Mercado odontológico

Futuro do mercado da odontologia: desafios e o que esperar?

Vivemos a era digital, ou era da informação, na qual os avanços da tecnologia mudam rapidamente e, aos poucos, deixam para trás os antigos métodos tradicionais. Nesse cenário cheio de possibilidades, pensar no futuro do mercado da odontologia é fundamental para o desenvolvimento do setor.

Nos últimos anos, surgiram novas áreas da odontologia, ferramentas que mudaram a forma de fazer diagnósticos e planejar tratamentos, além de novas mídias para divulgar o trabalho, aproximando dentistas e pacientes.

É claro que o caminho tem seus desafios, mas com as inovações atuais, dá para ter um panorama sobre a odontologia no futuro.

Esse é o seu caso e você está de olho em toda disrupção e quebra de fronteiras que estão acontecendo na profissão? Continue a leitura do artigo e veja como as novidades do mercado odontológico estão desenhando um futuro promissor.

Qual o maior desafio para os profissionais da odontologia?

O maior desafio para os profissionais da odontologia, na verdade, é lidar com um conjunto de fatores que impactam o exercício da atividade, como a atualização de tecnologias, aquisição de capital para investimento e desenvolvimento de habilidades como empreendedor e gestor.

Tanto os profissionais com experiência no mercado quanto os dentistas recém-formados são impactados pela nova era da odontologia disruptiva, em que as tarefas passam por mudanças tão profundas que os velhos métodos deixam de ser utilizados.

Esses desafios têm relação com o futuro do mercado da odontologia, pois a expectativa é que haja um alinhamento, permitindo que os profissionais aproveitem as novas ferramentas para crescer em seus nichos odontológicos.

A seguir, falo mais sobre os desafios e as necessidades de superá-los:

Atualização de tecnologias

As novas tecnologias são uma realidade e, ao conhecer mais sobre elas, parece que o futuro do mercado da odontologia já chegou. 

Afinal, hoje, um tratamento ortodôntico é planejado via software e, com base nos resultados esperados, os programas traçam um cronograma, além de gerar os moldes dos alinhadores para cada fase.

Porém, o desafio dos dentistas é conseguir incluir as atualizações em seus consultórios, pois os custos da operação ainda são altos. E não basta adquirir uma nova ferramenta, é fundamental se capacitar e aprender a manuseá-la, o que inclui os cursos.

Fazer essa conta fechar exige planejamento financeiro e estratégico para, assim, evoluir aos poucos, traçando metas em curto, médio e longo prazo.

Leia também: Planejamento e gestão de consultórios de odontologia [Guia]

Aquisição de capital para investimento

Linkado com o item anterior, a aquisição de capital para bancar os investimentos em inovações tecnológicas e de conhecimento que estão traçando o futuro do mercado da odontologia, é outro desafio.

Uma boa gestão geral e financeira do negócio, assim como a precificação correta dos serviços, são essenciais para o crescimento progressivo da capacidade de investimento e previsibilidade financeira. 

Assim, o plano de atualização e aquisição de ferramentas inovadoras de trabalho pode ser colocado em prática, gerando um retorno que sustente a nova operação.

Desenvolvimento de habilidades como empreendedor e gestor

Os profissionais que estão de olho no futuro do mercado da odontologia não são apenas dentistas, mas também empreendedores e gestores visionários.

Desenvolver essas habilidades, entretanto, é um desafio para quem se forma em uma área técnica. Porém, diante da grande concorrência, os dentistas já percebem a importância de mostrar o seu diferencial e o valor do seu serviço para o sucesso do negócio.

O marketing digital é um dos principais meios de divulgação e que traz resultados efetivos para os profissionais que aprendem a se posicionar e empreender no mercado.

Eu, Matheus Marcondes, vi no empreendedorismo um novo caminho para a minha carreira. Confira a matéria completa sobre a Smile University no site da revista Exame. 

O que esperar da odontologia no futuro?

O futuro do mercado de odontologia promete ampliar a digitalização dos processos clínicos por meio da tecnologia, o investimento em pesquisas e os procedimentos relacionados à estética bucal. Esses fatores reforçam que, além de bons profissionais técnicos, os dentistas precisam ser multidisciplinares.

Veja como esses fatores se relacionam:

Digitalização de processos clínicos

A odontologia digital é uma consequência da tecnologia na saúde, que impacta diversas áreas. As soluções lançadas criam novas abordagens para diagnóstico e tratamento, melhorando o entendimento dos pacientes e facilitando o trabalho dos dentistas.

O desenvolvimento de softwares para planejamento e simulação de cirurgias e tratamentos (estéticos e funcionais), impressoras 3D para criação de próteses, aparelhos e dentaduras e scanner intraoral são alguns exemplos de tecnologias que já são aplicadas.

Essas possibilidades influenciam o futuro do mercado da odontologia, impulsionando a criação de novas empresas (atualmente, existem 845 empresas que comercializam e/ou industrializam produtos odontológicos no Brasil) e a atualização dos profissionais.

Investimento em pesquisas

Já que estamos na era da informação, o investimento em pesquisas é outro fator importante para o futuro do mercado da odontologia.

No Brasil, essa cultura é incentivada desde a graduação com os grupos de iniciação científica nas faculdades, reforçando a importância da evidência científica para a condução dos casos e escolha por determinadas condutas. 

Recentemente, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) criou o primeiro Grupo de Trabalho para estudar a aplicação da cannabis medicinal na área em tratamentos como disfunção temporomandibular (DTM), bruxismo, entre outros.

Estética bucal aliada a saúde

A estética bucal ampliou as possibilidades de atuação nos últimos anos e no futuro do mercado da odontologia, esse nicho tende a continuar crescendo. 

Aproximadamente 12 milhões de brasileiros procuram um cirurgião-dentista em busca de mais qualidade de vida e autoestima, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO).

Técnicas, como facetas, clareamento, lentes de contatos e harmonização facial, além de deixarem o sorriso mais bonito, também serão incluídas nos tratamentos de pacientes de trauma nos hospitais, ajudando a recuperar habilidades funcionais e motoras.

Odontologia do futuro no presente

A tecnologia na odontologia está ditando o ritmo e, como profissional da área, é importante entender como se inserir e usar esse novo contexto a seu favor.

Aqui na Smiles University, você aprende como dar esse passo com as estratégias de marketing digital e gestão ensinadas no Gorro Branco, que ajudaram mais de 2 mil alunos dentistas a controlar e definir o propósito de suas carreiras.

Quer melhorar a sua comunicação nas redes sociais? O Gerador de Copy é o primeiro gerador de legendas para Instagram focado na Odontologia. O sistema IA Smile University cria textos exclusivos e customizáveis, melhorando a qualidade dos seus textos. Conheça a ferramenta!  

Além disso, te convido a conversar comigo para eu te mostrar como ser um dentista de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *