Mercado odontológico

6 avanços tecnológicos na odontologia para ficar de olho!

Você costuma acompanhar todos os avanços tecnológicos na odontologia? Não? Pois saiba que este é um erro que pode colocar a sua carreira em risco! Eu explico.

O uso da tecnologia na odontologia tem gerado resultados incríveis, tornando os procedimentos muito mais práticos e efetivos, o que facilita e otimiza nosso trabalho.

É bom para seus pacientes, que podem contar com um tratamento mais eficiente, rápido e com menos desconforto, e é ótimo para seus negócios, pois oferecendo um atendimento diferenciado, não faltarão indicações para lotar seu consultório.

Ademais, uma coisa é certa: se você não se atualizar, perderá espaço no mercado, e seu consultório ficará às moscas. Você não quer que isso aconteça, certo? Pois eu posso te ajudar!

Neste post, além de falar sobre a importância de se atualizar para manter sua clínica competitiva, destaco os principais avanços tecnológicos na odontologia.

Qual a importância da tecnologia para a Odontologia?

A importância da tecnologia na odontologia moderna está em seu potencial de transformação, uma vez que ela permite aperfeiçoar procedimentos, a fim de oferecer tratamentos diferenciados, mais ágeis e eficazes aos pacientes, ao mesmo tempo que reduz o desconforto e gera resultados melhores.

A aplicação da tecnologia digital em procedimentos e as novidades na odontologia estética são bons exemplos de mudanças que facilitam nosso trabalho e tornam a experiência do paciente muito mais agradável, e isso é tudo o que queremos, certo?

Para te deixar por dentro das novidades da área, apresento a seguir os principais avanços tecnológicos que estão revolucionando a odontologia. Acompanhe!

6 avanços tecnológicos na odontologia para ficar de olho

Como eu disse anteriormente e volto a repetir, conhecer e se adaptar às novidades e avanços tecnológicos na odontologia é uma questão de sobrevivência para a sua carreira. Então, confira as atualizações de maior destaque dos últimos tempos:

1. Alinhadores invisíveis

Não sei se você ficou sabendo, mas a Smilink, principal concorrente do famoso Invisalign, registrou um aumento de mais de 100% nas vendas de tratamentos no primeiro semestre de 2022.

Além de serem mais discretos e confortáveis que os aparelhos ortodônticos tradicionais, os alinhadores invisíveis geram resultados muito mais rápido. Não à toa, têm ganhado cada vez mais espaço na preferência dos pacientes.

Este avanço tecnológico pode não ser uma novidade na odontologia estética, mas os números mostram que esse tipo de procedimento tem sido muito buscado pelos pacientes. Logo, ortodontistas que não oferecerem o tratamento, ficarão para trás.

Mas o que há de novo nesse tipo de tratamento?

Bom, com o avanço da tecnologia das impressoras 3D, o ortodontista que se especializar e dominar o processo de fabricação, poderá produzir os alinhadores em seu próprio consultório. Não há dúvidas de que isso confere muito mais agilidade ao procedimento, além de reduzir consideravelmente os custos.

2. Scanner intraoral

Outro avanço tecnológico na odontologia que tem se mostrado muito eficiente é o procedimento de escaneamento intraoral. Com este método, você poderá dizer adeus velhos moldes em gesso, tão incômodos e desconfortáveis para os pacientes.

Trata-se de um procedimento realizado por meio do scanner intraoral, que escaneia a boca do paciente, formando imagens tridimensionais de alta qualidade.

Esses modelos auxiliam no diagnóstico e no planejamento de tratamentos, além de servirem de base para a confecção de moldes diversos, próteses para implantes e aparelhos ortodônticos, como os alinhadores invisíveis que mencionei anteriormente.

3. Impressora 3D

Versatilidade é a palavra que define a impressão 3D. Sempre me surpreendo com as possibilidades dessa ferramenta, que pode ser usada em diversas situações, como:

  • aparelhos ortodônticos invisíveis;
  • testes de próteses e implantes;
  • gabaritos e moldes para o planejamento de cirurgias;
  • entre muitas outras aplicações.

É por esses e outros motivos que considero a impressora 3D um dos grandes avanços tecnológicos da odontologia moderna. Ela oferece flexibilidade, pode ser usada para diversos fins e certamente continuará evoluindo e gerando novidades.

4. Sistema CAD/CAM

A partir do escaneamento intraoral, a tecnologia CAD/CAM possibilita que o dentista crie uma imagem em 3D diretamente no computador. Assim, é possível visualizar a arcada dentária do paciente de diferentes ângulos e, usando uma impressora 3D, criar moldes muito mais realistas e detalhados do que aqueles feitos em gesso.

A novidade aqui está no avanço recente da Inteligência Artificial, que por meio de uma abordagem chamada 3D-DCGAN (Rede Generativa Adversarial Convolutiva 3D), permite que um algoritmo de IA melhore o design de coroas dentárias, gerando um resultado de maior qualidade.

E esse é apenas um exemplo do potencial que essa tecnologia tem para o futuro.

5. Radiografia digital

Os filmes radiográficos são coisa do passado. Outra grande novidade da tecnologia digital na odontologia é a realização de raio-x por meio de sensores eletrônicos, que captam as imagens da boca do paciente de forma rápida e prática.

O resultado são imagens digitais de alta qualidade que ficam salvas no computador, em um software odontológico e também podem ser armazenadas na nuvem, facilitando a análise e diagnóstico por parte do dentista, além de reduzir a exposição à radiação.

6. Anestesia eletrônica

A aplicação da anestesia é considerada por muitos pacientes uma das piores etapas de qualquer tratamento odontológico. Por isso, a anestesia eletrônica é considerada um dos mais importantes avanços da tecnologia na odontologia dos últimos tempos.

Trata-se de um aparelho que permite ao dentista controlar, com grande precisão, a administração do anestésico, reduzindo consideravelmente o desconforto do paciente, o que, como você pode imaginar, faz toda a diferença no tratamento.

Que tal alavancar a sua carreira na odontologia?

A odontologia é uma profissão linda, porém, bastante desafiadora, seja pela concorrência ou pela necessidade de se manter a par das novidades do mercado.

Contudo, para alcançar o sucesso em sua carreira como dentista, mais do que acompanhar os avanços tecnológicos na odontologia, você precisa saber gerenciar o seu consultório e, é claro, aprender como atrair mais pacientes para a sua clínica.

Eu posso te ajudar com isso!

O meu grande propósito é compartilhar conhecimento, para ajudar bons dentistas a encontrar o sucesso na profissão que escolheram e amam. 

Foi para isso que desenvolvi o Método Gorro Branco, um curso focado em dentistas de todas as especialidades, onde apresento técnicas avançadas para levar mais clientes à sua clínica e aumentar o seu faturamento de forma significativa.
Quer saber mais? Me chame no WhatsApp que eu tiro todas as suas dúvidas e mostro como essa oportunidade pode alavancar a sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *