Marketing

Como definir público-alvo de clínicas, dentistas e consultórios?

Para captar, assertivamente, clientes e leads, é fundamental conhecer o público-alvo de clínica e consultório de dentista.

Nesse contexto, é válido destacar que esse conhecimento sobre o perfil de cliente ideal é essencial para todas as empresas. Logo, não há motivos para ser diferente com a área da odontologia.

Dominar essa informação facilita o planejamento e a execução de suas estratégias de marketing, sem contar que ajuda a economizar recursos, ao aumentar a assertividade das suas ações. 

Em suma, saber qual é o público-alvo de uma clínica ou dentista é o passo inicial de qualquer empreendedor que busca se profissionalizar para, assim, garantir a eficiência de sua gestão e comunicação com seus clientes.

Pensando nisso, reuni neste conteúdo, dicas práticas de como definir o público-alvo para o marketing de dentista.

Além disso, explico mais detalhadamente porque essa é uma prática importante.

Portanto, siga comigo e aprenda tudo sobre público-alvo da clínica ou dentista. Começando pelo seu conceito básico.

O que é público-alvo?

Público-alvo é um termo usado dentro das empresas para definir um grupo de pessoas que possuem um conjunto de características e necessidades semelhantes, que as tornam mais propensas a se interessarem pelo produto ou serviço que a organização oferece. Múltiplos fatores são considerados para definir o perfil de cliente ideal.

Entre os elementos que são observados pelas empresas para criar um perfil de público-alvo, estão:

  • informações demográficas, como idade, gênero, renda etc;
  • componentes comportamentais, por exemplo, hábitos de compra, frequência, lealdade à marca;
  • características psicográficas, entre elas, valores, interesses, estilo de vida, personalidade, opiniões, atitudes, motivações e aspirações;
  • dados geográficos, especialmente, a localização, como cidade e estado. 

O estudo e a definição do público-alvo são vitais para qualquer empresa. Afinal, a partir deles, é possível identificar informações que ajudam a direcionar a comunicação, em busca de atrair essas pessoas para a empresa ou, no caso de dentistas, para a clínica.

Leia também: Como atrair pacientes para clínica odontológica? Guia em 7 passos

Qual a importância de conhecer o público-alvo de uma clínica ou dentista?

Conhecer o público-alvo é extremamente importante para que a comunicação entre a empresa e o cliente se realize com sucesso. Do contrário, a mensagem pode não alcançar quem de fato tem chances de ser seu paciente. 

Além disso, o conteúdo corre o risco de não ser compreendido conforme o objetivo. 

Em ambos os cenários, os esforços e o investimento no marketing odontológico serão em vão.

Imagine que você, dentista, invista em uma campanha publicitária que apresenta o tratamento de prótese dental, para clientes com 18 anos de idade. Seria um total desperdício financeiro, concorda?!

Esse desperdício acontece porque a maior parte das pessoas com 18 anos não precisa desse tipo de tratamento. Não é preciso uma pesquisa muito elaborada para afirmarmos isso. Contudo, esse é um exemplo extremo e fácil de compreender.

Geralmente, o ideal para definir o seu perfil de paciente ideal é que você faça sim uma pesquisa, seja entre os pacientes que você já atende ou observando o mercado, em busca de informações sobre o tipo de pessoa que precisa do seu trabalho. 

Sobre esse assunto, leia mais em: Como fazer uma boa pesquisa de mercado em odontologia?

Como definir o público-alvo de sua clínica odontológica?

Para definir o público-alvo de uma clínica odontológica, é preciso:

  • entender quais soluções são oferecidas;
  • identificar características ideais de segmentação (idade, gênero, renda…);
  • encontrar sua persona;
  • realizar um estudo de mercado com dentistas concorrentes;
  • acompanhar e alinhar o seu público-alvo de tempos em tempos.

Vamos entender um pouco melhor.

Defina um ou dois tratamentos principais

Em primeiro lugar, é interessante que você defina quais serão os principais serviços da clínica. Aqueles com os quais você deseja trabalhar.

Aqui, o ideal é que você tenha uma ou duas especialidades para criar uma imagem de autoridade em determinado tratamento. 

Identificar o seu público-alvo como dentista

Para identificar o seu público-alvo, você pode partir de experiências anteriores, informações de concorrentes ou mesmo a boa e velha pesquisa de mercado.

Para  construir essas informações, colete os principais dados sobre sua audiência, como: 

  • idade;
  • gênero;
  • renda;
  • bairro, entre várias outras.

Considere também outras informações como as motivações desses pacientes. Ou seja, tente entender mais a fundo por que alguém faria o tratamento que você oferece.

Lembre-se de que ninguém quer colocar um aparelho dentário, as pessoas querem voltar a sorrir sem sentir vergonha dos dentes desalinhados. 

A partir desse pensamento, tente entender quais são as dores, necessidades e sonhos que os pacientes que chegam até você têm. 

O principal objetivo aqui é conhecer ao máximo público-alvo da sua clínica. 

Conheça a sua persona, dentista!

Enquanto o seu público-alvo é toda uma gama de pessoas, a sua persona é apenas uma pessoa fictícia que representa o seu cliente ideal.

Essa é uma técnica muito utilizada para facilitar o direcionamento e foco das campanhas de marketing.

Você pode criar diferentes personas para cada um de seus produtos e serviços. Ao fazer isso, você torna ainda mais personalizada a sua comunicação. Entenda como fazer isso, assistindo ao vídeo abaixo. 

Faça um estudo de mercado com dentistas concorrentes

Uma boa ideia para definir o seu público-alvo é fazer um estudo de mercado com dentistas concorrentes.

Observe o que eles estão fazendo, como trabalham suas campanhas e suas ações.

Busque por espaços pouco trabalhados ou pontos de melhoria que você poderia suprir.

Leia também: Novidades no mercado odontológico: principais tendências para o setor

Acompanhe os resultados de suas comunicações e faça alinhamentos

A definição de público-alvo em consultório odontológico pode mudar com o tempo e com os resultados que você sentir no consultório. 

Para entender e identificar essas mudanças, acompanhe os resultados de suas ações de marketing. Uma dica para fazer isso é fazer um levantamento sobre o perfil de pacientes que você atende hoje e, daqui a alguns meses, tabular novamente. Use as informações de cadastro sobre tratamentos buscados e informações demográficas. 

Se possível, registre também informações mais qualitativas, por exemplo, a razão que levou o paciente a contratar a sua clínica (e não outra) e o que o levou  até o consultório (qual o problema enfrentava e como isso impactava na vida dele). 

Pronto para encontrar o seu público-alvo como clínica ou dentista?

Entender o seu público-alvo como clínica ou dentista pode ser o diferencial que faltava nas suas comunicações de marketing. 

Aprender a importância de conhecer o público-alvo é aprender a se comunicar com eficiência. E eficiência traz resultado!

Sabe o que mais traz resultado? Especialize-se! 

Para isso, tenho  o que você precisa. Um curso de marketing odontológico que vai te ajudar a aplicar tudo o que você aprendeu aqui e muito mais. Diretamente de um dentista. Isso mesmo! De dentista para dentista.

Conheça o Gorro Branco, um método que já ajudou mais de 2 mil alunos/dentistas a alcançarem seus sonhos! 

Aprenda com ele tudo o que você precisa saber para criar e direcionar suas campanhas de marketing e aumentar a sua conversão. Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

Confira um pouco mais sobre o que ele pode te oferecer, neste vídeo abaixo no meu canal do YouTube:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *