“Quem não é visto, não é lembrado”. Se você acredita nesta máxima, certamente já cogitou um outdoor de dentista para divulgar seus serviços, não é mesmo?
Embora a alternativa seja, de fato, uma boa pedida para ampliar o alcance da sua divulgação, será que é a melhor? E mais: será que é a única com este efeito?
No artigo de hoje, te mostro os prós e contras de usar outdoor para dentistas, quais as regras a obedecer e quais opções considerar para ter um alcance ainda maior (spoiler: todas têm a ver com marketing digital e seu poder de gerar retornos rápidos, efetivos e mensuráveis).
Boa leitura!
Outdoor para odontologia: vale a pena usar?
Se você está disposto a investir em marketing off-line para odontologia, saiba que o outdoor pode ser, sim, uma boa possibilidade para ganhar visibilidade e colocar seus serviços em evidência.
Com a evolução da tecnologia, os outdoors se tornaram mais dinâmicos. Agora, é possível, por exemplo, divulgar vídeos curtos no espaço publicitário e até explorar recursos inovadores como o 3D, que cria uma ilusão de ótica para o espectador.
Antes de bater o martelo e definir o outdoor como a sua escolha, vale ponderar aspectos relacionados ao investimento necessário em comparação ao retorno obtido. Mais à frente, te ajudo a colocar tudo isso na balança e tomar a melhor decisão para o seu caso!
Regras de propaganda para dentista: pontos de atenção para todo tipo de mídia
Além dos pontos de atenção destacados acima, antes de fazer qualquer peça publicitária, seja voltada para o cenário on ou off-line, é preciso se atentar às regras de propaganda para dentista.
As restrições, recomendações e boas práticas são regidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelo Código de Ética. Portanto, sempre que for criar conteúdo com fins de publicidade, considere os aspectos abordados pelos órgãos.
O que não fazer?
O capítulo XVI do Código de Ética da Odontologia fala especificamente sobre marketing, guiando a criação de anúncios e propagandas. Aqui estão algumas das práticas proibidas pelo documento:
- expor preços e fazer promoções,
- oferecer serviços gratuitos como forma de publicidade;
- expor formas de pagamento;
- divulgar técnicas não comprovadas cientificamente;
- oferecer e divulgar serviços por meio de cupons de desconto, telemarketing, sites de promoção ou compra coletiva, stands promocionais entre outros.
- expor informações e a imagem do paciente sem que haja consentimento;
- oferecer tratamento como prêmio de sorteio;
- aliciar pacientes com propagandas apelativas.
O que fazer?
Paralelamente, te mostro, a seguir, as práticas recomendadas pelos órgãos responsáveis, ou seja, o que você deve fazer ao veicular uma propaganda on ou off-line:
- inserir o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas. No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico.
Além dos aspectos obrigatórios, alguns dados opcionais que podem constar nas peças de propaganda são:
- áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que acompanhados do título da especialidade registrada no Conselho Regional ou qualificação profissional de clínico geral.
- especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional;
- títulos de formação acadêmica ‘stricto sensu’ e do magistério relativos à profissão;
- endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar;
- logomarca e/ou logotipo;,
- a expressão “clínico geral”, pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à Odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos de graduação ou pós- graduação.
Como fazer um outdoor para a sua clínica odontológica
Pontos de atenção esclarecidos, é hora de entender como fazer um outdoor para a sua clínica odontológica.
Separei alguns aspectos que devem ser considerados na hora de criar uma publicidade atrativa e efetiva (seja qual for o tamanho e o tipo de mídia, beleza?):
- escolha imagens de boa qualidade: cuide para que a ambientação esteja adequada à ideia da peça e, caso você apareça (ou mesmo um dentista de banco de imagens), certifique-se de usar a paramentação adequada, reforçando a preocupação com a biossegurança;
- crie um texto de impacto: caprichar no copy é essencial para impactar potenciais pacientes em qualquer tipo de mídia (dica: leia nosso conteúdo com 7 opções de textos para usar no Facebook e inspire-se!);
- cuide da legibilidade: especialmente quando falamos de marketing off-line, pensar na legibilidade da peça publicitária é fundamental para atingir os resultados buscados. Dimensione o espaço do outdoor e cuide para que os conteúdos obedeçam uma boa hierarquia de informações (o que é mais importante deve ficar maior);
- disponibilize mais de um canal de contato: para garantir que potenciais pacientes consigam entrar em contato, ofereça diferentes opções para falar na clínica. WhatsApp, telefone fixo e redes sociais são algumas das possibilidades;
- não se esqueça de inserir as recomendações do Código de Ética: não custa reforçar, não é mesmo? Todos os pontos listados acima (além de outros presentes no documento oficial) devem ser contemplados na sua peça.
Vantagens e desvantagens de se utilizar outdoor para dentista
Entendeu como criar um bom outdoor para dentista? Se ainda está em dúvida sobre a efetividade da plataforma de mídia, dá só uma olhada nessa lista de prós e contras que eu preparei para você:
Vantagens de usar outdoor para dentista
- possibilidade de alcance regional;
- pode gerar clientes locais (pessoas que vivem ou trabalham em locais próximos ao seu consultório);
- possibilidade de explorar mensagens criativas e recursos inovadores;
- é uma forma de propaganda contínua (24h por dia por todo o período contratado).
Desvantagens de usar outdoor para dentista
- locais de divulgação restritos àqueles nos quais a estrutura está fixada;
- possibilidade de avarias em decorrência de chuvas e ventos fortes;
- dificuldade de visualização por veículos em alta velocidade;
- dificuldade de mensurar o retorno obtido (quantas pessoas, de fato, procuraram a clínica por conta do outdoor?);
- custos agregados (desde a produção do layout até a contratação do espaço).
Dicas ainda mais efetivas para captação de pacientes de odontologia
Se você ponderou as vantagens e desvantagens do outdoor para dentista e agora está em busca de outras alternativas para alcançar bons resultados, eu posso te ajudar.
Uma boa forma de alcançar um público amplo, disseminar informações-chave sobre o seu trabalho e se consolidar como uma autoridade na sua especialidade é usando o marketing digital para dentistas.
Por meio de estratégias de redes sociais, marketing de conteúdo e mídias pagas (como o Google Adwords), você cria o efeito de um outdoor, porém, no mundo virtual: sua clínica aparece para várias pessoas, chamando a atenção de potenciais pacientes ao evidenciar os diferenciais do seu trabalho.
Tudo isso por um custo-benefício mais atrativo e com a possibilidade de mensurar resultados de forma detalhada a partir dos dados gerados pelas próprias plataformas.
No vídeo abaixo, eu te mostro como se conectar com os seus pacientes usando os canais digitais:
E aí, quer começar a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet? Então você precisa conhecer o Método Gorro Branco.
Ao longo da vivência, você descobre o seu diferencial e o motivo que dá sentido à sua odontologia para encontrar bons pacientes na internet. Além disso, entende como usar o poder de inteligência do Google e do Facebook para tornar sua clínica uma fonte de renda inacreditavelmente alta.
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