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Outdoor para dentista: será que é a melhor forma de ser visto?

“Quem não é visto, não é lembrado”. Se você acredita nesta máxima, certamente já cogitou um outdoor de dentista para divulgar seus serviços, não é mesmo? 

Embora a alternativa seja, de fato, uma boa pedida para ampliar o alcance da sua divulgação, será que é a melhor? E mais: será que é a única com este efeito? 

No artigo de hoje, te mostro os prós e contras de usar outdoor para dentistas, quais as regras a obedecer e quais opções considerar para ter um alcance ainda maior (spoiler: todas têm a ver com marketing digital e seu poder de gerar retornos rápidos, efetivos e mensuráveis).

Boa leitura! 

Outdoor para odontologia: vale a pena usar?

Se você está disposto a investir em marketing off-line para odontologia, saiba que o outdoor pode ser, sim, uma boa possibilidade para ganhar visibilidade e colocar seus serviços em evidência. 

Com a evolução da tecnologia, os outdoors se tornaram mais dinâmicos. Agora, é possível, por exemplo, divulgar vídeos curtos no espaço publicitário e até explorar recursos inovadores como o 3D, que cria uma ilusão de ótica para o espectador. 

Antes de bater o martelo e definir o outdoor como a sua escolha,  vale ponderar aspectos relacionados ao investimento necessário em comparação ao retorno obtido. Mais à frente, te ajudo a colocar tudo isso na balança e tomar a melhor decisão para o seu caso!

Regras de propaganda para dentista: pontos de atenção para todo tipo de mídia

Além dos pontos de atenção destacados acima, antes de fazer qualquer peça publicitária, seja voltada para o cenário on ou off-line, é preciso se atentar às regras de propaganda para dentista. 

As restrições, recomendações e boas práticas são regidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo Código de Ética. Portanto, sempre que for criar conteúdo com fins de publicidade, considere os aspectos abordados pelos órgãos. 

O que não fazer? 

O capítulo XVI do Código de Ética da Odontologia fala especificamente sobre marketing, guiando a criação de anúncios e propagandas. Aqui estão algumas das práticas proibidas pelo documento:

  • expor preços e fazer promoções, 
  • oferecer serviços gratuitos como forma de publicidade;
  • expor formas de pagamento;
  • divulgar técnicas não comprovadas cientificamente;
  • oferecer e divulgar serviços por meio de cupons de desconto, telemarketing, sites de promoção ou compra coletiva, stands promocionais entre outros.
  • expor informações e a imagem do paciente sem que haja consentimento;
  • oferecer tratamento como prêmio de sorteio;
  • aliciar pacientes com propagandas apelativas.

O que fazer? 

Paralelamente, te mostro, a seguir, as práticas recomendadas pelos órgãos responsáveis, ou seja, o que você deve fazer ao veicular uma propaganda on ou off-line:

  • inserir o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico.

Além dos aspectos obrigatórios, alguns dados opcionais que podem constar nas peças de propaganda são: 

  • áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que acompanhados do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral.
  • especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional;
  • títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério relativos à profissão;
  • endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;
  • logomarca e/ou logotipo;,
  • a expressão “clínico geral”, pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos de graduação ou pós- graduação.

Como fazer um outdoor para a sua clínica odontológica

Pontos de atenção esclarecidos, é hora de entender como fazer um outdoor para a sua clínica odontológica.

Separei alguns aspectos que devem ser considerados na hora de criar uma publicidade atrativa e efetiva (seja qual for o tamanho e o tipo de mídia, beleza?): 

  • escolha imagens de boa qualidade: cuide para que a ambientação esteja adequada à ideia da peça e, caso você apareça (ou mesmo um dentista de banco de imagens), certifique-se de usar a paramentação adequada, reforçando a preocupação com a biossegurança; 
  • crie um texto de impacto: caprichar no copy é essencial para impactar potenciais pacientes em qualquer tipo de mídia (dica: leia nosso conteúdo com 7 opções de textos para usar no Facebook e inspire-se!);
  • cuide da legibilidade: especialmente quando falamos de marketing off-line, pensar na legibilidade da peça publicitária é fundamental para atingir os resultados buscados. Dimensione o espaço do outdoor e cuide para que os conteúdos obedeçam uma boa hierarquia de informações (o que é mais importante deve ficar maior);
  • disponibilize mais de um canal de contato: para garantir que potenciais pacientes consigam entrar em contato, ofereça diferentes opções para falar na clínica. WhatsApp, telefone fixo e redes sociais são algumas das possibilidades;
  • não se esqueça de inserir as recomendações do Código de Ética: não custa reforçar, não é mesmo? Todos os pontos listados acima (além de outros presentes no documento oficial) devem ser contemplados na sua peça. 

Vantagens e desvantagens de se utilizar outdoor para dentista

Entendeu como criar um bom outdoor para dentista? Se ainda está em dúvida sobre a efetividade da plataforma de mídia, dá só uma olhada nessa lista de prós e contras que eu preparei para você: 

Vantagens de usar outdoor para dentista

  • possibilidade de alcance regional;
  • pode gerar clientes locais (pessoas que vivem ou trabalham em locais próximos ao seu consultório);
  • possibilidade de explorar mensagens criativas e recursos inovadores; 
  • é uma forma de propaganda contínua (24h por dia por todo o período contratado). 

Desvantagens de usar outdoor para dentista

  • locais de divulgação restritos àqueles nos quais a estrutura está fixada; 
  • possibilidade de avarias em decorrência de chuvas e ventos fortes;
  • dificuldade de visualização por veículos em alta velocidade;
  • dificuldade de mensurar o retorno obtido (quantas pessoas, de fato, procuraram a clínica por conta do outdoor?);
  • custos agregados (desde a produção do layout até a contratação do espaço). 

Dicas ainda mais efetivas para captação de pacientes de odontologia 

Se você ponderou as vantagens e desvantagens do outdoor para dentista e agora está em busca de outras alternativas para alcançar bons resultados, eu posso te ajudar. 

Uma boa forma de alcançar um público amplo, disseminar informações-chave sobre o seu trabalho e se consolidar como uma autoridade na sua especialidade é usando o marketing digital para dentistas. 

Por meio de estratégias de redes sociais, marketing de conteúdo e mídias pagas (como o Google Adwords), você cria o efeito de um outdoor, porém, no mundo virtual: sua clínica aparece para várias pessoas, chamando a atenção de potenciais pacientes ao evidenciar os diferenciais do seu trabalho. 

Tudo isso por um custo-benefício mais atrativo e com a possibilidade de mensurar resultados de forma detalhada a partir dos dados gerados pelas próprias plataformas. 

No vídeo abaixo, eu te mostro como se conectar com os seus pacientes usando os canais digitais: 

E aí, quer começar a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet? Então você precisa conhecer o Método Gorro Branco. 

Ao longo da vivência, você descobre o seu diferencial e o motivo que dá sentido à sua odontologia para encontrar bons pacientes na internet. Além disso, entende como usar o poder de inteligência do Google e do Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.

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