Mercado odontológico

Estética na odontologia: tratamentos mais procurados e como anunciar

Por que há uma crescente procura por tratamentos de estética na odontologia? A verdade é que o sorriso é uma das características mais marcantes em nossos rostos. É uma expressão de alegria, felicidade e confiança. E os tratamentos permitem corrigir imperfeições, recuperar o brilho e transformar a aparência dos dentes.

Podemos ver claramente esse cenário nos resultados de uma pesquisa conduzida pelo instituto irlandês, Research and Markets. De acordo com esse estudo, está previsto para o setor de odontologia estética alcançar um faturamento de US$ 89 bilhões até o ano de 2030. 

Essa projeção sugere que os consultórios especializados em odontologia estética devem experimentar um crescimento médio de 13% por ano.

O Brasil, referência na área, não fica atrás e acompanha esse potencial

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial em relação à realização de procedimentos odontológicos voltados para a melhoria estética. 

Entre os anos de 2014 e 2017, houve um aumento de 300% na busca por tratamentos na área da estética odontológica.

Com a área da estética em expansão, é um mercado promissor para você começar a investir em sua carreira, não? 

Então continue a leitura deste artigo se você quiser entrar na mesma onda para acompanhar o mercado em 2024 ou aumentar os resultados de sua clínica!

Descubra quais os tratamentos estéticos mais procurados, o que o dentista pode fazer na estética e dicas de marketing para anunciar seus procedimentos online.

O que é estética na odontologia?

A estética na odontologia é uma área que se dedica a melhorar a aparência dos dentes e do sorriso. A estética orofacial inclui uma variedade de procedimentos que podem ser tanto simples correções de pequenas imperfeições como tratamentos mais complexos, como a reconstrução de dentes perdidos.

Vale lembrar que, embora tenha o termo “estética”, nem todo o procedimento aqui tem como objetivo apenas a beleza, mas também a melhora da saúde bucal do paciente.

Ao mesmo tempo, essa especialização no mercado de odontologia também permite que o dentista faça procedimentos de harmonização que não estejam apenas relacionados aos próprios dentes, como veremos abaixo nos tratamentos estéticos mais procurados!

Quais os tratamentos estéticos mais procurados?

Entre os tratamentos estéticos mais procurados na área da odontologia, estão:

  • clareamento dental;
  • aparelho ortodôntico;
  • lentes de contato dental;
  • facetas laminadas;
  • implantes dentários;
  • aplicação de botox;
  • bichectomia;
  • preenchimento com ácido hialurônico.

Vamos ver um pouquinho mais sobre cada um deles? 

Clareamento dental

O clareamento dental é uma excelente pedida para as pessoas que querem resolver o problema de dentes escurecidos ou amarelados com um tratamento simples e rápido. 

E os pacientes já entenderam esse benefício. A tendência desse tratamento de estética na odontologia é de crescer cada vez mais: em 2022, o mercado foi avaliado em US$ 7,17 bilhões e deve expandir para US$ 8,62 bilhões até 2028.

Tem duas maneiras de fazer o clareamento. No consultório, você aplica o agente clareador e usa um conjunto com fontes de luz LED ou laser para ativar a ação. Já o caseiro é feito pelo próprio paciente em casa com a ajuda de moldeiras personalizadas que você pode oferecer.

Aparelho ortodôntico

A ortodontia estética é a grande aliada para os pacientes que sonham com um sorriso alinhado e em harmonia com o rosto.

O tratamento ortodôntico leva algum tempo, pois os movimentos são feitos de forma progressiva. Porém, o resultado compensa a espera dos pacientes.

Inclusive, você pode pensar que a ortodontia estética tem foco maior em crianças e adolescentes. No entanto, graças aos aparelhos transparentes e menos visíveis, os adultos também estão cada vez mais recorrendo a eles para corrigir dentes desalinhados, ou mordidas abertas e cruzadas.

Lentes de contato dental

As lentes de contato dental são lâminas de porcelana ou resina coladas na frente dos dentes para corrigir imperfeições de forma, tamanho e cor.

Elas conseguem transformar dentes tortos, espaçados, manchados ou com problemas nos formatos sem precisar desgastar muito a estrutura original. Não é por menos que muitos famosos, como Deborah Secco, Carlinhos Maia, Gusttavo Lima e Neymar já fizeram o procedimento.

As lentes de contato camuflam os defeitos e deixam os dentes com aparência perfeita, mas com um toque sutil, bem natural. Por isso, quando a situação não é tão grave assim, as lentes de contato têm um forte apelo entre os procedimentos de estética na odontologia para quem busca discrição.

Facetas laminadas

Quando o problema de estética nos dentes é um pouco mais avançado, as melhores soluções costumam ser as facetas laminadas. 

As lâminas de porcelana ou resina que recobrem a superfície dos dentes para corrigir formatos e tamanhos inadequados ou manchas que não saem com clareamento. 

É um procedimento mais invasivo, pois exige desgaste na estrutura dental para encaixar as facetas. Entretanto, o resultado compensa o esforço!

Implantes dentários

Para quem perdeu dentes devido a doenças ou acidentes, os implantes dentários são a solução permanente para os pacientes. Eles substituem a raiz do dente de uma forma duradoura e segura.

O implante se integra ao osso da mandíbula, permitindo fixar uma coroa artificial. Além de restabelecer a capacidade de mastigação, os implantes devolvem os contornos naturais do sorriso, evitando o afundamento das bochechas com a perda dos dentes.

Já trabalha com implantes e estética na odontologia? Então assista a esse vídeo que fiz para você atrair mais pacientes com a forma que você escreve!

Aplicação de botox

O uso de toxina botulínica, famosa pelo nome comercial botox, já era comum entre dentistas para questões terapêuticas. Porém, recentemente, a aplicação com fins estéticos foi liberada para os profissionais da odontologia.

O botox é utilizado para corrigir assimetrias no sorriso, melhorar o contorno dos lábios, suavizar as linhas de expressão e diminuir o excesso de gengiva aparente. 

Claro, a aplicação requer um conhecimento técnico maior por parte do dentista, mas traz excelentes benefícios estéticos aos pacientes.

Bichectomia

Muito procurada em clínicas e consultórios de estética odontológica, a bichectomia consiste em retirar as bolinhas de gordura das bochechas, conhecidas como bolas de Bichat.

Após a cirurgia, o rosto fica mais definido e as maçãs do rosto se evidenciam, o que atrai bastante a atenção de pacientes mulheres. É o famoso efeito blush sem a necessidade de maquiagem!

Preenchimento com ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico devolve volume à face e atenua sinais de idade, como rugas profundas e flacidez.

A substância pode ser aplicada na região dos lábios, no sulco nasogeniano e nas rugas ao redor da boca. O procedimento promove uma aparência mais jovial e revitalizada.

Salva aí para ler mais tarde: o que é marketing no mercado de odontologia estética e como se destacar?

O que o dentista pode fazer na estética?

Além dos tratamentos dentários, como a ortodontia estética, os profissionais da área podem fazer procedimentos de harmonização facial nos pacientes. Afinal, a estética de todo o rosto faz toda a diferença na construção de um belo sorriso.

A odontologia ampliou seu campo de atuação em 2019, quando o CFO (Conselho Federal de Odontologia) reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica.

Logo, os dentistas passaram a poder realizar procedimentos antes restritos a outras categorias. Esses procedimentos incluem os tratamentos estéticos mais procurados que já citamos acima, como aplicação de botox, preenchimento com ácido hialurônico e técnicas cirúrgicas para modelar lábios e bochechas.

Como anunciar tratamentos estéticos odontológicos?

Divulgar seus tratamentos estéticos odontológicos é uma ótima maneira de alcançar novos pacientes e aumentar o faturamento do seu consultório. No entanto, é importante criar anúncios eficazes que sejam capazes de chamar a atenção do público-alvo e gerar interesse nos seus serviços.

Confira algumas dicas que separei para você se planejar!

1. Conheça seu público-alvo

Antes de começar a criar anúncios para divulgar tratamentos estéticos odontológicos, é muito importante definir quem é o seu público-alvo da sua clínica ou consultório

Faça uma análise das características demográficas, interesses, problemas estéticos mais comuns e expectativas das pessoas que você quer atingir. 

Quanto mais informações sobre o perfil do seu público, mais assertivas e direcionadas serão as suas estratégias de marketing digital odontológico.

2. Use imagens e vídeos atraentes

As imagens e vídeos são recursos poderosos para prender a atenção das pessoas e despertar o interesse nos tratamentos que você oferece. 

Portanto, invista em materiais visuais de alta qualidade, mostrando ângulos, closes e resultados reais dos seus trabalhos. Afinal, estamos falando de estética, então não posso deixar de citar o velho clichê: “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Só não se esqueça de tomar cuidado com fotos e vídeos de antes e depois, sempre se apoie na resolução oficial do CFO quando o assunto é publicidade para dentistas.

3. Use uma linguagem simples e clara

Ao elaborar os anúncios, seja muito objetivo e direto na comunicação. Evite utilizar termos técnicos complexos sobre estética na odontologia que possam confundir as pessoas leigas. 

Com uma linguagem simples para explicar os tratamentos, seu público vai assimilar rapidamente a mensagem e entender o que você está oferecendo.

4. Ofereça conteúdos relevantes

Escreva posts para seu blog, crie e-books, faça vídeos e outros conteúdos com informações úteis e relevantes para o seu público-alvo. 

A criação de materiais com dicas, esclarecimentos e orientações sobre procedimentos estéticos na odontologia servem para posicionar você como referência no tema e atrair mais pacientes.

Quer saber mais? Leia meu post sobre marketing de conteúdo para dentistas!

5. Aposte nas mídias sociais

Plataformas, como Instagram, Facebook e Youtube abrem um leque muito amplo de possibilidades para divulgar seu trabalho. Aqui, também vale a regra de criar conteúdos relevantes para a sua estratégia de marketing digital odontológico.

Publique informações, cases, depoimentos de pacientes, tutoriais em vídeos e interaja com seu público por lá. Não é novidade que as redes sociais são incríveis canais para você conquistar novos pacientes, mas você precisa começar. Por falar nisso, você já tem seu Instagram profissional?

Se quiser uma ajudinha, se liga nessas 6 melhores ferramentas de mídias sociais para dentistas.

No vídeo abaixo eu falo sobre os principais tipos de campanhas que você deve ter no Instagram para atrair pacientes particulares para sua clínica!

6. Planeje todos os seus passos

Desde o momento que você pesquisa sobre seu público-alvo, você já começou o seu planejamento para captar mais clientes. Mas o plano não deve parar por aí!

O conteúdo que você vai oferecer, as redes sociais que pretende usar, as ofertas e promoções, tudo precisa ser pensado estrategicamente para anunciar seus serviços de estética na odontologia.

Por exemplo, qual será o seu cronograma de publicações nas redes sociais? Que tipos de conteúdos você vai postar? Em quais canais vale a pena investir?

Planejamento e constância são fundamentais para construir uma presença digital sólida e atrair pacientes interessados!

Por isso, tenho o que você precisa em um curso de marketing odontológico completo que vai te ajudar a aplicar tudo o que você aprendeu aqui e muito mais. Um curso de dentista para dentista!

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Aprenda tudo o que você precisa para criar e direcionar suas campanhas de marketing digital e aumentar as suas conversões. 

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