Marketing

Tráfego pago para dentistas: o que é e como criar campanhas?

Uma das formas de alcançar mais pessoas que possuem o perfil de público que deseja alcançar na internet é investindo em tráfego pago para dentistas.

Isso porque os principais canais de marketing possuem plataformas voltadas para a criação de anúncios, dando total autonomia para você divulgar seus serviços, utilizando os diferentes formatos disponíveis.

Um dos desafios do marketing digital para dentistas é conseguir chamar a atenção das pessoas, uma vez que o volume de conteúdos nas redes sociais e na internet é enorme e outros dentistas também estão na mesma busca.

Por isso, entender como aplicar o tráfego pago para clínicas e consultórios odontológicos é bastante útil para alcançar os objetivos de marketing 

Quer aprender como fazer? Continue a leitura do artigo e entenda o que é essa estratégia, os canais onde você pode anunciar e técnicas para criar anúncios atrativos.

Boa leitura!

O que é tráfego pago para dentistas?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital para dentistas que permite veicular dentro de canais, como Google, Facebook, Instagram, YouTube e outros, anúncios em formato de imagem e vídeo para divulgar serviços e campanhas para atrair novos pacientes.

Os anúncios podem ter vários objetivos, por exemplo, gerar ligações para o consultório ou envio de mensagens pelo WhatsApp, aumentar o número de visitantes no site da sua clínica, levar tráfego para a página de uma campanha específica, entre outros.

Os algoritmos de cada mídia digital controlam o alcance das postagens. Um desafio que você provavelmente conhece bem: fazer com que as pessoas comentem, compartilhem e curtam aquilo que você publica.

Ganhar alcance organicamente (sem pagar) é o ponto principal, mas o investimento em tráfego pago para dentistas complementa perfeitamente a estratégia de marketing digital, impulsionando publicados com os temas-chave para captar novos pacientes. 

Como fazer tráfego pago para clínica odontológica? 

Agora que você sabe o que é tráfego pago para dentistas e para que ele serve, está pronto para a próxima etapa, que é como fazer anúncios pagos para sua clínica ou consultório. Veja o passo a passo:

1. Defina seus objetivos, indicadores e orçamento

O primeiro passo para incluir as soluções de tráfego pago para dentistas na sua estratégia de marketing é definir o objetivo com os anúncios, indicadores de desempenho e orçamento.

Um exemplo de objetivo é a geração de leads (contatos) por meio da divulgação de um serviço específico. O indicador para verificar se a meta foi alcançada é o total de vendas fechadas que chegaram à clínica por meio dos anúncios.

Em relação ao orçamento, defina um orçamento mensal e divida entre os anúncios que você está planejando fazer. Por exemplo: um anúncio para captação de pacientes e outro para promover um conteúdo nas redes sociais para aumentar o reconhecimento da marca.

2. Liste as características do seu público-alvo

Uma vantagem de investir em tráfego pago para dentistas na internet é segmentar os anúncios para que eles alcancem apenas o público-alvo com as características desejadas.

As principais informações são: idade, sexo, estado civil, local, escolaridade etc. Na plataforma do Facebook, ainda é possível incluir interesses na segmentação, como saúde bucal, estética, correção dental, entre outros. O próprio sistema dá sugestões.

Você conhece seu perfil de paciente. Tudo que precisa fazer é listar as características demográficas e pessoais, criando uma persona, que é a representação do seu perfil de paciente ideal. Essa definição será útil para o marketing na totalidade. 

3. Pesquise as palavras-chave mais estratégicas

A próxima etapa é fazer uma pesquisa de palavras-chave estratégicas relacionadas ao tema dos anúncios. O objetivo é saber quais são os termos mais populares e utilizados pelos usuários quando pesquisa sobre o assunto que você está divulgando.

As palavras-chave são o coração dos anúncios no Google Ads, mas também são úteis para criar legendas atrativas para as redes sociais, que também são sites indexados pelo Google.

Existem ferramentas on-line gratuitas que facilitam a pesquisa e seleção, como Google Keyword Planner, Moz e Semrush.

Leia também >>> Curso de Adwords para dentista: por que ele é essencial?

4. Escolha a plataforma que vai anunciar

A escolha da plataforma em que vai anunciar é outra definição importante da estratégia de tráfego pago para dentistas. 

Dá para fazer anúncios de dentista no Facebook, Instagram e Google, as mais procuradas. Outras opções são: YouTube, LinkedIn e TikTok. 

A definição ajuda a otimizar o orçamento, priorizando os canais com melhor potencial de retorno, afinal, não adianta investir onde seu público não está, certo?

5. Avalie os resultados e faça ajustes

Os resultados conquistados com tráfego pago devem ser analisados ao final de cada anúncio para verificar se os objetivos foram alcançados.

Quanto mais bem estruturados e configurados forem os anúncios, maiores as chances de obter o sucesso esperado. Então, analise os anúncios para fazer ajustes estratégicos nos próximos.

Em quais canais fazer campanhas para dentistas?

A escolha dos canais de marketing para veicular suas campanhas é uma decisão estratégica, como citei no tópico acima. Escolhi os mais estratégicos para detalhar como funcionam.

Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Nela, você cria anúncios baseados em palavras-chave que podem ser exibidos na página de resultados ou em sites parceiros, conforme a busca realizada pelo usuário.

Os tipos de campanhas mais conhecidos são e relevantes para dentistas são: 

  • Rede de pesquisa (anúncios de texto no resultado das buscas);
  • Rede de Display (engloba os sites parceiros do Google e os anúncios com imagens);
  • Campanhas de vídeo (veiculados no YouTube);
  • Google Maps (ideal para campanhas locais).

A forma de pagamento mais utilizada é o pagamento por clique (PPC). Ou seja, o anunciante só paga se o usuário clicar no anúncio, o que permite controlar os gastos e otimizar o orçamento.

Facebooks e Instagram Ads

O Facebook e o Instagram estão no mesmo tópico, pois como são produtos do grupo Meta, a plataforma para criação de campanha é a mesma.

O Gerenciador de Negócios da Meta, ou Meta Business Suite, é uma plataforma acessível para quem gerencia perfis comerciais nas duas redes sociais. Em relação às opções de tráfego pago para dentistas, é possível criar campanhas para os seguintes objetivos:

  • Vendas;
  • Cadastro;
  • Engajamento;
  • Tráfego;
  • Promoção de app.

O sistema é bastante intuitivo, facilitando a configuração de cada etapa do anúncio. Em relação ao pagamento, você define um valor total e a plataforma o distribui automaticamente. 

Entenda a diferença entre postagem, impulsionamento e anúncio e como trabalhar cada formato no marketing do seu consultório:

Técnicas para aplicar nos anúncios para dentistas

Está empolgado para começar a criar anúncios para dentistas? Calma, confira as dicas de técnicas que vão melhorar o potencial de conversão das suas campanhas:

  • trabalhe as palavras-chave no título e descrição do anúncio e nas legendas das redes sociais e no texto das imagens;
  • crie chamadas para ação diferente para cada campanha;
  • use seus diferenciais como argumento e ser mais persuasivo;
  • personalize atentamente os anúncios fazendo a segmentação precisa de público;
  • utilize frases no imperativo. Ex: “Ligue agora” ou “Agende uma avaliação”, “Conserve com a minha secretária”.

Quer melhorar a qualidade do seu conteúdo, criando textos com alto poder de conversão? Conheça o Gerador de Copy, o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia.

Aprenda a fazer gestão de tráfego para dentistas

Gostou de aprender sobre tráfego pago para dentistas? Você pode aprender mais sobre investimento em campanhas e outras estratégias de marketing em um curso exclusivo comigo. 

O Método Gorro Branco é um curso exclusivo que desenvolvi para ensinar dentistas a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias.

Inscreva-se no Método Gorro Branco e tenha acesso a um conteúdo completo, ou converse comigo agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *