Marketing

Tecnologia CAD/CAM em odontologia: o que você precisa saber!

A tecnologia CAD/CAM na odontologia é a união de dois sistemas que permitem o planejamento e a fabricação de restaurações e moldes assistidos por computador.

Nesse contexto, é válido destacar que o CAD é um software de escaneamento que usa imagens digitais captadas da cavidade bucal para criar restaurações e próteses. Já o CAM é a ferramenta que transforma o planejamento em um produto físico, a partir de soluções como impressoras 3D.

A união dessas duas soluções permite que os dentistas:

  • criem   próteses dentárias;
  • planejem o  pré-cirúrgico;
  • realizem o planejamento virtual de tratamentos de ortodontia, incluindo a confecção de alinhadores invisíveis;
  • desenvolvam   lentes de contato dentárias, coroas e implantes.

Todas essas ações podem ser  feitas por meio de tecnologia, de maneira prática e rápida, oferecendo conforto ao paciente e agilidade ao dentista. 

Quer saber mais? Basta continuar com sua leitura!

Como funciona a tecnologia CAD/CAM em odontologia, na prática?

O processo é muito simples e começa com a captação das imagens de toda a cavidade bucal do paciente. 

Com essa novidade de odontologia, não é preciso fazer o molde com gesso. Na verdade, tudo é digitalizado, e o equipamento de CAD capta as imagens de forma eletrônica, transmitindo tudo para o computador. 

Essa coleta é muito eficiente, oferecendo uma série de informações que vão contribuir para o correto planejamento do tratamento. 

Detalhes como tamanho dos dentes, más formações, espaços, desalinhamentos e muitos outros  são compartilhados a partir da captura eletrônica. 

Visando tornar o material digital ainda mais próximo da realidade, as imagens geradas no computador são em 3D

Com o material digital disponível no computador, é hora do dentista começar a trabalhar na criação das próteses ou moldes digitais. 

É possível, por exemplo, “desenhar” os dentes, criar os moldes e planejar todas as intervenções virtualmente, fazendo testes e buscando melhores opções. Tudo isso muito antes de executar o procedimento na boca do paciente.

Depois, o projeto é enviado à fresadora, outro nome do sistema CAM, que produzirá o material físico.

Todo esse processo é rápido e pode ser feito em um único dia! Porém,  se você ainda não está convencido, sugiro que dê uma olhada na aplicabilidade clínica dos avanços da tecnologia cad/cam em odontologia descrito nesse artigo científico da HU Revista.

Leia também: O que é um sistema para clínica odontológica e como funciona? Veja!

O que é CAD em odontologia?

CAD é a sigla para “Computer-Aided Design”que, em português, pode ser traduzido como “Projeto Assistido por Computador”. Na odontologia, o CAD é um software que possibilita a criação de moldes e modelos digitais tridimensionais de próteses, restaurações e outras estruturas, a partir das imagens captadas da cavidade bucal.

As imagens são captadas pela tecnologia de escaneamento intraoral, uma das tendências que mais crescem no mercado de odontologia digital. 

Qual a diferença entre CAM e CAD?

A grande diferença entre CAM e CAD é que elas são ferramentas usadas em etapas distintas do processo de produção que utilizam tecnologia computadorizada para criar e fabricar produtos. Enquanto o CAD cria modelos digitais, o CAM envolve a produção física do objeto com base no que foi previamente criado.

Em suma, na odontologia, o CAD cumpre a etapa de realização do projeto digital, por meio de softwares que permitem essa execução, usando imagens captadas por recursos de escaneamento intraoral.

Já o CAM é a etapa de fabricação na qual o modelo digital se transforma em uma peça física, a partir de máquinas que permitem esse tipo de realização. Atualmente, essa produção está muito atrelada ao uso de impressão 3D. 

A tecnologia CAD/CAM em odontologia proporciona mais precisão, personalização e eficiência na criação sob medida de:

  • próteses dentárias;
  • dispositivos ortodônticos, como alinhadores transparentes;
  • guias cirúrgicos;
  • planejamento de tratamento e mais.

Leia também: 9 melhores apps para dentistas terem no celular

Benefícios do CAD/CAM na odontologia (e desafio)

Ao longo deste artigo, citei brevemente alguns dos benefícios de usar a tecnologia CAD/CAM em odontologia. Entretanto, como se trata  de um recurso em alta, vale a pena aprofundar e detalhar a questão  

Por exemplo, uma das vantagens é a precisão máxima na criação de moldes digitais, que resultam em próteses e restaurações com encaixes perfeitos.

Seguindo a mesma linha de pensamento, a personalização do tratamento também é um dos benefícios de usar a tecnologia na odontologia.

Afinal, o recurso permite que as próteses e restaurações sejam projetadas conforme as necessidades específicas de cada indivíduo, considerando a forma, tamanho, cor e função ideais. 

Tudo isso, além de agilizar o trabalho do dentista, aumenta a eficiência do tratamento e, consequentemente, a satisfação do paciente. 

Contudo, não para por aí, você pode aproveitar outros benefícios do CAD/CAM, que incluem:

  • redução de retrabalho, uma vez que necessidade de ajustes é menor;
  • economia de tempo, já que o processo tende a ser mais rápido em comparação aos métodos tradicionais;
  • maior previsibilidade, permitindo que você visualize digitalmente o resultado da restauração antes mesmo de ser fabricada e mais!

Diante de tantos prós, não posso me esquecer de um ponto contra: o custo dessa tecnologia é mais alto do que os procedimentos mais tradicionais. 

Contudo, é preciso considerar que você pode alcançar resultados valiosos, que tendem a compensar esse investimento financeiro. 

Entre eles, está o aumento do ticket médio dos pacientes (já que como o tratamento é mais rápido e confortável, é possível cobrar mais caro por ele) e sua satisfação. O resultado pode levar a indicações e melhorar a reputação da clínica. 

Logo, ao avaliar a possibilidade de implementar a fabricação de próteses com a tecnologia CAD/CAM, considere seu planejamento financeiro e avalie o investimento e o tempo que esse retorno poderá ser sentido em seu caixa. 

Lembre-se também de criar um plano de marketing para sua clínica que te ajude a divulgar os diferenciais do seu consultório e os benefícios do tratamento com a tecnologia CAD/CAM em odontologia.

Se o marketing não é seu forte, ou se você já viveu experiências ruins com agências de publicidade, a minha sugestão é que você se torne independente na criação de suas campanhas. 

Faça o curso de marketing e vendas do Gorro Branco e junte-se a mais de 2 mil dentistas que estão realizando seus sonhos a partir do meu treinamento. 

Conheça mais sobre o Gorro Branco no vídeo abaixo e inscreva-se hoje mesmo no treinamento completo para dentistas.  Além do mais, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *