Marketing

5 dicas para fazer propagandas criativas na odontologia

Quem acha que não existem propagandas criativas na odontologia ou que é impossível não quebrar a seriedade no marketing digital para dentistas, está bastante enganado.

Isso porque a criatividade é um diferencial estratégico na comunicação de qualquer negócio, principalmente como estratégia para criar um diferencial de outras marcas e profissionais.

O estilo das suas publicações e anúncios pode ser facilmente identificável pela forma como a legenda é escrita, pela linguagem utilizada e pelo design (cores, fontes e outros elementos) da identidade visual. 

Está empenhado em melhorar a qualidade do seu conteúdo e anúncios no meio digital? 

Confira as dicas que selecionei para a divulgação de consultório, sugestões de ideias para exercitar a criatividade na hora de planejar, como atrair pacientes e as regras do CFO para propaganda odontológica.

Boa leitura!

Como fazer a divulgação de um consultório odontológico? 

Os primeiros passos para fazer a divulgação de um consultório odontológico são:

  • criar a identidade visual: logo, tipografia, paleta de cores são os principais elementos que constroem a identidade da marca; 
  • definir os canais de marketing: analise quais redes podem trazer o melhor retorno para criar perfis do consultório;
  • conhecer regulamentação do CFO: existem regras para veiculação ética de anúncios e conteúdos na internet.

A identidade visual é estratégica para a construção da marca do seu consultório. Por isso, vale a pena investir em um profissional de design capacitado para fazer a criação.

Sobre os canais de marketing, saiba que você não precisa estar em todas as redes e canais só para ter um perfil. Facilite seu trabalho e priorize redes em que seu perfil de público-alvo está presente e nos quais há formatos interessantes de conteúdo disponível.

Por fim, conhecer as diretrizes do Conselho Federal de Odontologia (CFO) é crucial, pois é sua ética profissional em jogo. Voltaremos nesse assunto mais adiante no artigo.

Leia também >>> A importância de um bom planejamento odontológico + etapas.

5 ideias e dicas de como fazer propaganda criativa de odontologia

Para te ajudar a montar propagandas criativas de odontologia, reuni cinco ideias para diferenciar seus conteúdos e anúncios para dentistas. Confira!

1. Lembre que é possível mudar

Uma imagem de ‘antes e depois’ pode ser muito mais do que duas fotos totalmente diferentes. Podem ser uma forma de lembrar seus pacientes que há possibilidade de mudar.

Não é raro pessoas com problemas bucais nunca buscarem tratamento por achar que não existe solução. Porém, você é um profissional qualificado que pode transformar a vida do seu paciente, proporcionando a recuperação funcional e estética dos dentes.

Para criar esse tipo de propaganda, apresente o antes e depois como um estudo de caso. Na imagem do ‘antes’ mostre a dor do paciente e na do ‘depois’ a solução. Na legenda, você pode falar sobre “a arte de criar sorrisos”. Capriche!

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

2. Use imagens que ilustram resultados

Para criar propagandas criativas de odontologia, vale a pena ter acesso a um banco de dados com imagens de qualidade. Assim, você consegue encontrar e diversificar imagens para ilustrar resultados.

Por exemplo, uma imagem que mostre um sorriso em que de um lado os dentes estão escuros e que do outro claros chame a atenção para os efeitos do clareamento. Uma pessoa alegre em um grupo de pessoas ilustra a autoestima de um sorriso bonito. 

A abordagem é bastante estratégia para profissionais de odontologia estética 

3. Destaque a rapidez do tratamento

Outra ideia para propagandas criativas de odontologia é utilizar a rapidez como argumento na divulgação de um procedimento.

O tempo, muitas vezes, é uma objeção apresentada pelos pacientes para não realizar um tratamento. Isso acontece no seu consultório?

Então reforce tanto na imagem que ilustra o post quanto na legenda a rapidez da técnica que você utiliza como estratégia de convencimento. Se possível, use um número para dar uma previsão mais palpável para o paciente, entre outros benefícios.

4. Faça analogias criativas

Além de imagens reais, outra forma criativa de se comunicar com potenciais pacientes na internet é fazendo analogias de problemas dentários com imagens lúdicas, permitindo que eles façam a associação.

Por exemplo, o post abaixo é de uma clínica odontológica de Nova York para divulgar o tratamento ortodôntico com alinhadores invisíveis. A imagem de um garfo com dentes tortos não é uma forma genial de ilustrar o problema?

propagandas criativas odontologia

Fonte: @grandstreetdental.

Agora, veja o ‘antes e depois’ abaixo! O anúncio foi criado para uma clínica dos Estados Unidos e fixado em posts perto de faixas de pedestres, brincando com a ideia de como era a faixa antes de ser alinhada. Uma ótima forma de analogia com o sorriso bonito.

propagandas criativas odontologia

Fonte: Ads of the World.

5. Destaque o impacto positivo na vida do paciente

Ao longo dos anos, muitas técnicas odontológicas evoluíram, melhorando a qualidade dos resultados em longo prazo.

Um exemplo é a colocação de dentaduras. Se antes os pacientes não podiam pensar em dar uma mordida em alimento mais duro ao sentir segurança de que os dentes não sairiam do lugar, hoje é diferente.

Os exemplos de propagandas criativas de odontologia ilustram o impacto positivo e duradouro do tratamento na vida do paciente. 

propagandas criativas odontologia

Observe o desenho ilustrativo da técnica no post da esquerda, que funciona como um argumento de convencimento. Na imagem da direita temos a materialização do desejo das pessoas que usam dentadura. 

Então, pense em formas de ilustrar as dores e as soluções para criar publicações mais atrativas.

Quais são as principais regras do CFO para propaganda odontológica?

O Código de Ética Odontológica é o principal guia para orientar a criação de propagandas criativas na odontologia. Além dos direitos e deveres no exercício da profissão, as principais regras relacionadas a propaganda são:

  • publicar anúncios em qualquer meio de comunicação, desde que respeite o código de ética;
  • constar o nome e o número de inscrição profissional no no Conselho Regional;
  • divulgar áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral. 
  • informar endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;
  • incluir logomarca e/ou logotipo na comunicação.

Importante: para divulgar imagens de antes e depois de procedimentos e tratamentos, é fundamental solicitar a autorização ao paciente ou responsável e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Leia mais >>> Anúncios irregulares de dentistas: quais são as regras?

Como atrair mais pacientes para o consultório odontológico?

Para atrair mais pacientes para o consultório odontológico, defina:

  • público-alvo: trace um perfil do paciente ideal do seu consultório – idade, profissão, principais dores, o que busca, benefícios que valoriza, etc.
  • linguagem e tom de voz: estabeleça o tipo de comunicação (forma, informal) e se usará um tom mais amigável ou objetivo;
  • marketing de conteúdo: planeje os temas, formatos e frequência de publicação nas redes.

Propaganda criativa para consultório odontológico: aprenda a planejar

O mercado de campanhas on-line é concorrido e movimenta bilhões por ano. A pesquisa “Digital Ad Spend 2022”, realizada pela Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil e pela Kantar Ibope Media, registrou o gasto de R$ 32,4 bilhões, 7,3% a mais que em 2021.

As mídias digitais são o principal foco dos investimentos em publicidade e, por isso, saber como destacar seu consultório neste cenário é essencial. Quer aprender comigo a criar uma estratégia certeira para captar mais clientes?

O Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias.

Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *