Mercado odontológico

Como se destacar no mercado odontológico em 6 passos?

Como se destacar no mercado odontológico? Responder a essa pergunta se tornou uma questão de sobrevivência. Afinal, com tantas clínicas, planos de saúde e franquias, conquistar pacientes particulares é um grande desafio. O Brasil possui o maior número de dentistas do mundo!

Por isso, você não tem mais escolha se deseja se manter competitivo e quer que o faturamento da clínica continue a crescer.

Nesses casos, é fundamental investir em marketing, em uma boa gestão e, claro, na sua formação como profissional.

Todavia, é bem provável que você já se dedique a investir em cursos e especializações clínicas, mas e quando o assunto é o gerenciamento do seu consultório ? E quando você precisa investir em marketing?

De fato, você sabe o que está fazendo ou apenas segue o que todo mundo executa por aí? 

Reflexão válida, não é verdade?

Caso esteja apenas replicando “o mais do mesmo”, dificilmente conseguirá obter bons resultados. Para se destacar, é preciso ir além. 

E o primeiro passo você já está dando, que é buscar conhecimento! 

Siga com sua leitura e descubra, de uma vez por todas, como se destacar no mercado odontológico por meio de dicas e estratégias comprovadas.

Como se destacar no mercado odontológico?

Fazer um bom trabalho, ser um excelente dentista, estar por dentro de todas as novidades da sua especialidade, manter-se estudando  e participar  de eventos são respostas que devem ter passado na sua mente em relação à  pergunta: “como se destacar no mercado odontológico brasileiro”, certo?. 

Sem dúvidas, tudo isso é imprescindível. Mas, ainda assim, é pouco. 

Atualmente, ser um dentista de sucesso exige que você se comunique com as pessoas, muito antes de elas chegarem ao  seu consultório. 

É preciso mostrar o seu diferencial, apresentando o que você faz, para quem faz e qual é o impacto que gera na vida das pessoas. 

Nesse sentido, como você verá ao longo deste guia, os canais de marketing digital têm muito a te ajudar. 

Como se destacar no mercado odontológico?

Para se destacar no mercado odontológico, algumas estratégias que você pode considerar são:

  1. Ofereça serviços de alta qualidade
  2. Use as mídias sociais 
  3. Crie anúncios pagos
  4. Monte uma parceria com influenciadores digitais
  5. Aproveite os recursos do SEO local
  6. Ofereça um atendimento excepcional

#1 Ofereça serviços de alta qualidade

Como dissemos acima, é imprescindível ser um profissional de alta capacitação, que domine as técnicas mais recentes do mercado e ofereça resultados excelentes aos pacientes. 

Por isso, invista de forma contínua em sua capacitação, faça cursos, realize especializações e participe de eventos e congressos.

Nesse cenário, é importante destacar que ter uma especialização em odontologia também vai aumentar o seu valor no mercado e colocar o seu nome entre as autoridades sobre o tema. Tudo isso ajuda a gerar confiança e atrair pacientes particulares.

Um bom trabalho também é vital para a reputação do consultório, o que ajuda a captar  novos pacientes, a fidelizar os antigos e a aumentar as chances de indicações. 

#2 Use as mídias sociais 

As mídias sociais podem ser uma ótima maneira de promover a sua clínica e estabelecer uma presença online que  gere  uma conexão entre  você e os futuros pacientes.

Publique conteúdo relevante e autoral, e atualize diariamente seus perfis no Facebook e Instagram. 

Para isso, priorize usar fotos de seus pacientes e compartilhar as histórias deles, destacando os medos e desejos que tinham antes de fazer o tratamento, e como juntos vocês conseguiram  vencer esses obstáculos.

É claro que, para isso, você precisa solicitar a autorização de imagem e conteúdo. Tenha cuidado também para que sua linguagem não pareça sensacionalista.   

Outra opção interessante é solicitar e compartilhar depoimentos de seus pacientes por meio de vídeo.

Em suma, dedique-se a criar um conteúdo que fuja do que todo mundo está fazendo, ou seja, evite fotos de arcadas dentárias e posts com fotos de bancos de imagem. 

Isso é importante porque, se o perfil da sua clínica se parece com o de outros consultórios, dificilmente você será capaz de se destacar. 

É por isso que, a cada dia que passa, o marketing está mais presente entre as competências e habilidades em odontologia que precisam ser dominadas. 

Quer entender como criar conteúdos que atraem pacientes particulares para a sua clínica? Então assista ao vídeo abaixo com as minhas dicas para você criar materiais que convertam, para uma semana completa!

Lembre-se de manter a interação com as pessoas que te seguem nas redes sociais, reagindo a cada engajamento e respondendo aos comentários regularmente.

#3 Crie anúncios pagos

Dentro do marketing odontológico, os anúncios pagos são recursos que precisam estar na sua lista de estratégias. 

E se você está pensando “eu já cliquei em impulsionar um post e não tive nenhum retorno com isso”, saiba que você pode estar fazendo os anúncios de forma equivocada. 

O botão de impulsionamento, presente nos perfis profissionais dentro do Instagram e do Facebook, gera muito pouco retorno. 

Todavia, existe uma outra forma de anunciar que gera muito impacto em sua busca por novos, e bons, pacientes particulares: usando o gerenciador de anúncios do Facebook e do Instagram

Fique tranquilo, o sistema é gratuito e você só para quando o anúncio estiver no ar. 

Em um primeiro momento, a ferramenta pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. Basta seguir o passo a passo que o sistema apresenta. É tudo muito intuitivo. 

Para ser um dentista de sucesso, você também pode usar o Google Ads e fazer o seu anúncio aparecer, por exemplo, para pessoas que fazem pesquisas no Google sobre um tratamento que você realiza. 

Nunca ouviu falar sobre os anúncios do Google ou não sabe a diferença dele para outras formas de trabalhar com a plataforma? Então confira o vídeo abaixo, em que abordo detalhadamente o assunto.

#4 Monte uma parceria com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são pessoas que têm um alcance significativo nas redes sociais e que podem influenciar as decisões de compra e comportamentos de seus seguidores. 

Eles podem ser usados ​​para promover seus tratamentos e o nome da sua clínica.

Ou seja, são ótimas opções para se destacar no mercado odontológico. Afinal, uma boa parceria permite que o público desse influenciador conheça a sua clínica e faça isso a partir de alguém em que eles confiam e conhecem. 

#5 Aproveite os recursos do SEO local

O SEO local tem como objetivo aumentar a visibilidade de um negócio nos resultados de pesquisa regional feita no Google. Alguns dos principais benefícios do SEO local incluem:

  • atrair pacientes que estão no que estão procurando por tratamentos na região em que a sua clínica atende;
  • melhorar a classificação nos resultados de pesquisa dentro do Google;
  • aumentar a confiança dos clientes, que veem os primeiros colocados de uma pesquisa como empresas sérias e de qualidade;
  • aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • atrair clientes que estão próximos ao seu estabelecimento;
  • melhorar a presença online e mais.

O SEO local pode ajudar a melhorar a presença online do seu negócio e aumentar a exposição da clínica. Isso pode ampliar a confiança dos clientes e ajudar a gerar mais negócios.

Na prática, uma das formas de melhorar seus resultados dentro do SEO local é se cadastrando no Google Meu Negócio, um recurso gratuito e que tem todo o potencial para  te destacar entre os dentistas. 

#6 Ofereça um atendimento excepcional

Oferecer um atendimento excepcional ajuda a fidelizar os pacientes e promover a clínica por meio de indicações. 

Mais do que isso, ele é fundamental para convencer alguém a se tornar um paciente real. 

Não acredita? Então, pense no seguinte: quando você vai a uma loja de roupas e é muito bem atendido, a sua chance de comprar é muito maior, não é mesmo? 

Você se conecta ao vendedor, e isso faz com que você se direcione à compra. O contrário, também é verdade. 

Ser mal-atendido faz com que você saia da loja de mãos abanando. 

Agora, vamos voltar para o atendimento da sua clínica, em que o preço da compra é, provavelmente, bem maior do que a calça jeans que você queria adquirir. Além do valor, o seu serviço também gera um impacto muito mais significativo na vida do paciente. 

Com esse cenário em mente, é fácil perceber que um atendimento de qualidade é ainda mais importante para que o negócio seja concluído, não é mesmo? 

No entanto, é muito comum encontrarmos clínicas com atendimentos que oferecem experiências muito ruins e superficiais. 

Logo, se você quer mesmo se destacar no mercado odontológico, precisa oferecer um suporte fora da curva, com uma qualidade muito superior. 

Isso deve ser feito desde a sua secretária e a forma como ela conversa com os pacientes e responde às dúvidas que eles possuem, até a sua interação como dentista com eles. 

Fazer uma avaliação excepcional, por exemplo, aumenta as suas chances de  ser um dentista de sucesso, capaz de alcançar a alta performance e atrair mais e melhores pacientes.

O Gorro Branco é um curso feito por mais de 2 mil alunos dentistas que alavancaram seus resultados de faturamento. 

Como crescer como dentista?

Aplicar todas as dicas de como se destacar no mercado odontológico pode ser tornar um desafio, especialmente, porque não aprendemos nada disso na faculdade, não é verdade ? 

Contudo, sem o marketing odontológico, o objetivo de ser um dentista de sucesso fica cada vez mais distante e difícil de conquistar.

Mas, não precisa ser assim. Atualmente, você encontra capacitações para dentistas que vão te ajudar a aplicar essas dicas e muitas outras para se destacar no mercado odontológico. 

O Gorro Branco é um curso feito por mais de 2 mil alunos dentistas que alavancaram seus resultados de faturamento. 

Com ele você aprende a atrair, captar e converter pacientes particulares através da internet todos os dias!

Acesse nosso site, teste por 7 dias e se o treinamento não fizer sentido para você devolvemos todo o seu dinheiro. 

Aproveite também para conhecer outros treinamentos da Smile University, uma escola feita de dentista para dentista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *