos importante, lembre-se de estar sempre atento às normas de marketing para dentistas, acessando o Código de Ética Odontológica.

E se você chegou até aqui é porque não apenas evitar os principais erros de marketing para dentistas. Você deseja alavancar seus resultados e passar a acertar muito na criação das campanhas, tornando-as mais eficientes, não é mesmo? 

Então temos um convite a te fazer! Conheça o método da Smile University, testado e comprovado por mais de 1.500 alunos dentistas, que oferece treinamentos para dentistas que sonham em atingir R$100 mil de faturamento. E esse é só o início, porque o céu é o limite!

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