Marketing

6 técnicas de marketing para dentistas alcançarem pacientes

Uma das formas mais eficientes de captar pacientes particulares para consultórios é aplicando as corretas técnicas de marketing para dentistas.

Afinal, é por meio dos canais on-line que você pode se comunicar com futuros pacientes de forma consistente, responder às objeções comuns do seu setor e diferenciar o seu trabalho da concorrência. 

Tudo isso, pode ampliar suas  chances de atrair clientes interessados em você e no seu trabalho. 

Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso mais do que criar um perfil no Instagram e clicar no botão de “impulsionar publicação”. 

Como assim?

Fique tranquilo, o caminho não está na contratação de uma agência de publicidade, mas na criação autoral de conteúdo

Por isso, eu separei para você as principais técnicas para atrair pacientes de odontologia. 

Como você vai ver, elas devem trabalhar em conjunto, formando um poderoso planejamento de marketing digital. Então, vamos direto ao assunto!

O que é marketing digital para dentistas?

O marketing digital para dentistas é um conjunto de estratégias cujo objetivo é ampliar o alcance da clínica e atrair mais pacientes particulares usando a internet e suas possibilidades. Entre as ações que podem ser implementadas estão: redes sociais, SEO, produção de conteúdo, anúncios e mais.

A seguir, eu apresento detalhadamente quais são as técnicas de atrair paciente odontologia e como aplicá-las. Continue lendo e tire suas dúvidas. 

6 principais técnicas de marketing para dentistas

Na lista de técnicas de marketing para dentistas, estão:

  1. Funil de vendas
  2. Redes sociais
  3. Anúncios em redes sociais
  4. Google Ads
  5. Produção de vídeos

1. Funil de vendas

O funil de vendas é uma representação estrutural da jornada de compra de um cliente, no seu caso, paciente.

Este é um modelo que mostra todo o caminho que ele passa até contratar os seus serviços.

O primeiro passo de um funil de vendas na realidade dos consultórios odontológicos é fazer com que as pessoas que acessam o seu conteúdo na internet se transformem em leads

Ou seja, um contato que chegou até a sua clínica espontaneamente e interessado no que você tem a falar. 

Em resumo, no marketing digital para dentistas o objetivo é atrair pessoas que fazem parte do seu público preferencial, e fazer com que elas entrem em contato com a sua clínica, seja ligando ou mandando uma mensagem no WhatsApp, por exemplo.

Quando isso acontece, essa pessoa se torna um lead e você poderá agir para fazer com que ela vá até a sua clínica para uma avaliação. 

Perceba que cada passo direciona o potencial paciente até o fechamento, fazendo com que ele chegue mais perto de realizar o procedimento.

Primeiro, ele recebe seu conteúdo, entende o seu trabalho, entra em contato com você e só então agenda uma avaliação. 

Se você está começando a conhecer o conceito de funil de vendas agora, não tem problema. Tenho um vídeo muito completo, em que falo sobre o assunto e explico como você aumenta seu número de pacientes usando essas técnicas de marketing.

Então, é só dar o play e assistir! 

2. Redes sociais

Você precisa se fazer presente nas redes sociais. Isso não é mais uma opção ou um diferencial. É uma necessidade. 

Caso contrário, você  depender sempre de indicações, e isso pode ser muito pouco para alcançar os seus objetivos.

Tenha em mente que você não precisa ficar fazendo dancinha, memes ou publicando qualquer tipo de conteúdo que não represente o seu trabalho. 

Afinal, nada disso contribui para a atração de pacientes particulares. Mas, o que vai? 

Na lista de ações que podem ser realizadas nas redes sociais para atrair pacientes de particulares, estão:

  • conteúdos sobre o seu dia a dia no consultório;
  • histórias interessantes de superação que seus pacientes;
  • postagens especiais sobre o procedimento que você mais realiza;
  • conteúdos informativos sobre os serviços oferecidos;
  • resultados;
  • depoimento de pacientes para contar a sua história e mais. 

Para ficar mais claro sobre que tipo de conteúdo eu estou falando, indico dois materiais extras: o vídeo abaixo e o artigo “16 exemplos de conteúdos para dentistas atraírem pacientes”. Ambos são excelentes opções de materiais para você. 

3. Anúncios em redes sociais

Ampliar o alcance da sua clínica dentro das redes sociais depende de ações, como a criação de anúncios. 

Afinal, esses redes, geralmente, limitam a capacidade de alcance das publicações orgânicas (em que você não paga para aparecer), 

Logo, será preciso anunciar de forma correta, ou seja, considerando a segmentação de mercado, perfil de cliente e mais. E isso não envolve apenas clicar no botão de impulsionamento que, geralmente, o Instagram apresenta. 

Então, o que fazer? Descubra no guia: Como fazer um anúncio de dentista? TOP 3 canais digitais [Tutorial]”. 

4. Google Ads

O Google Ads precisa estar incluído em um bom plano de marketing odontológico. Ele é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho diretamente para os pacientes em potencial.

É no Google Ads que você cria anúncios que  aparecem em pesquisas, em sites e em diversos lugares que podem ser personalizados de acordo com seus objetivos.

5. Produção de vídeos

A produção de vídeos traz um maior engajamento às suas redes sociais. Porém, para a produção de vídeos você precisa se atentar a alguns detalhes:

  • é preciso ter boa câmera e iluminação. Hoje em dia vários celulares possuem boas configurações para isso;
  • se há alguém falando, é importante o uso de microfone;
  • apenas filme o rosto com autorização de seu paciente;
  • o uso de um tripé é muito útil e aconselhável.

Use o vídeo em seus anúncios, em publicações orgânicas, nos stories do Instagram, no seu site e em todos os canais de comunicação que você tiver em seu plano de marketing odontológico.

Como otimizar o seu plano de marketing odontológico?

Para otimizar seu plano de marketing você precisa conhecer quem é o paciente ideal da sua clínica, quais as necessidades que eles possuem e as objeções que os impedem de procurar tratamento. Destaque seu diferencial, ofereça conteúdo relevante e apresente o impacto que você gera na vida de seus pacientes. 

Para isso, além das dicas acima, eu tenho outra dica, ou melhor, convite a te fazer: inscreva-se agora no Gorro Branco e ganhe 7 dias de garantia para caso deseje cancelar. Nele você aprende tudo o que precisa para atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!

O método já foi testado e aprovado por mais de 2 mil dentistas. No site da Smile University, você conhece a história de alguns deles e tem acesso a todas as nossas capacitações para dentistas. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *