Mercado odontológico

Diferencial mercado odontológico: por que você deve ter o seu?

Buscar o seu diferencial no mercado odontológico é um caminho necessário se você deseja vencer a concorrência de planos de saúde, franquias e outros dentistas.

Especialmente, se você quer ser um dentista de sucesso, com a agenda cheia de pacientes particulares, que entendem o seu valor e buscam mais vantagens do que apenas preço baixo, é preciso começar a aprender a se destacar no mercado odontológico.

Contudo, é muito comum que dentistas como você não saibam    por onde começar.

Se você é um deles, eu tenho uma boa notícia: organizamos um guia sobre como criar e divulgar o diferencial da sua clínica odontológica.

O que é diferencial competitivo? 

O seu diferencial competitivo é aquilo que o distingue do restante do mercado. Uma característica que torna a sua marca única e agrega valor ao serviço. 

Dessa forma, ele te ajuda a se destacar entre as pessoas que podem contratar o seu serviço.

O resultado é que mais fatores são agregados à sua proposta, além do preço de seu serviço. 

É por isso que um diferencial competitivo é importante para dentistas como você, que desejam fugir da briga por preço, onde quem cobra menos conquista o paciente. 

Em suma, organizar e divulgar os diferenciais de um consultório odontológico são estratégias que o tornam mais atraente aos seus clientes, colocando a sua clínica em uma posição de liderança. 

O diferencial competitivo pode ser baseado em aspectos, como:

  • qualidade dos serviços;
  • inovação;
  • satisfação;
  • reputação;
  • sentimento de autoridade;
  • experiência do cliente, entre outros. 

Leia também: Como fazer gestão de consultório odontológico online? [GUIA]

Principais estratégias de marketing para ter um diferencial no mercado odontológico

As estratégias de marketing para dentistas são as suas grandes aliadas na busca por levar o seu diferencial competitivo a quem é seu potencial paciente. 

Especialmente as ações que envolvem produção de conteúdo autoral e relevante e o compartilhamento, por meio de publicações em blogs, redes sociais e anúncios. 

Com isso em mente, organizei uma lista com as principais ações de marketing que vão te ajudar a construir a divulgar seu diferencial no mercado odontológico:

  1. Tenha presença nas redes sociais
  2. Crie conteúdo relevante e interessante para sua audiência
  3. Invista em anúncios para alcançar um público ainda maior

Veremos um pouco de como estas estratégias podem te ajudar a criar diferenciais em um consultório odontológico.

1. Tenha presença nas redes sociais

Se você ainda não possui o perfil da clínica em uma ou mais redes sociais, corra e crie o seu agora mesmo. 

Ter presença nas redes sociais hoje é o mínimo que você precisa para começar a conquistar novos mercados, clientes e trabalhar o diferencial que você tanto busca no mercado.

Você pode até pensar: “Ah, mas já tem um monte de dentistas em redes sociais, eu serei só mais um”. 

Mas, você só será mais um se quiser, ou se não seguir as dicas que te daremos aqui. Por exemplo:

  • observe quais são os seus principais concorrentes: veja o que funciona para eles e busque inspiração em seus acertos;
  • tenha regularidade em suas postagens e nunca deixe seus perfis sem atualização;
  • use histórias reais de seus pacientes para gerar conteúdo que engaja;
  • evite fotos de antes e depois ou de banco de imagens;
  • prefira conteúdos com imagens de pacientes reais. 

Nessa etapa existem duas observações importantes a fazer. A primeira é que você precisa ficar atento às regras do que pode e o que não pode ser publicado por um dentista. Isso é definido pelo Conselho Regional de Odontologia. Reunimos as principais diretrizes no artigo, “Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO”

A segunda observação está relacionada ao tipo de material que será publicado. 

Para te ajudar nessa etapa, indico que assista ao vídeo abaixo, em que monto uma semana de conteúdo para redes sociais de dentistas, e ainda compartilho dezenas de dicas importantes. Vale a pena assistir. 

2. Crie conteúdo relevante e interessante para sua audiência

Como falei acima, criar conteúdos relevantes que entregam valor a sua audiência é essencial para ter mais engajamento e, consequentemente, sucesso.

A geração de conteúdo também traz consigo um importante benefício, que é a percepção de que você é uma autoridade naquele assunto.

Os conteúdos escolhidos por você demonstram ao público que você é uma referência em determinado tratamento.

Esse é, sem dúvida, um diferencial no mercado odontológico, especialmente se você evitar conteúdos clichês, como arcadas dentárias ou publicações super editadas. 

Esses são erros fatais para quem deseja se diferenciar, afinal, eles apenas repetem o que todo mundo está fazendo, inclusive os seus concorrentes. 

Leia também: Principais erros de marketing de dentistas: como evitar?

3. Invista em anúncios para alcançar um público ainda maior

Nem só de conteúdo vive um perfil de rede social. Para que ele cresça com mais rapidez, é preciso investir também em anúncios pagos!

Isso vai te ajudar a alcançar ainda mais pessoas, fazendo com que elas conheçam o seu perfil e descubra o que você tem a oferecer.

Os algoritmos das redes sociais nem sempre ajudam, mesmo que você tenha milhares de seguidores. Isso porque uma grande parte sequer verá suas postagens orgânicas.

Por isso, é importante que você amplie este alcance sempre que possível. Essa estratégia é essencial tanto para aumentar o número de seguidores quanto para reforçar sua imagem para aqueles que já te seguem.

E se você já fez anúncio no Instagram ou Facebook, mas não teve nenhum retorno, saiba que, provavelmente, você deve ter cometido algumas falhas. Para descobrir quais são elas, indico que assista ao vídeo abaixo, em que detalho cada uma e como evitá-las.

Curso de marketing para aumentar a sua competitividade no mercado

Tudo isso pode gerar muitas dúvidas para quem está começando, especialmente porque não aprendemos nada disso ao longo da faculdade, não é mesmo?  

Então, venho te fazer um convite: conheça e inscreva-se no Gorro Branco, um treinamento completo para dentistas que já levou mais de 2 mil alunos ao sucesso, alcançando seus sonhos e objetivos.

Conheça, por exemplo, a história do Dr. Daniel Gaspar, implantodontista do interior de Minas Gerais que passou de um faturamento médio de R$30 mil mensais para R$198 Mil de faturamento, já no primeiro mês de treinamento. Não é milagre, é metodologia, e você também pode aplicar. 

Acesse agora o site do Gorro Branco e aprenda a atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *