Mercado odontológico

Como fazer estudo de mercado odontológico? Passo a passo

Investir em um estudo de mercado odontológico constante oferece muitos benefícios para a sua clínica, entre eles: 

  • conhecimento sobre o público-alvo;
  • identificação de oportunidades de mercado;
  • avaliação da concorrência
  • identificação de tendências e inovações e mais. 

Entretanto, como aplicar isso na prática? Como conhecer e se manter atualizado sobre o setor? Essas são perguntas que vamos responder ao longo deste guia, então siga comigo!

Como fazer pesquisa de mercado de odontologia?

Para fazer uma pesquisa de mercado de odontologia, você deve:

  1. Observar relatórios de associações e conselhos de odontologia
  2. Acompanhe pesquisas de instituições relevantes do setor
  3. Frequentar eventos e congressos 
  4. Ver as publicações especializadas
  5. Analisar a base de pacientes atual
  6. Usar recursos para descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre o setor

Seguindo esses passos, você terá acesso a informações muito importantes sobre gargalos e oportunidades do setor. 

Essa estratégia  amplia a sua capacidade de tomar decisões assertivas sobre a sua carreira, direcionando o seu trabalho ao que o mercado e seus pacientes estão buscando. 

Isso não significa fazer mais especializações ou mudar seu ramo de atuação, mas, principalmente, entender a forma de se comunicar, respondendo às dúvidas e medos mais frequentes dos pacientes e preenchendo lacunas que o setor apresenta.

Por exemplo, se você é ortodontista e o mercado indica que cada vez mais pessoas desejam usar o aparelho invisível, mas há um medo sobre o preço do tratamento, você pode oferecer melhores formas de pagamento, por exemplo. Ou ainda, buscar por tecnologias que reduzam o tempo de tratamento e o custo. 

É claro que é necessário muito cuidado para não burlar as regras dos conselhos regionais de odontologia, ok? 

Sobre esse assunto, leia mais em: Como são os anúncios irregulares de dentistas? Regras do CRO

Agora, entenda um pouco mais sobre como colocar o passo a passo, acima, em prática. 

Observe relatórios de associações e conselhos de odontologia

Entidades, como a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, CFO – Conselho Federal de Odontologia e CRO – Conselho Regional de Odontologia, podem fornecer informações sobre as tendências do mercado odontológico, dados estatísticos e análises setoriais.

Acompanhe pesquisas de instituições relevantes do setor

Existem instituições como universidades e institutos e até empresas que realizam pesquisas de mercado específicas para o setor odontológico, como o Instituto de Pesquisa Dental da Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisa em Saúde Bucal e Craniofaciais da Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Essas instituições fornecem dados importantes sobre o perfil dos pacientes, comportamento, concorrência, tendências do setor, novas tecnologias e mais.

Ficar por dentro dessas informações é essencial para se manter atualizado e trazer para a sua clínica as inovações que vão se destacar no mercado.

Frequente eventos e congressos 

Esses eventos são excelentes oportunidades para se atualizar sobre o mercado odontológico, conhecer novas tecnologias e tendências, além de fazer networking com outros profissionais.

Alguns exemplos de eventos que você pode considerar são:

Veja as publicações especializadas

Revistas, jornais e sites especializados em odontologia podem fornecer informações atualizadas sobre o mercado, tendências, novas tecnologias e análises setoriais. Alguns exemplos incluem:

Analise a base de pacientes atual

Verifique em sua base de pacientes informações que possam te ajudar a criar um perfil de paciente ideal. Isso vai tanto te ajudar a criar ações de marketing mais eficientes, como também a direcionar sua pesquisa e estudo de mercado odontológico, em busca de descobrir o que essas pessoas querem e precisam. 

Leia também:  Pesquisa de captação de pacientes na odontologia: o que é e benefícios

Use recursos para descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre o setor

A tecnologia é uma importante aliada que oferece múltiplas informações sobre o seu mercado e os potenciais pacientes que estão nele. 

Saber, por exemplo, o que as pessoas estão pesquisando sobre o tratamento que você oferece permite que você crie conteúdo que responda a essas dúvidas. 

Algumas ferramentas que permitem isso é o Google, basta começar a digitar o nome do tratamento que você oferece e ver uma lista de perguntas frequentes. Veja o exemplo abaixo. 

estudo de mercado odontologico

Nesse tipo de estudo, você tem em mãos informações sobre o comportamento do paciente e suas principais dúvidas. Use isso a seu favor!

Como se destacar no mercado de trabalho odontológico?

Para se destacar no mercado de trabalho odontológico, você  precisa definir uma especialidade e se tornar referência, conhecer o mercado, estabelecer  o perfil de paciente, manter-se atualizado, investir em marketing com a produção de conteúdo relevante e criar um funil de vendas desde a atração até a conversão.

Como você pode ver, fazer um estudo de mercado odontológico é o primeiro passo para ter um consultório ou clínica de sucesso, mas não é o único. 

É importante estar atento a todos os pontos que vão te ajudar a ter uma clínica de qualidade e lucrativa.

Um consultório ou clínica só sobrevive e prospera com muitos pacientes, ou com pacientes com ticket médio alto.Para isso, é necessário que quem busca seus serviços conheça sua marca, entenda que você pode oferecer o que ela quer e resolva te contratar, certo?

Para isso é  vital saber como captar e converter pacientes particulares por meio da internet. Conheça nosso curso Gorro Branco e saiba como direcionar melhor suas campanhas e aumentar a sua conversão.

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