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Como identificar o público-alvo de dentista? 5 estratégias

Você sabe como identificar público-alvo de dentista? Do marketing à gestão da clínica, esse é um passo fundamental para criar uma estratégia eficiente para atrair novos pacientes e oferecer a eles um atendimento personalizado.

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir como usar isso a seu favor para aumentar o faturamento da sua clínica? É só ler este texto até o final que eu te conto tudo!

Neste post, explico o que é, qual a importância e como identificar e definir o público-alvo de dentistas para aprimorar sua estratégia de marketing e vendas.

O que é público-alvo na odontologia?

O conceito de público-alvo na odontologia se refere a pessoas que possuem determinadas características em comum, considerando aspectos como idade, gênero, grau de escolaridade, renda familiar e profissão, aspectos que as tornam mais propensas a se interessar pelos serviços que você oferece em sua clínica.

Em outras palavras, trata-se de uma fatia da sociedade composta por pessoas com mais probabilidade de se tornarem seus pacientes.

Por que é tão importante definir o público-alvo de uma clínica odontológica?

A definição do público-alvo de um dentista é o primeiro passo para a criação de uma estratégia de marketing vencedora. Isso porque esse é o movimento que possibilita conhecer seu público e entender suas necessidades, permitindo a elaboração de um planejamento personalizado e eficiente, com o tom de voz e abordagem adequados.

Agora, para que você tenha uma noção da importância deste passo, preparei uma lista dos principais motivos para definir o público-alvo de uma clínica de dentista:

  1. descobrir onde encontrar essas pessoas;
  2. definir qual tom de voz usar;
  3. entender quais são seus interesses;
  4. encontrar a melhor forma de abordá-las;
  5. criar uma estratégia personalizada, usando o funil de vendas de dentista;
  6. otimizar o uso da verba de marketing, aperfeiçoando a segmentação;
  7. melhorar seu alcance, tornando sua estratégia de marketing mais eficaz.

Ou seja, com isso, você é capaz de criar campanhas mais eficazes, impactando as pessoas certas, no lugar certo e da forma certa, potencializando seus resultados.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Um erro muito comum que percebo entre os dentistas iniciantes no marketing é a confusão entre persona e público-alvo. Apesar da semelhança, os conceitos são distintos.

O público-alvo de uma clínica de dentista se refere a uma categoria mais abrangente que, como disse anteriormente, envolve fatores, como idade, classe social, profissão e gênero. 

Por exemplo: mulheres e homens, entre 17 e 25 anos, cursando ensino superior, com renda familiar entre R$8 e 15 mil, residentes na cidade de São Paulo.

Já a persona do dentista, por sua vez, é um conceito mais específico, entendido como uma representação semi-fictícia do perfil do seu paciente ideal. 

Exemplo: Laura, 21 anos, aluna do 5º período de Direito na USP, usuária assídua de redes sociais, onde posta fotos diariamente compartilhando sua rotina de cuidados com a pele e cabelos.

Percebe a diferença? Enquanto o primeiro é generalista classificando um grupo coeso de pessoas, o segundo é muito mais individualizado e aprofundado.

“E como identificar público-alvo de dentista?” É sobre isso que falo a seguir!

5 dicas para a identificação de público-alvo de dentistas

Primeiramente, não existe uma única maneira de identificar o público-alvo de um dentista. Trata-se de um processo contínuo, que pode ser feito de diversas formas.

Isso significa que você pode usar diferentes estratégias para coletar esses dados e, então, identificar qual é o público-alvo da sua clínica. Confira as dicas que preparei:

1. Observe os dados da sua clínica

Ao observar a sua clientela, você pode ter uma ótima noção das características que compõem o perfil predominante dos seus clientes. Sendo assim, seu histórico de pacientes é uma ótima fonte de informação sobre seu público-alvo

2. Analise as métricas das redes sociais

É verdade que muitos de seus seguidores não são seus pacientes particulares, mas eles podem se tornar um dia, certo? Ademais, sua audiência é composta por pessoas que se interessam pelo seu trabalho e pelos temas que aborda.

Isso significa que as redes sociais podem fornecer informações ricas sobre o perfil que você quer atingir, contribuindo para a definição do público-alvo da sua clínica.

3. Acompanhe as ações da concorrência

Não é segredo que observar concorrentes diretos é uma boa estratégia para aprimorar seu marketing. Isso serve para ter ideias de temas para posts e também para saber como se comunicam e interagem com sua audiência.

Esse tipo de análise dá uma boa noção sobre quem é seu público-alvo, já que é o mesmo que o deles.

4. Faça pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma medida muito eficaz para definir o público-alvo de um dentista. Inclusive, quanto mais abrangente for o estudo, mais detalhes você terá.

Você pode contratar agências especializadas nisso ou até mesmo conduzir a sua própria pesquisa, coletando dados com seus pacientes e pelas redes sociais.

5. Consulte seus pacientes atuais

Outra excelente estratégia para conhecer seu público-alvo e entender suas dores e necessidades é perguntando diretamente a seus pacientes.

Você pode fazer isso via pesquisas de satisfação, questionários e até mesmo naquela conversa descontraída no consultório. Além de te dar mais informações, essa estratégia ajuda a estreitar laços ao demonstrar interesse genuíno pelos clientes.

Aliás, essa tática também funciona perfeitamente para levantar informações para definir a sua persona que, conforme expliquei, é muito semelhante ao público-alvo, só que mais específica e aprofundada, trazendo mais detalhes do indivíduo. 

Quer aprimorar ainda mais a sua estratégia? Eu mostro como!

Os resultados da sua clínica dependem da estratégia que você usa. Uma coisa é certa: sem identificar seu público-alvo, você fica à deriva em um mar de achismos. 

Saber quem são seus potenciais clientes e conhecer suas necessidades permite que você molde sua mensagem, personalizando-a para que faça sentido para essas pessoas e, assim, aumenta as chances de conversão.

Entender isso e aplicar no seu dia a dia certamente contribuirá para seus resultados. 

Agora, e se eu te disser que essa é só a ponta do iceberg? 

Para ter resultados consistentes, você deve continuar aprendendo e aprimorando a sua estratégia e, para isso, não há nada melhor do que um curso focado nesta área.

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