Mercado odontológico

O que é gamificação na odontologia? Aprenda a engajar seus clientes

Você já teve dificuldades para fazer com que os pacientes sigam os conselhos de higiene bucal? A gamificação na odontologia pode ser uma solução para incentivar os melhores cuidados com a saúde dos dentes.

Como dentistas, nos orgulhamos de fornecer tratamentos dentários de primeira linha. Porém, fazer com que os pacientes adotem uma higiene diária adequada pode ser uma batalha difícil. Afinal, quem realmente usa o fio dental da forma que recomendamos?

Mas e se melhorar a aderência fosse tão fácil quanto transformar o cuidado dental em um jogo? É aí que entra a gamificação para dentistas, um diferencial no mercado odontológico que aplica elementos semelhantes a jogos para aumentar o engajamento e a experiência positiva dos pacientes.

Continue a leitura e descubra o que é gamificação na odontologia com exemplos e benefícios de sua aplicação!

O que é gamificação?

Gamificação é uso de mecânicas e princípios comuns de games em situações não relacionadas a jogos. A ideia pode ser aplicada a diversas áreas ou contextos para aumentar a participação, o prazer e o engajamento com as atividades.

Todo jogo tem um objetivo, e os jogadores são movidos pela conquista, enquanto o ato de superar desafios gera um grande satisfação. É por isso que a psicologia por trás de incorporar elementos de jogos é tão poderosa. Ela aproveita a motivação intrínseca para competir, alcançar metas e ganhar recompensas pelos esforços.

Essa compreensão é o que permite que a gamificação estimule o aprendizado e influencie comportamentos no mundo real. Logo, novas tecnologias habilitam essas técnicas em ambientes educacionais, de saúde e corporativos.

Algumas técnicas-chave de gamificação incluem:

  • Pontos: os usuários ganham pontos por executar ações desejadas, como completar tarefas, registrar atividades diárias ou atingir metas. Os pontos fornecem uma maneira de quantificar o progresso;
  • Medalhas: esses símbolos visuais representam conquistas e marcos alcançados, proporcionando um senso de reconhecimento;
  • Níveis: mais pontos permitem que os usuários avancem por meio de diferentes níveis, como iniciante, intermediário, especialista, etc. É algo que satisfaz o desejo por status;
  • Placares: exibições visuais que classificam os usuários pelos pontos ganhos, satisfazendo impulsos competitivos;
  • Desafios: metas ou tarefas de referência específicas que os usuários são incentivados a concluir. Os desafios completos oferecem uma sensação de realização;
  • Recompensas: conquistas dentro de jogos incentivam ainda mais o engajamento.

A gamificação se aproveita de desejos inatos de competição, realização e reconhecimento. Ela torna as tarefas maçantes mais gratificantes enquanto também explora nossos impulsos sociais. Mas como podemos usar a gamificação na saúde?

O que é gamificação na saúde?

A gamificação na saúde ajuda a promover comportamentos positivos, tornando as atividades de bem-estar mais agradáveis para as pessoas. A integração de mecânicas de jogos, como pontos, níveis, desafios e recompensas, é um grande aliado para aumentar o engajamento dos pacientes em hábitos, dietas, tratamentos, etc.

O conceito básico é alavancar a psicologia humana para capacitar os pacientes e fornecer reforço positivo à medida que trabalham para alcançar metas de saúde.

Quando abordada com sensatez, a gamificação permite tornar a experiência do paciente mais envolvente, educacional e propensa a gerar resultados sustentáveis.

Claro, embora não deva substituir o cuidado profissional, a gamificação na saúde pode fornecer novos caminhos para inspirar engajamento, monitorar adesão e educar pacientes por meio de mecânicas de jogos.

Exemplos reais de gamificação na odontologia

Dental Monitoring

A plataforma Dental Monitoring, uma solução inteligente para dentistas, lançou no começo de 2023 uma nova versão de seu aplicativo com recursos de gamificação para ajudar a envolver os pacientes e estimular uma competição amigável.

O novo recurso oferece uma experiência divertida e interativa, na qual os pacientes com aparelhos fixos ou móveis podem desbloquear medalhas especiais a cada nova conquista.

Programa Saúde na Escola

A dentista Vanessa Reis é a idealizadora de um jogo digital de gamificação na odontologia para ser usado no Programa Saúde na Escola. A ideia é usar os recursos de aplicativos digitais para promover a saúde bucal e auxiliar nos cuidados preventivos.

Segundo a dentista, os objetivos são mais do que ensinar os alunos sobre a importância da escovação adequada e do uso do fio dental

“Dentro desse projeto, a ideia é que eles também tornem-se mais conscientes, por exemplo, sobre os alimentos que são prejudiciais para a saúde bucal e a importância da visita regular ao dentista. Essas iniciativas podem ajudar a prevenir problemas dentários e melhorar a qualidade de vida dos alunos, reduzindo a dor, desconforto e absenteísmo escolar”, revela Vanessa.

GUM Playbrush

O GUM Playbrush é uma inovação tecnológica na odontologia que combina higiene oral com jogos para tornar a escovação dos dentes uma experiência mais envolvente e divertida para as crianças.

Ele consiste em um dispositivo inteligente para escovas de dentes que pode ser conectado a um smartphone ou tablet. O acessório pode ser anexado em qualquer escova de dentes manual e a transforma em um controle de jogo.

A ideia é incentivar a técnica e a duração corretas da escovação por meio de jogos interativos. Enquanto as crianças escovam os dentes, o aplicativo exibe diferentes jogos na tela que exigem movimentos e ações específicas de escovação.

Salve para ler mais tarde: impactos da automação na odontologia e 5 vantagens do uso

7 benefícios da gamificação na odontologia

1. Incentiva hábitos de higiene bucal

Vamos ser sinceros, o uso consistente do fio dental e da escovação não é a atividade mais empolgante do mundo para os nossos pacientes. Não há como negar que um dos principais desafios na área da saúde é manter o engajamento do paciente para além da clínica.

E, neste caso, a gamificação na odontologia preenche essa lacuna de forma eficaz, pois os pacientes podem acompanhar seu progresso, definir metas e receber recompensas por completar hábitos em prol da saúde bucal.

Essa interação contínua nutre um senso de compromisso e responsabilidade em relação aos cuidados com os dentes, promovendo hábitos que se estendem muito além do jogo.

2. Aumenta a presença às consultas

A falta às consultas, ou seja, o absenteísmo, pode se tornar um grande problema para as clínicas. Logo, gamificar esse processo pode ser uma solução para incentivar o comparecimento dos pacientes.

Imagine, por exemplo, enviar lembretes de consulta como “novas missões desbloqueadas” ou oferecer pontos e recompensas resgatáveis. Colocar consultas e procedimentos em um formato de jogo promove maior engajamento e adesão do que simplesmente enviar um lembrete de data e hora.

3. Melhora a experiência do paciente

E se, ao invés de temer consultas odontológicas, os pacientes aguardem ansiosamente pela próxima ida ao dentista? Esse benefício da gamificação na odontologia adiciona um elemento de diversão em um processo que, via de regra, é associado à ansiedade. 

Ao personalizar planos de tratamento em desafios interativos, os pacientes se tornam participantes ativos, o que pode aliviar o estresse e tornar a experiência geral mais agradável.

Pense nos pacientes que precisam seguir uma rotina específica de higiene bucal, com uma série de instruções, para manter as gengivas saudáveis. 

Graças à gamificação, essa rotina pode se transformar em objetivos e conquistas. Os pacientes ganham recompensas ou pontos por completar cada etapa, progredindo à medida que avançam nos níveis de sua jornada de saúde bucal.

Do ponto de vista do profissional, esta é uma excelente forma de fidelizar pacientes também!

4. Atrai novos pacientes

Que tal atrair novos pacientes? A gamificação é uma abordagem nova e empolgante que pode chamar mais atenção para sua clínica. Uma hora ou outra, novidades sempre se espalham com facilidade e chegam a um público maior, então não é à toa que pode ser usada como uma estratégia de marketing para dentistas.

As pessoas são curiosas por natureza e novas práticas na saúde despertam o interesse. Imagine quando descobrirem sobre um dentista que incorpora elementos de jogos a suas consultas e tratamentos!

Aliás, a própria ideia de gamificação já pode posicioná-lo como um profissional moderno e diferenciado.

Não deixe de ler: como montar um plano de marketing e vendas para dentistas?

5. Apoia o foco preventivo

A gamificação para dentistas enfatiza a construção consistente de hábitos saudáveis para “subir de nível” a saúde bucal dos pacientes continuamente. Isso tira um pouco o foco de tratamentos periódicos e remediativos, capacitando os pacientes a assumirem mais controle dos cuidados bucais no dia a dia.

Em outras palavras, a gamificação na odontologia cria um relacionamento colaborativo e preventivo. Os pacientes se sentem mais à vontade por terem ferramentas para melhorar sua saúde bucal, ao invés de apenas depender de você para consertar problemas.

6. Torna o atendimento divertido

Incorporar elementos de jogos, como placares, insígnias e prêmios, pode fazer o atendimento odontológico mais divertido e positivo tanto para os pacientes quanto para a equipe.

A prática cria uma experiência agradável em vez de apenas uma obrigação. Pacientes ansiosos se sentem mais relaxados e no controle, enquanto a equipe se diverte proporcionando algo novo e interativo.

7. Coleta de insights

As atividades gamificadas fornecem uma riqueza de dados comportamentais e de engajamento. Você pode ver se os pacientes estão usando mais o fio dental ou se estão tendo dificuldades com um novo hábito, por exemplo. Essas informações podem diretamente informar e personalizar seu atendimento.

Ao tornar a saúde bucal mais uma “jornada de jogo”, você obtém uma visão muito mais clara sobre o que motiva e desafia cada paciente. Isso permite que você forneça orientação e incentivo bem mais direcionados.

Como a gamificação pode ajudar a odontologia?

A gamificação para dentistas já deixou claro que tem o potencial de transformar o setor para melhor. Ao aumentar o engajamento e a mudança de comportamento por meio de jogos com abordagens gamificadas inteligentes, os consultórios podem criar relacionamentos mais significativos e duradouros com os pacientes. 

A tecnologia na odontologia dá mais poder para que os pacientes assumam um papel ativo na própria saúde, transformando visitas rotineiras muitas vezes temidas em experiências positivas e até divertidas.

O potencial da gamificação na odontologia já começou a ser aproveitado e cabe aos profissionais abraçarem as novas abordagens centradas no paciente. As recompensas podem ser grandes tanto para a prática quanto para a saúde bucal da comunidade!

E se você quer ir além e mostrar o quanto está disposto a ir além para inovar desde suas práticas, abordagens, estrutura e até estratégias para atrair novos pacientes, então está na hora de conhecer o método Gorro Branco!

Junte-se aos mais de 2 mil profissionais que já passaram pelo meu curso e aprenda como atrair, captar e converter pacientes particulares por meio da internet todos os dias.

Conheça o curso Gorro Branco ou então me mande uma mensagem agora mesmo para dar o primeiro passo para alavancar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *