Marketing

Script para retorno ao dentista: modelos para abordar pacientes

Você precisa conhecer e adotar modelos de script para retorno ao dentista. Por que? Saiba que é mais fácil e barato fidelizar um paciente do que conquistar um novo. É isso o que dizem pesquisas, como a divulgada pela Forbes. Elas mostram que custa de 5 a 25 vezes mais barato manter um cliente atual do que conquistar um novo.

Claro que na Smile University ensinamos a melhor forma para captar pacientes novos, e bons! Pacientes particulares que fidelizam e indicam o seu nome para outros – esse é o nosso foco. Mas também é importante saber como voltar a se relacionar com um paciente que já teve contato com a clínica, mas o interrompeu.

Existem muitas razões para isso, em alguns casos o tratamento acabou, em outros o paciente interrompeu o tratamento no meio, e existem ainda aqueles que visitaram a clínica, mas não fecharam o serviço. 

Com um bom controle de retorno de pacientes, baseado em um sistema de gestão odontológica, e com as mensagens certas, você pode trazer essas pessoas para dentro da clínica novamente.

Como chamar os pacientes para retorno?

A grande questão para muitos profissionais é: como chamar pacientes para consultório odontológico? Nós temos uma lista de estratégias para te ajudar:

  1. Treine a secretária para fazer a abordagem correta
  2. Crie uma mensagem segmentada e personalizada
  3. Defina o canal de contato (WhatsApp, telefone etc)
  4. Mostre a importância do retorno
  5. Facilite o agendamento 
  6. Mantenha o contato contínuo

Entenda mais detalhes, a seguir!

#1 Treine a secretária para fazer a abordagem correta

Talvez você não saiba , mas a sua secretária é o seu braço direito na busca por seus objetivos de aumento do faturamento. Afinal, é ela quem lida com os pacientes, novos e antigos, no dia a dia. 

Por isso, é essencial que ela receba treinamento adequado para reativar seus antigos pacientes. 

Leia também: Treinamento para secretárias para ampliar avaliações e vendas

#2 Crie uma mensagem segmentada e personalizada

As mensagens que você envia aos pacientes devem ser significativas a ponto de encantá-lo. Para isso, priorize a criação de conteúdos personalizados que tenham o nome do paciente e mostre que você se lembra dele.

Por exemplo, “Olá, senhora Márcia, como vai? Sua última consulta com o Dr. Fernando Gaspar foi há 6 meses e está na hora de fazer a manutenção da limpeza. Podemos agendar? Qual é o melhor horário para você? Abraços, Ana”

#3 Defina o canal de contato 

Existem muitos canais de comunicação possíveis com seus pacientes, como redes sociais, e-mail, SMS, WhatsApp e telefone. Entretanto, esses dois últimos são especialmente importantes em um script para retorno ao dentista.

Afinal, eles funcionam com canais de mensagem direta e troca de informação imediata, estimulando que o paciente responda ao chamado.

#4 Mostre a importância do retorno

Em vez de só falar para o paciente voltar ao consultório, dê uma razão clara para ele. 

Seja para concluir o tratamento iniciado e ter o resultado que ele tanto sonha, realizar uma manutenção, prevenir problemas, aproveitar as últimas vagas do ano, ou dê outras razões específicas. 

Essa é uma maneira de aumentar a qualidade do script para retorno ao dentista, usando  gatilhos mentais.

#5 Facilite o agendamento 

Permita que o paciente faça agendamento imediatamente, usando o canal de comunicação em que ele está conversando com você no momento. 

Se for no WhatsApp, ótimo! Permita que com uma mensagem ele consiga marcar o horário para ir ao seu consultório. 

Evite direcionar esse lead para outras plataformas que não sejam as que ele já está se relacionando com você.

Se a mensagem foi enviada por SMS, deixe que o contato agende a consulta por ali mesmo e não o direcione para o telefone, por exemplo. 

Isso porque quanto mais difícil o processo de agendamento for, maiores as chances de ele desistir. 

#6 Mantenha o contato contínuo

Aqui entram as ações de marketing para dentistas que incluem anúncios, conteúdos nas redes sociais e e-mail marketing. 

A ideia é manter o seu nome e o da clínica vivos na cabeça do paciente.

No vídeo abaixo, compartilho dicas e exemplos de conteúdos para uma semana de publicações em suas redes sociais. Vale a pena assistir. 

Pronto! Com essas dicas para criar mensagem para retorno de pacientes odontológicos você tem mais chances de sucesso na retenção e reativação desses contatos.

Exemplos de script para retorno ao dentista

E, afinal, quais são as melhores frases para chamar pacientes para o consultório odontológico

Confira, a seguir, nossos exemplos de script para retorno ao dentista! Acompanhe!

  1. Bom dia, [nome do cliente]. Como vai? Meu nome é [nome da secretária] da clínica [nome da clínica ou do dentista] e meu contato é para lembrá-lo que já se passaram [número de meses] desde sua última sessão de [procedimento feito anteriormente]. Está na hora de fazer uma manutenção. Vamos agendar? Tem alguma preferência de data ou horário?
  2. Olá, [nome do cliente]. Está tudo bem? Lembre-se de que você possui um tratamento odontológico que ainda não foi concluído e é fundamental que você cumpra as próximas etapas para ter o resultado que tanto espera. Podemos agendar um horário para concluir o procedimento?
  3. Bom dia, [nome do cliente]. Como vai? Você não compareceu à sua última consulta agendada, está tudo bem? O que acha de remarcarmos? Estamos com as últimas vagas abertas para esse mês, então é melhor aproveitar antes que acabem. Podemos agendar uma nova consulta para você?
  4. Olá, [nome do cliente]. Sou a [nome da secretária] do consultório [nome do consultório ou dentista] Você esteve aqui no mês passado para uma avaliação para o tratamento de [nome do procedimento]. Estamos com poucas vagas em aberto e estou mandando essa mensagem para te convidar para iniciar o tratamento e começar a realizar o seu sonho ainda esse mês. Posso marcar uma consulta para você para semana que vem? Qual é o melhor dia e horário?
  5. Olá, [nome do paciente]. Você se lembra de que ano passado, ao fazer [nome do tratamento], você demonstrou interesse em fazer também o procedimento [nome do outro método]? Está na hora! Que tal agendarmos? Abriu uma vaga para a próxima semana. Qual dia e horário seriam melhores para você?

Leia também: Frases para atrair pacientes no WhatsApp: 40 modelos estratégicos

Como abordar o paciente pelo WhatsApp?

Para abordar um paciente usando o WhatsApp, algumas dicas são importantes:

  1. Tenha atenção a erros de português 
  2. Personalize a mensagem usando o nome do paciente 
  3. Opte por mensagens de texto
  4. Segmente a mensagem de acordo com o histórico do paciente
  5. Inclua um CTA estimulando o contato

Esses cuidados são importantes para criar uma boa experiência para o paciente e não o assustar com a sua mensagem.

Afinal, o WhatsApp é um canal de comunicação pessoal, que permite o contato profissional, desde que ele seja bem construído. 

Mostre ao seu paciente que a mensagem não é um comunicado em massa, mas que você está falando diretamente com ele. 

Lembre-se também de tomar cuidado para não infringir as regras do Conselho Federal de Odontologia. Sobre isso, leia mais em: “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”.

O WhatsApp é uma ferramenta usada por 92% dos brasileiros que têm smartphone, logo é um ótimo canal de comunicação entre você e seus pacientes. Entretanto, uma estratégia de marketing para dentistas precisa de mais do que um script para retorno ao dentista.

Mas se você não sabe o que fazer para encher a sua agenda de bons pacientes particulares, não se preocupe, porque o Gorro Branco é um curso para dentistas que te ensina o passo a passo de como captar pacientes e mantê-los sempre com você!

Inscreva-se no Gorro Branco e aprenda como atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet, todos os dias. Se preferir, converse comigo e eu te mostro como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *