Marketing

SEO no mercado odontológico: como usar e quais as vantagens?

O SEO no mercado odontológico é um conjunto de ações que te ajudam a colocar as páginas do seu site nas primeiras posições do Google, sem que você precise pagar por isso. 

Em outras palavras, o SEO para dentistas é uma oportunidade de levar mais pessoas interessadas em assuntos relacionados ao seu negócio, para dentro do seu site. 

E como você já deve saber, aumentar o tráfego nas suas páginas permite que você estreite a relação com potenciais pacientes, solucione possíveis dúvidas, quebre objeções e direcione esses visitantes para as próximas etapas do funil de vendas, que incluem:

  • o contato direto com o consultório;
  • o agendamento e comparecimento à avaliação;
  • a contratação do serviço. 

O que é SEO? 

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, sendo traduzido para português como otimização de mecanismos de busca. Na prática, é um conjunto de ações que visam colocar as páginas de um site nas primeiras posições de uma pesquisa feita em mecanismos de busca como o Google.

E é provável que você já compreenda o poder que essa plataforma tem no comportamento de compra atual. Afinal, estudos apontam que o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia. 

Desse montante, os cinco primeiros resultados orgânicos respondem por 67,60% de todos os cliques e os resultados de 6 a 10 respondem por apenas 3,73%, segundo o relatório da Zero Limit Web.

Isso significa que ocupar as primeiras posições de um resultado de pesquisa é fundamental para quem deseja aproveitar essa plataforma em suas estratégias de marketing odontológico para atrair pacientes e aumentar o faturamento.

Como é o SEO no mercado odontológico? 

Como dissemos acima, o SEO é uma estratégia que se preocupa com resultados orgânicos do Google, ou seja, a área que não é de anúncio dentro da plataforma. 

Na imagem abaixo, marcamos de vermelho a área de anúncios, que ocupam, geralmente, as primeiras três ou quatro posições do resultado da busca. Perceba que há uma indicação de “anúncio” sobre eles. 

Depois dessa área, os resultados são orgânicos, ou seja, você não paga para estar entre eles. A posição é conquistada pela qualidade do conteúdo oferecido pela clínica, em sua página web. 

São essas posições que devem ser buscadas por você, ao trabalhar o SEO no mercado odontológico. 

seo mercado odontológico

Para aparecer como resultado orgânico, o seu site (ou blog) precisa ser relevante para o usuário que fez a pesquisa. 

O Google mede essa relevância por uma série de critérios, como:

  • a quantidade e qualidade de referências que a página do site recebe, ou seja, quantas vezes e onde o conteúdo criado por você é usado como referência (backlink);
  • qualidade do conteúdo que a página tem;
  • a presença das palavras-chave usadas pelo usuário na pesquisa ao longo dos conteúdos; 
  • a velocidade de carregamento do site, e mais.

Esses critérios são usados para avaliação da qualidade da página e o quanto ela é capaz de ajudar um usuário que fez a pesquisa a encontrar o que ele procura.

Logo, se a sua página apresentar um  conteúdo alinhado ao que foi pesquisado, você amplia as chances de ficar bem posicionado na lista de resultados que aparecem para quem fez a busca.

Contudo, não basta criar um site ou um blog para que as páginas ocupem as primeiras posições de uma lista de resultados.

Para isso,  é fundamental seguir alguns direcionamentos, sobre os quais vamos falar, a seguir. 

Entretanto, antes de avançar na compreensão sobre como usar o SEO para dentistas, assista ao vídeo abaixo e entenda quais são as vantagens, desafios de usar as opções oferecidas pelo Google, no mercado odontológico. 

Como usar SEO para site de dentista?

Mas, afinal, como implementar uma estratégia de SEO para o mercado odontológico? Confira abaixo um passo a passo. 

#1 Invista em um design responsivo para o site

O celular é o principal meio de acesso a internet no Brasil. Isso significa que as páginas do seu site precisam se adaptar ao formato das telas de smartphones, para garantir a melhor experiência ao usuário. 

Isso porque se uma pessoa acessar seu site usando um celular, mas a apresentação da página for  confusa e difícil de ler, a tendência é que ela  visitante abandone o acesso. 

Isso significa um aumento da taxa de rejeição, o que indica ao Google que os usuários não estão satisfeitos com o conteúdo apresentado.

Uma vez que a prioridade da plataforma é oferecer as melhores respostas aos usuários, a chance da sua página cair de posição é maior quando a taxa de abandono é alta.

Ou seja, se você não investir em páginas responsivas que se adaptam automaticamente ao formato de acesso por dispositivos móveis, suas chances de alcançar as primeiras posições do Google ficam cada vez mais distantes.

#2 Escolha boas palavras-chave

Quando você faz uma pesquisa no Google , o que usa? Um conjunto de palavras que  representam a sua dúvida, correto? Por exemplo, “melhores cursos para dentistas”. O seu paciente em potencial também segue essa mesma fórmula.

Logo, ao criar um conteúdo, é fundamental que você inclua ao longo do texto as palavras que o usuário usa para fazer a pesquisa. 

Ao fazer isso, você mostra ao Google que há um alinhamento entre a pesquisa do usuário e o seu material.

Ou seja, ao identificar dentro da sua página as palavras que o usuário usou para fazer uma pesquisa, o Google entende que o seu conteúdo pode ser uma boa resposta à pesquisa que foi feita. 

Por isso, ao criar seus textos certifique-se de incluir as palavras-chaves que seus potenciais pacientes usam na pesquisa. 

Para encontrar esses termos, use o Google Keyword Planner, uma ferramenta gratuita que mostra as principais palavras pesquisadas sobre determinado assunto. 

Na imagem abaixo, observe o resultado dentro do sistema do Google Keyword Planner, que apresenta as palavras-chaves mais usadas pelos usuários para fazer pesquisas sobre implante dentário. Use esses termos para criar suas páginas e conteúdos.

seo mercado odontológico

#3 Produza conteúdos de qualidade

Não basta encher um post de blog com as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. O Google é inteligente e percebe que você está tentando enganá-lo. 

Logo, é imprescindível que você produza conteúdo de qualidade que responda às dúvidas do usuário. 

Crie um post que explique, por exemplo, o que é um implante dentário, o que é um enxerto ósseo, quando cada um é indicado e quais as opções para cada paciente. 

Opte por conteúdos relevantes, com pelo menos 1000 palavras e inclua a palavra-chave no título, subtítulos, na URL e em outras partes do texto. 

Sobre o assunto, leia também: Quais as 9 vantagens do marketing de conteúdo para dentistas?

#4 Ganhe backlinks de qualidade

Ganhar um backlink significa que um outro site incluiu um link do seu blog ao longo do conteúdo dele. 

Imagine que você crie um texto sobre o que é implante dentário, dentro do seu blog, e um outro site, por exemplo, de fornecedores de materiais para dentistas,  produza outro conteúdo e use o seu link ao longo do material produzido.

Isso é feito para que pessoas que ainda têm dúvidas sobre implantes, possam consultar um material rico sobre o tema. 

Na prática,  inserir bons backlinks para outros sites relevantes dentro do seu material também é uma boa prática de SEO. Entretanto, receber esse link é ainda mais valioso. 

Afinal, quando um outro site usa links da sua plataforma, dentro de suas páginas, isso indica para o Google que o seu conteúdo tem valor e é de qualidade. 

Isso contribui para que o mecanismo de busca coloque a sua página nas primeiras posições de uma pesquisa.  

Para conquistar backlinks, além de oferecer conteúdos de qualidade, procure parcerias. Por exemplo, se o fornecedor de produtos para sua clínica tem um blog, que tal contatá-lo e propor uma parceria, em que ele inclua links para o seu site? 

#5 Invista em SEO local para dentistas

O SEO local é voltado para atender regionalmente os pacientes que fazem buscas relacionadas ao tipo de tratamento que você oferece. 

Mantendo os exemplos no setor de implantes, observe como o SEO local para dentistas apresenta os resultados. 

seo mercado odontológico

Para conseguir todo esse destaque, acesse o Google Meu Negócio, faça seu cadastro e tenha atenção para preencher o máximo de informações. 

Com isso, você aumenta as chances do Google te identificar como uma boa resposta a ser destacada. 

Peça também que seus pacientes avaliem seu trabalho, inclua fotos da clínica e dos procedimentos (cuidado para não usar fotos que assustem as pessoas), coloque o link para o site, o endereços, telefone e mais.

Quanto mais completo o perfil, maior a chance de conquistar um espaço como esse. 

Em suma, na lista de ações para usar o SEO para site de dentista estão: 

  1. Invista em um design responsivo para o site
  2. Escolha boas palavras-chave
  3. Produza conteúdos
  4. Ganhe backlinks de qualidade
  5. Use o SEO local para dentistas

Cursos para ampliar SEO no mercado odontológico

Seguindo esses passos você aumenta as chances de aproveitar todas as vantagens do marketing de conteúdo dentistas, entre elas, conquistar o bom posicionamento no Google, gerar tráfego para o site e direcionar os futuros pacientes pelas etapas do funil de vendas. 

É claro que o SEO para o mercado odontológico é apenas uma das estratégias de marketing para dentistas que tem o potencial de aumentar o volume de leads dentro da clínica.

Para organizar todas as estratégias e aumentar a sua captação de clientes particulares, te convidamos a conhecer os cursos e treinamentos para dentistas da Smiles University.  

Eles foram criados de dentista para dentista com o melhor programa de alta performance para clínicas odontológicas, ensinando você a atrair, captar e converter pacientes de alto valor.

Nossa metodologia já foi testada e aprovada por mais de 2 mil dentistas que alavancaram os resultados de seus consultórios. 

Veja os depoimentos de nossos alunos, e entenda como nós te ajudamos a se tornar um profissional de sucesso, conquistando, finalmente, seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *