Mercado odontológico

Biocibernética bucal: o que é e como acontece a cura pelos dentes?

Ao ler as palavras biocibernética bucal, você pensa em alguma área futurista da odontologia, com robôs e máquinas fazendo análises e procedimentos? E seu eu te dizer que essa ideia está longe do conceito real?

A biocibernética dental é uma área de estudo que começou nos anos 1960 no Brasil, e envolve a análise integrada da boca com problemas físicos que as pessoas podem ter por causas de disfunções na arcada dentária.

Quer saber mais? Continue a leitura do artigo que eu explico o significado e as vantagens da cura pelos dentes.

Boa leitura!

O que significa biocibernética?

Para entender o significado da palavra biocibernética é preciso separá-la. Bio significa vida e cibernética é o estudo comparativo dos sistemas e mecanismos de controle, regulação e comunicação dos seres vivos. Então, a biocibernética estuda as interações existentes entre os diferentes sistemas do corpo humano.

Leia também >>> Empreendedorismo no mercado de odontologia: como aplicar?

O que é biocibernética bucal?

A biocibernética bucal é uma área de estudo da odontologia que analisa a comunicação e a relação da saúde dos dentes com questões posturais, comportamentais e emocionais dos indivíduos. Ou seja, a boca é o ponto de partida da avaliação individual, guiando o dentista na escolha do melhor tratamento. 

A boca e a arcada dentária possuem diversas funções como fonação, estética, mastigação e trituração. Porém, a principal função da boca é manter o eixo postural da espécie humana.

Isso significa que se a estrutura bucal está alinhada corretamente, outras funções acontecem normalmente, como respiração, digestão, postura, motilidade intestinal, entre outras.

O principal objetivo da biocibernética bucal é interromper as tensões que causam distúrbios no sistema estomatognático — formado pela maxila, mandíbula, arcadas dentárias, tecidos moles, articulação temporomandibular (ATM) e músculos — para uma melhor harmonia entre boca, corpo e mente.

Como surgiu?

A biocibernética bucal surgiu dos estudos realizados durante a década de 1960 pelo professor doutor e cirurgião-dentista, Mário Baldani

Na época, durante suas viagens pelo interior de São Paulo, Baldani teve contato com um médico que, ao identificar algum distúrbio orgânico para o qual não tinha um remédio específico para tratar, mandou extrair os dentes dos pacientes e colocar próteses no lugar. 

Esse protocolo fazia com que as patologias melhorassem, sem a necessidade de medicamentos. A partir dessa observação, Baldini começou a estudar para entender as influências do sistema estomatognático na saúde física das pessoas.

Ele não só compreendeu como a saúde bucal influencia no alinhamento da coluna e, consequentemente, na postura, como também, as formas como as disfunções na região da boca levam a problemas orgânicos e comportamentais, que afetam cada pessoa de formas diferentes.

Um livro conhecido sobre o tema é ‘A cura pelos dentes’ do autor Newton Nogueira de Sá. Uma das ilustrações destacada a relação de cada dente com os órgãos do corpo humano:

Fonte: Holodontia.

O livro também demonstra como a posição mandibular influência no comportamento:

Fonte: Holodontia.

Como é uma consulta de biocibernética?

Uma consulta com um especialista em biocibernética bucal é mais investigativa e avalia a saúde geral do paciente e não apenas a parte dentária. Para facilitar o entendimento, separei o processo em etapas:

1. Anamnese detalhada

A anamnese é um processo padrão na Odontologia. Na consulta de biocibernética bucal, é o momento em que o dentista conversa com o paciente e faz perguntas relacionadas a sua saúde física.

Informações, como o tipo de parto pelo qual a pessoa nasceu, como foi sua amamentação, se usou chupeta e mamadeira, como é sua rotina, os tipos de desconforto que o paciente sente, etc.

O objetivo é traçar um histórico do paciente, desde os primeiros estímulos do desenvolvimento até a fase em que ele se encontra e as possíveis causas das alterações nas funções orgânicas.

2. Avaliação física e exames de imagens

O dentista também avalia os aspectos físicos das estruturas do sistema estomatognático para identificar desalinhamentos e associá-los a problemas existentes em outras partes do corpo.

Para melhorar a precisão da análise, os exames de imagem, como radiografia e escaneamento intraoral, por exemplo, auxiliam na confirmação do diagnóstico.

3. Definição do plano de tratamento

Com as informações essenciais em mãos, o dentista elabora o plano de tratamento, de acordo com as melhorias necessárias para o paciente.

A abordagem da biocibernética bucal é totalmente individualizada, o que significa que cada avaliação origina um protocolo de tratamento específico que vai fazer o redimensionamento bucal necessário.

Leia também >>> Gestão de qualidade do consultório odontológico: guia INÉDITO.

Como a biocibernética dental é aplicada?

A biocibernética dental é aplicada nos tratamentos de bruxismo, problemas cervicais e na coluna, enxaquecas, disfunções respiratórias, cáries dentárias, tratamentos ortodônticos com aparelho biocibernético.

Crianças e adultos podem fazer protocolos de biocibernética. Nos pequenos, o foco costuma ser no reposicionamento da língua e dos dentes na cavidade bucal para que fiquem na posição correta.

Nos adultos, o objetivo é recuperar aspectos funcionais. Para isso, o tratamento foca a posição dos maxilares, utilizando aparelhos ou próteses para colocá-lo no lugar que permite a movimentação natural.

Essas disfunções, em grande parte, se originam das tensões acumuladas ao longo da vida em diversas situações pelas quais passamos.

Já reparou como a mandíbula fica tensa em um dia estressante? Essa sobrecarga de tensão em longo prazo afeta a articulação temporomandibular, o que leva ao bruxismo, problemas cervicais e enxaqueca.

As tensões e insatisfações influenciam até no desenvolvimento de cáries, uma vez que a ocorrência do problema não está relacionada apenas à alimentação.

Dessa forma, os protocolos de biocibernética bucal vão agir tentando interromper essa tensão para uma melhor harmonia entre boca, corpo e mente.

Leia também >>> Diferencial no mercado odontológico: como criar e divulgar o seu.

Quais as vantagens da terapia biocibernética para a saúde bucal?

A terapia biocibernética é uma abordagem mais humanizada e integral que traz benefícios, como o desenvolvimento correto das funções bucais desde a amamentação, a correção da postura física que transmite confiança, a harmonia da face que, além da estética, mantém a mastigação, a deglutição e a respiração alinhadas.

Gostou de saber mais sobre essa área emocionante da odontologia e como ela pode revolucionar a forma como tratamos os problemas dentários?

Esse é um tipo de serviço que merece uma divulgação a altura? Os seus pacientes sabem que você é especialista em biocibernética bucal? O seu propósito profissional é um chamariz para atrair clientes em busca dos valores que sua prática oferece.

Quer aprender como se posicionar, especialmente na internet, divulgando conteúdo de qualidade para atrair e converter clientes? Convido você a ser meu aluno no Método Gorro Branco

As aulas são 100% online com suporte via Zoom, além de aulas online ao vivo para tirar dúvidas, analisar erros, acertos e criar anúncios. É uma imersão intensa de ideias toda semana! Conheça o curso e comece hoje mesmo! Além disso, te convido a conversar comigo para que eu mostre como ser um dentista de sucesso. Te espero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *